sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ponte Nova no JIMI


A delegação pontenovense viaja hoje, 30/4, às 9 horas da manhã, para Cataguases onde irá disputar de 30/4 a 5/5 a 1ª Etapa dos Jogos do Interior de Minas Gerais. A comitiva terá cerca de 70 pessoas (atletas, técnicos e dirigentes), sob a responsabilidade e patrocínio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura de Ponte Nova.

Veja a seguir os adversários de PN:

Futsal Masculino
Chave A - Além Paraíba, Cataguases, Manhumirim e Manhuaçu.
Chave B - Ponte Nova, Patrocínio de Muriaé e Piedade de Ponte Nova.
Chave C - Viçosa, Itamarati de Minas e Carangola.

Futsal Feminino
Chave A - Ponte Nova, Viçosa, Cataguases e Ubá.
Chave B - Manhuaçu, Muriaé, Leopoldina e Manhumirim.

Vôlei Masculino
Chave A - Carangola, Leopoldina, Manhumirim e Manhuaçu.
Chave B - Viçosa, Ponte Nova e Muriaé.

Vôlei Feminino
Chave única - Viçosa, Carangola e Ponte Nova.

Handebol feminino
Chave A - Ponte Nova, Viçosa, Muriaé e Cataguases.
Chave B - Manhuaçú, Carangola e Manhumirim.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Prazo para pagamento da 1ª parcela do IPTU é prorrogado


A Assessoria de Comunicação/Ascom da Prefeitura/PN divulgou nota, em 28/4, informando que a 1ª parcela do Imposto Predial Territorial Urbano/IPTU que, a princípio, venceria em 30/4 foi prorrogada para o dia 10/5.As demais datas para pagamento parcelado seguem inalteradas:

2ª parcela – 31 de maio
3ª parcela – 30 de junho
4ª parcela – 30 de julho
5ª parcela – 31 de agosto
6ª parcela – 30 de setembro
7ª parcela - 29 de outubro
8ª parcela – 30 de novembro
9ª parcela – 29 de dezembro

A Ascom, também, informou, que o prazo para protocolização de reclamação ou de impugnação sobre os valores do IPTU/TSU é de 15 dias contados do recebimento do carnê, de acordo com o Código Tributário Municipal. Este ano, os pedidos de impugnações de IPTU/TSU deverão ser fundamentadas pelo contribuinte preenchendo formulário próprio disponibilizado no Cadastro Imobiliário, na Central de Protocolo e ainda pelo site www.pontenova.mg.gov.br.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Oncologista alerta para importância do diagnóstico precoce


“O câncer será a patologia de maior incidência no século 21, por isto é fundamental que as autoridades de saúde viabilizem cada vez mais recursos e investimentos para o diagnóstico precoce da doença, possibilitando maior chance de cura”. O alerta é do oncologista, que é referência em Ponte Nova e Região, Marcelo Pimenta Fernandes Lima, após participação no Simpósio Mineiro de Oncologia e 12º Encontro dos Ex- Residentes do Centro de Estudos e Pesquisas Oncológicas de Minas Gerais (CEOMG), realizado entre os dias 14 e 17 de abril, em Belo Horizonte.

Outro assunto importante discutido neste evento foi os novos tratamentos e as perspectivas de atendimento para os usuários do Sistema Único de Saúde, que atualmente é o maior público entre os pacientes oncológicos. “A reciclagem é sempre interessante, pois trocamos informações, experiências e desafios”, afirma Marcelo Pimenta.

O Simpósio Mineiro de Oncologia, que teve como tema central “A Importância do Tratamento Sistêmico”, contou com a presença de renomados oncologistas do cenário nacional e principalmente mineiro.Fonte: Denise Silva

terça-feira, 27 de abril de 2010

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Jovens e idosos integrados no Dia Mundial da Atividade Física


O Centro de Referência da Secretaria de Assistência Social e Habitação (CRAS) localizado na Rua Coronel Emílio Martins, 471, no bairro de Fátima, realizou na quarta-feira (21/4), atividades esportivas, culturais e sociais, em comemoração ao “Dia da Inconfidência Mineira”, fazendo parte do calendário comemorativo da Semana Mundial de Atividade Física, instituída pela Organização Mundial da Saúde/Organização das Nações Unidas, em 2007, e comemorada em dezenas de países. O ato foi realizado no “campinho da Mina”, na divisa com os bairros São Pedro e Novo Horizonte.

Dirigindo-se ao público presente, a Coordenadora do CRAS, Andreíza Amâncio, falou sobre a necessidade de práticas saudáveis que possam proporcionar uma melhor qualidade de vida. Em seguida, o Professor de Educação Física, Rafael Pacheco, Mestrando na Universidade Federal de Viçosa, realizou palestra ao “ar livre” sobre a importância da atividade física. Alunos de capoeira da entidade realizaram roda de capoeira com orientação do Professor André Mendes. Um dos momentos mais emocionantes e aplaudidos foi a apresentação de dança afro por Grupos da 3ª idade dos bairros de Fátima, Novo Horizonte, São Pedro, Cidade Nova e Palmeirense.

A programação encerrou-se com a 2ª corrida rústica do CRAS, que contou com a participação de 102 jovens, na faixa etária de 5 a 16 anos. Os competidores percorreram uma distância de mil e duzentos metros, passando elas ruas Coronel Emílio Martins e Luiz Martins Soares Sobrinho.

A corrida rústica teve o controle do trânsito através de agentes do Demutran, enquanto alunos do curso de Educação Física, da Unipac, fiscalizaram a performance dos jovens atletas.Fonte: Ascom/PMPN

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Prêmio Xeleco: Colégio Salesiano Dom Helvécio é premiado duas vezes


A posição de destaque que o Colégio Salesiano Dom Helvécio ocupou na festa da entrega do Prêmio Xeleco de Cultura 2010, em 17/4, no Salão Cacau Mayrink/Esporte Clube Palmeirense/ECP se traduziu na consagração da instituição ao receber 2 prêmios. Um na categoria “Espaço Cultural” com a escolha do Teatro do CSDH como o local onde mais se fez promoção cultural durante o ano e, outro, na categoria “Literatura” pela realização do 2º Salão Literário.
Para a diretora executiva, Telma Vidigal, o prêmio representa a valorização do trabalho da escola. “Conquistar o Prêmio Xeleco enobrece ainda mais nosso compromisso e dedicação. Mas, não é uma vitória individual e sim, coletiva, da qual o Colégio Salesiano Dom Helvécio também faz parte”. A diretora administrativa, Alessandra Godoi, também, representou o CSDH na solenidade de entrega dos prêmios.
Prêmio Xeleco - O Prêmio Xeleco foi instituído pela coordenação do Projeto 5ª Cultural com o apoio do ECP, em homenagem ao poeta pontenovense Geraldo Magella Guimarães, conhecido como Xeleco. As indicações para o Prêmio Xeleco de Cultura são realizadas por entidades ligadas à cultura, veículos de comunicação, profissionais de jornal, rádio e tevê. O evento foi promovido pelo Esporte Clube Palmeirense e Hailton Leal Soares (Karran) contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e empresas privadas. Na foto, Geraldinho Guimarães (filho de Xeleco), Telma, Karran e Alessandra.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

CSDH se prepara para a 2ª fase dos JEMGs


O professor Rivison Costa já prepara os atletas-alunos do Colégio Salesiano Dom Helvécio/CSDH para a disputa da fase microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais/JEMGs que acontecerá no princípio de maio em PN.
Futsal campeão - Numa final emocionante realizada em 8/4 no Ginásio do Palmeirense, o futsal feminino juvenil sagrou-se campeão da fase municipal ao vencer a EE Caetano Marinho por 5 a 2, com 2 gols de Fernanda, 2 de Rayane e 1 de Raquel. “Foi um grande jogo e a equipe do Pacheco, que saiu na frente, soube valorizar a vitória do Salesiano. Aproveito para agradecer o apoio da Direção e dos educadores”, disse Rivison. O CSDH venceu com Raizza, Lorena, Rayane, Raquel, Letícia, Fernanda e Alcéa. O CSDH ainda terminou em 2º lugar no Handebol Feminino Juvenil e Basquete Masculino Juvenil, além da terceira colocação no Futsal Masculino Infantil, Basquete Masculino e Feminino infantil. Na foto em pé: Graça, Eliza, Telma, Raizza, Rayane, Lorena, Letícia, Marcela, Joanito e Rivison. Agachados: Raquel, Alcéa, Fernanda, Wilton e Elízio. Ao fundo parte da animada torcida do Salesiano.Para ver a foto ampliada é só clicar em cima dela.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Prefeitura impõe linha dura contra lotes sujos


Devido ao grande número de denúncias contra imóveis, edificados ou não, que se encontram sujos, com acúmulo de mato e entulhos, constituindo-se num “habitat” do mosquito “Aedes aegypti” (transmissor da dengue), de animais peçonhentos, ratos e insetos, as Secretárias de Saúde e de Gestão e Recursos Humanos atuarão de forma conjunta com ações educativas, fiscalizatórias e punitivas.

Serão formadas equipes que fiscalizarão todos os imóveis do Município, orientando e notificando, quando necessário, os proprietários/inquilinos de locais que estiverem infringindo as normas vigentes. Serão constituídas 4 (quatro) duplas, compostas por um Agente de Combate a Endemias e um Fiscal e Posturas.

Os fiscais iniciaram, em 19/4, o cronograma de vistorias nos bairros. As ações são fundamentadas no Código Municipal de Posturas, e legislação pertinente.

Leia a seguir o embasamento jurídico (Código Municipal de Posturas) para aplicação de punições:

Art. 144. Para preservar a estética e a higiene pública é proibido:

I - manter terrenos, baldios ou não, com detritos ou vegetação indevida;

V - queimar, mesmo nos quintais ou terrenos baldios, lixo ou quaisquer detritos ou objetos em quantidade capaz de molestar a vizinhança e produzir odor ou fumaça nocivos à saúde;

Art. 148. Todos os proprietários ou ocupantes de terras às margens das vias públicas são obrigados a roçar as testadas e a conservar limpas e desobstruídas as valas e valetas existentes em seus terrenos ou que com eles limitarem, removendo convenientemente os detritos.

Art. 151. É proibida em todo o território municipal a conservação de águas estagnadas nas quais possam desenvolver-se larvas de insetos.

Art. 152. Na infração de qualquer artigo desta Seção será imposta multa no valor correspondente a 5 (cinco) até 100 (cem) UFPN’s (uma UFPN vale R$ 2,09)

Art. 153. O proprietário ou ocupante é responsável perante a Prefeitura Municipal pela conservação, manutenção e asseio de edificações, quintais, jardins, pátios e terrenos em perfeitas condições de higiene, de modo a não comprometer a saúde pública.

§ 1o Terrenos localizados em locais arruados e pavimentados, com mais de 50% de lotes em que haja construções, dentro do perímetro urbano, devem ser murados ou cercados.

§ 2o Terrenos localizados em vias não pavimentadas devem ser mantidos limpos e drenados.

Art. 154. O responsável pelo local em que forem encontrados focos ou viveiros de insetos e animais nocivos fica obrigado à execução das medidas determinadas para a sua extinção.

Diretrizes do trabalho

1. As equipes percorrerão os imóveis, edificados ou não, a fim de fiscalizar e notificar, caso seja encontrado qualquer tipo de agente agressor a saúde. Para os casos de locais de dificuldade de acesso ao interior, deverá ser comunicado á Divisão de Fiscalização e Posturas, para que a mesma seja identificado e ou tomadas as medidas cabíveis.

2. O Fiscal deverá efetuar uma notificação de visita, para cada residência fiscalizada. Mesmo não encontrando nenhum agente agressor.

3. O trabalho será contínuo e ininterrupto. As duplas atuarão mediante escala determinada pelas Chefias.

4. Paralelamente serão efetuadas blitzes de trânsito, em conjunto com a Policia Militar, Demutran, Agentes do Programa de Combate a Dengue e Febre Amarela e os Fiscais de Posturas, no sentido de orientar e mobilizar a população sobre a importância dos trabalhos no Combate a Dengue.

5. Todos os agentes (Posturas e Saúde) deverão estar devidamente identificados e Uniformizados.

6. Mensalmente será realizada uma reunião com as equipes, a fim de se repassar ao responsável dos Setores e Divisões, as sugestões, críticas e dificuldades encontradas para a realização da atividade.

7. Será montado um banco de dados, contendo os locais visitados, notificados, reincidentes e com dificuldades encontradas. Os dados serão divulgados aos agentes (Posturas e Saúde), através de reuniões juntamente com os Secretários responsáveis.

8. O resultado dos trabalhos, em cada etapa, será repassado à mídia geral para que se promova ampla e irrestrita divulgação, focando as dificuldades encontradas na realização do Programa, bem como anunciando as que serão visitadas.

9. No caso onde tiver resistência por parte de proprietário/inquilino, impedindo a fiscalização no interior de seu imóvel, os Agentes deverão solicitar apoio da Polícia Militar, lavrar um BO (Boletim de Ocorrência) e encaminhar cópia do mesmo para a Divisão de Fiscalização e Posturas no sentido que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Ação Educativa.

Na manhã de sábado (17/4), agentes do agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), do Controle de Dengue e Endemias e os fiscais do setor de Divisão de Fiscalização e Posturas da Prefeitura Municipal de Ponte Nova, realizaram blitz educativa de combate a Dengue (foto). Fonte: Ascom/Prefeitura. Para ver a foto ampliada é só clicar em cima dela.



Participaram da ação 80 servidores, que orientaram centenas de motoristas, comerciante e pedestres, além de distribuírem folders com material para conscientização e combate a dengue.



A ação faz parte das diretrizes de trabalho instituídas para controle da endemia em nosso município

terça-feira, 20 de abril de 2010

Consórcio Candonga comemora o Dia Internacional do Livro


O Dia Internacional do livro, comemorado no dia 23 de abril, serve para chamar a atenção das pessoas sobre a importância da leitura e ressaltar que, apesar do surgimento de novas tecnologias, o livro ainda permanecerá, pois é a forma mais democrática e acessível de conhecimento.

Investindo no desenvolvimento de Rio Doce e região, o Consórcio Candonga patrocinou, em 2008, a publicação do livro Caminhos de São José, do autor José Alberto Barreto. A obra retrata o trajeto margeado pelo rio do Carmo e o rio Doce, conhecido como Caminho de São José.

O autor explica que o objetivo da publicação foi despertar, não só nas autoridades de Barra Longa e Rio Doce, mas também nos moradores da região o interesse pelo Caminho de São José e as possibilidades que ele apresenta como atração turística. “A edição patrocinada pelo Consórcio Candonga fez um grande sucesso. A respeitabilidade e importância da empresa deram um importante ‘empurrão’ na idéia de implantação, como produto turístico do Caminho de São José, especialmente por parte das autoridades municipais de Rio Doce”, afirma.

Nessa data importante, o Consórcio Candonga parabeniza todos os autores espalhados pelo mundo e convida a todos a terem uma boa leitura. Fonte: Converso Comunicação

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Prefeitura combate a dengue com a programação do desentulha


Objetivando diminuir o número de focos de mosquito Aedes aegypti e casos de dengue no Município, desde segunda-feira (12/4), a Prefeitura de Ponte Nova intensificou o Programa Desentulha Ponte Nova. Os trabalhos tiveram início no bairro do Pacheco numa ação conjunta das Secretarias de Saúde e Gestão e Recursos Humanos por intermédio dos agentes Combate a Dengue e Febre Amarela e de Fiscalização e Posturas.

Num dos trechos, da longa Rua José Galdino Vieira (foto), havia um lote com muito mato e objetos que, perigosamente, serviam como hospedeiro do mosquito da dengue (Aedes aegypti). Atendendo orientação dos fiscais municipais, o proprietário do lote fez limpeza parcial de sua propriedade. Ao visitar o local, novamente, a equipe do Desentulha, completou o serviço e da “operação limpeza” foram contabilizadas dezenas de garrafas, latas e plásticos que se encontravam misturadas ao resto de capim. Todos os objetos acumulavam água, servindo como “habitat” do Aedes.

Na Rua Espírito Santo, os agentes encontraram um imóvel abandonado, cujo proprietário não mora na cidade, com possíveis riscos de desabamento e com supostos focos de dengue. A Defesa Civil foi acionada para vistoriar o imóvel e emitir laudo técnico. Nessa casa foram encontradas muitas garrafas vazias de refrigerante e de cerveja e vários outros objetos que acumulavam água, retirados imediatamente.

Falando a nossa reportagem, o Coordenador do Programa de Combate a Dengue e Febre Amarela, Reinaldo Fabri, cobrou uma maior participação da população.

“Todos os anos realizamos o Desentulha. É um absurdo, rotineiramente, a cada ano encontrarmos situações como estamos encontrando no bairro do Pacheco. Os cidadãos estão arriscando suas vidas e também de seus semelhantes. Recentemente o bairro Pacheco foi campeão em números de casos de dengue. Se não houver colaboração, responsabilidade e senso cívico, poderemos ter graves problemas. O Poder Público sozinho não dá conta de tudo”, declarou o Coordenador. Hoje, 19/4, a equipe atuará no bairro Primeiro de Maio. Fonte:Ascom/Prefeitura. Para ver a foto ampliada é só clicar em cima dela.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Presidente da Acip pretende implantar câmeras de segurança em PN


Em entrevista, o presidente da Assossiação Comercial/Acip, Sérgio Cordeiro, fala entre outras, da intenção de implantar o sistema "Olho Vivo" nas principais vias da cidade. Confira!

O que a ACIP/CDL tem feito com relação à segurança em nosso município?
Alguns associados têm nos procurado pedindo para que a nossa entidade possa trabalhar a segurança pública em Ponte Nova. Como nosso foco é o empresário associado, começamos a fazer contato com as pessoas diretamente ligadas nesta área. Já foi feita uma primeira abordagem com representantes do Executivo, do Legislativo, do Judiciário e das Polícias Civil e Militar. Agora pretendemos agendar uma reunião para discutir o assunto, de forma que apareçam resultados efetivos.

Você já tem algo em mente para discutir durante a reunião?
Sim. Estamos planejando a implantação do sistema “Olho Vivo” em Ponte Nova, que é a vigilância das principais vias por meio de câmeras e monitoradas em uma central, a fim de dar apoio no combate aos furtos, roubos e outras práticas criminosas, assim como na logística de tráfego. A implantação deste projeto iria beneficiar todos os cidadãos pontenovenses, sem exceção. A segurança será reforçada não só para nossas empresas associadas, como para a sociedade de um modo geral.

E quando será essa reunião?
Vamos tentar agendar de acordo com a disponibilidade das pessoas. Contamos também com o apoio do Conselho de Segurança Pública e Integração Social de Ponte Nova (Consepis). Aliás, o Consepis teve a ideia da vigilância por câmeras há cerca de três anos, mas o custo foi considerado inviável. Hoje em dia, os equipamentos tiveram uma redução de custo, fazendo com que o projeto fosse retomado. Além da implantação, temos que pensar também na manutenção. Isso deveria ficar a cargo do Consepis. Iremos discutir tudo isso neste encontro. Mas a ideia é muito positiva e se for colocada em prática vai trazer benefícios a Ponte Nova.

E como seria a implantação do “Olho Vivo”?
O custeio deste projeto precisa vir principalmente do Executivo Municipal, que já se posicionou favorável e está estudando as melhores condições para participar. Estimamos que será preciso cerca de R$ 400 mil para a sua implantação, com cerca de 25 câmeras espalhadas pela cidade. Só que a Prefeitura deve entrar com uma participação; o restante precisa vir das associações de classe do município e de quem mais possa ajudar. A ACIP/CDL vai tomar frente no projeto, mas trabalhamos sempre de mãos dadas com as entidades, a sociedade e o poder público, pró-segurança pública. Não visamos só ao aspecto econômico; o lado social também faz parte da nossa visão e missão. Como exemplo, temos a CDL de Belo Horizonte, que foi uma das principais responsáveis pela implantação deste sistema na capital mineira. Hoje, o “Olho Vivo” é um sucesso em Belo Horizonte. Recentemente, a CDL Sete Lagoas também foi fundamental para a implantação do sistema em seu município.Fonte: Ascom/Acip

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vigilância Sanitária interdita Municipal Atlético Clube


A Secretaria Municipal de Saúde/Semsa através da Vigilância Sanitária/VISA interditou na tarde de quarta-feira (14/4), por prazo indeterminado, as dependências do Municipal Atlético Clube/MAC, no bairro Triângulo.

Todo o complexo esportivo sofreu graves estragos na enchente de dezembro de 2008. Desde então o clube não conseguiu voltar ao funcionamento normal. A falta de recursos financeiros para recuperação do patrimônio, contribuiu para a deterioração do imóvel, tornando-o um caso de perigo para a saúde pública.

A interdição foi precedida de visitas técnicas com orientação, entremeadas por dezenas de reclamações de moradores e vereadores.

A ação interditória foi comandada pelo Chefe da Fiscalização Sanitária, o farmacêutico, Marcelo de Paula Lima, que foi enfático: “ o clube não apresenta condições de uso, são diversas as irregularidades, o risco é muito grande para quem freqüentar suas dependências e para a população vizinha”.

De acordo com relatório da Vigilância Sanitária, o clube não apresenta condições de uso, e que no ano passado foi feita uma vistoria, com intimação e determinando prazo para a reforma das instalações. Nada foi feito.

“O clube apresenta o vestiário masculino com vidros quebrados, ausência de chuveiro sem porta. O vestiário feminino acumula de materiais sem utilização, pintura desgastada, azulejos quebrados, a descarga não funciona, sem chuveiros, fiação elétrica da sauna exposta. Não há grades de segurança nas piscinas. Faltam azulejos nas piscinas, que estão quebrados. O muro que cerca o clube na parte de traz, vizinho ao rio Piranga, caiu e não foi reparado. A casa onde ficam as bombas de manutenção das piscinas, as instalações elétricas estão expostas, em péssimas condições e enferrujadas. Árvores estão dependuradas em cima da quadra de futsal com entulhos acumulados, podendo provocar o desenvolvimento do mosquito da dengue. Uma das traves está amarrada na tela, sem estar fixada ao solo, correndo o risco de cair em cima de alguém, especialmente, criança. O balancinho das crianças encontra-se sem assento. A cozinha está com material acumulado, com mofo e mau cheiro, insuportável. Banheiro com pia solta, podendo cair a qualquer momento Telhas quebradas na parte de cima, e fiação elétrica em péssimas condições. A parte de cima está caindo e escorada com tronco na parte de baixo. O piso do 1º andar apresenta rachaduras, podendo cair a qualquer momento. A interdição é cautelar. Se realizadas as reformas o alvará e funcionamento poderá ocorrer”, relatou Marcelo Paula Lima. Fonte:Ascom/PMPN

quarta-feira, 14 de abril de 2010


O Prefeito Jeferson Russo (PSDB) e o Senador da República Hélio Costa (PMDB) inauguraram nesta no dia 8/4 em Santo Antonio do Grama, a agência dos Correios e o banco Postal.
Um investimento do Governo Federal em parceria com a Prefeitura fazendo com que a comunidade Gramense volte a fazer toda a movimentação na própria cidade.
O Senador Hélio Costa falou da preocupação do Presidente Lula em disponibilizar os serviços dos Correios nos locais de menor número de habitantes evitando a evasão para outras cidades.
O Prefeito Jeferson comentou sobre a importância da instalação dessa nova agência em Santo Antonio do Grama, com equipamentos modernos, onde o cidadão Gramense poderá fazer o uso da postagem e receber suas correspondências com atendimento personalizado, utilizando também todos os serviços oferecidos pelos Correios que é uma das empresas de maior credibilidade no país.
Houve a benção das instalações através do Monsenhor Caetano Cenacchi e a execução do Hino Nacional ficou a cargo da Coorporação Musical “Nelson Gomes”. Fonte: Wesley Moreira.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Limpeza do rio Piranga mobiliza setores em defesa do meio ambiente


Nos dias 10 e 11 de abril, numa parceria entre a Prefeitura/PN e a empresa pontenovense, Café Piranga, foi realizado o projeto “Limpando o Rio Piranga”. A ação é uma medida sócio-ambiental, que consiste em promover uma limpeza completa do Rio, retirando as árvores mortas, caídas dentro d’água, galhadas, plásticos, papéis e entulhos de suas margens, até a ponte do Triângulo.

Fazem parte do Projeto “Limpando o Rio Piranga” o Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Dmaes), IEF (Escritório Regional), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Coordenadoria de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Demutran, Organização Ambiental Puro Verde, Maçonaria Capítulo Nobres Cavaleiros do Piranga da Ordem DeMolay (entidade formada por jovens e patrocinada pela Maçonaria) e diversos empresários.

O trabalho foi intenso, começando os 2 dias às 8 horas e se encerrando às 17 horas. Os voluntários fizeram apenas uma pausa de uma hora para o almoço. Foram retirados 10 caminhões com troncos pesados e galhos, alem de cerca de meia tonelada de lixo.

Durante a ação, vários populares parabenizaram a iniciativa, e muitos destacaram que a limpeza do Rio é dever de todo cidadão, pois todos usufruem dos benefícios que ele traz.

A iniciativa do Café Piranga através do empresário Marcelo Viana foi apresentada no dia 19 de março ao presidente do Codema, Ricardo Motta, que discutiu a legalidade e sua execução com o prefeito Joãozinho de Carvalho (PTB) e técnicos da administração municipal. Imediatamente, o Chefe do Executivo determinou que o Codema acompanhasse e coordenasse todo o desenvolvimento da Parceria Público-Privado (PPP), e que o Município participasse ativamente do desenvolvimento do Projeto “Limpando o Rio Piranga”.

Na abertura do projeto, o presidente do Codema, Ricardo Motta, falando em nome da Administração Municipal, disse que o prefeito Joãozinho de Carvalho (PTB) abraçou a ideia no primeiro instante orientando para que nada faltasse no projeto.

O empresário Marcelo Viana (Café Piranga) destacou que é dever de todo pontenovense proteger e apoiar ações que visem à preservação de um recurso tão precioso, quanto o Rio Piranga.

Para o Mestre Conselheiro Regional (Zona-da-Mata) da Ordem DeMolay, Romeu Lacerda, os jovens devem se empenhar na defesa do meio ambiente e participar ativamente de atividades como essa.Fonte: ONG Puro Verde

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Entidades serão beneficiadas com distribuição de produtos da agricultura familiar


Representantes de 14 entidades de Ponte Nova beneficiadas com produtos hortigranjeiros do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), reuniram-se, em 6/4, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova, com técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU) e Emater-MG para receber informações dos projetos aprovados para 2010. Os dirigentes das entidades tomaram conhecimento que a distribuição começa no dia 20/4 e, nessa primeira fase, ficará por conta da Associação dos Produtores Rurais do Massangano.

A extensionista de Bem-estar Social da Emater-MG, Alaerce Campos, explicou a origem dos recursos para a compra dos produtos da agricultura familiar, a logística de entrega em cada entidade e como se procede a prestação de contas junto à Conab. Lembrou ainda que neste ano 5 associações apresentaram projetos que permitirão a comprar alimentos de mais de 75 produtores rurais. Cada um pode vender até R$ 4,5 mil por ano.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Alfredo Padovani, o PAA constituiu-se em mais um importante mercado para os produtores familiares, além de beneficiar as comunidades urbanas mais necessitadas e alunos de escolas públicas com alimentos saudáveis. “O Programa ajuda muito a economia do município, colocando dinheiro no bolso dos agricultores familiares e alimentos de boa qualidade no prato das pessoas atendidas pelas entidades”, observou o secretário. Ele destacou ainda que a Prefeitura de Ponte Nova garante total apoio na logística de distribuição dos alimentos, que antes tinha a maior dificuldade para chegar até as entidades.

Participaram ainda da reunião a economista doméstica da SEDRU, Mayra Cabral Gonçalves, o engenheiro agrônomo José Fernando Freitas e o coordenador de Feiras da SEDRU, Rogério Fraiz.Fonte: SEDRU

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Programa de Prevenção e Controle ao Tabagismo reduz número de fumantes no Pontal


Na manhã de 6/4, no distrito do Pontal, o psicólogo e coordenador municipal de Programa de Controle e Prevenção ao Tabagismo, Marcos Castanheira, reuniu-se com um grupo de moradores participantes de atividades educativas e preventivas de controle do uso do tabaco. O encontro teve por objetivo debater, avaliar e mensurar os resultados das ações desenvolvidas do Programa.

O Programa foi implantado em julho de 2009, com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida do Município, e é desenvolvido pela Coordenação de Controle e Prevenção ao Tabagismo, sendo Ponte Nova a única das 29 cidades pertencentes à Gerência Regional de Saúde/GRS a possuí-lo.

As atividades sócio-educativas desenvolvem-se em 4 encontros, nos quais os usuários são orientados sobre procedimentos para largar do vício de fumar e como agir após abandonar o “mal-costume”.

Na comunidade do Pontal, dos 11 moradores que chegaram ao fim do programa, 9 pararam totalmente de fumar e 2 que fumavam 2 maços por dia, fumam agora apenas 3 cigarros. O encontro marcou, positivamente, a conclusão do programa e abordou os benefícios obtidos após parar de fumar.

“Esse é o primeiro grupo a concluir o programa, eles são vencedores, isso me motiva em continuar. O empenho e a participação das agentes de saúdes do PSF do Pontal foram essenciais para que o programa fosse sucesso absoluto”, afirma Marcos Castanheira.

“Fumei durante 40 anos e a cada encontro do programa fui diminuindo até parar definitivamente. Sinto uma grande mudança em minha vida. Minha disposição aumentou a tosse e a dor de cabeça não existem mais. Hoje me alimento melhor e me sinto mais confiante. Se depois de 40 anos parei de fumar, não é tarde para fazer muitas coisas que tenho vontade”, acentua a dona-de-casa, Antônia Gomes Trivellato.

O número de brasileiros fumantes correntes (habituais), com 15 anos ou mais, era de 24,6 milhões em 2008, o que significa 17,2% da população de 143 milhões de pessoas com 15 anos ou mais naquele ano. Os dados são do suplemento de Saúde, divulgados em 31/03, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), referente ao ano de 2008, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em convênio com o Ministério da Saúde. Fonte:Ascom/Prefeitura. Para ver a foto ampliada é só clicar em cima dela.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

José Mauro participa de encontro com Dilma Rousseff


O vereador, José Mauro Raimundi (PP), presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova, atendendo convite do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo (PMDB), participou, em 6/4 na cidade de Ouro Preto, da recepção a ex-ministra da Casa Civil e pré-candidata a Presidência da República, Dilma Rousseff. Dezenas de lideranças regionais, entre prefeitos, deputados e vereadores acompanharam um discurso de Dilma e uma coletiva à imprensa, no Plenário da Câmara Municipal de Ouro Preto.
Em seguida Dilma se dirigiu à Praça Tiradentes para homenagear o mártir da Inconfidência Mineira com uma coroa de flores ao pé da estátua e depois visitou a Igreja do Pilar.
A ex-ministra estava acompanhada dos três pré-candidatos ao governo de Minas: Fernando Pimentel, Hélio Costa e Patrus Ananias.
O vereador José Mauro além do contato com Dilma, falou também de assuntos de interesses para Ponte Nova, com o senador Helio Costa, com o ex-ministro Patrus e interagiu com diversas lideranças da região como os prefeitos de Acaiaca, Guaraciaba, Diogo de Vasconcelos e Mariana.
No mesmo dia José Mauro foi recebido pela Secretária de Educação da cidade de Mariana, Conceição Baeta Lemos, onde buscou informações sobre a educação integral adotada naquele município.Fonte:Ascom/Câmara/PN. Para ver a foto ampliada é só clicar em cima dela.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Oncologista Marcelo Pimenta participa de Simpósio em BH


Com o objetivo de se atualizar cada vez mais para oferecer tratamentos modernos e de última geração aos seus pacientes, o oncologista Marcelo Pimenta Fernandes Lima estará presente no Simpósio Mineiro de Oncologia e 12º Encontro dos Ex- Residentes do Centro de Estudos e Pesquisas Oncológicas de Minas Gerais (CEOMG), que acontece entre os dias 14 e 17 de abril, no Hotel Mercure, em Belo Horizonte.
O evento terá como tema central “A Importância do Tratamento Sistêmico” e contará com a presença de especialistas da área, além de palestras, simpósios e debates. Fonte: Denise Silva

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Vários municípios prestigiaram a 3ª Conferência Regional de Esportes


Representantes de 19 municípios do Vale do Piranga, como educadores, esportistas, representantes de movimentos sociais e populares, entre outros, marcaram presença na 3ª Conferência Regional de Esportes, que aconteceu nesta segunda-feira, 29 de março, promovida pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga (Amapi), na sede da Associação. Esta conferência teve um diferencial em relação às duas anteriores, já que as propostas aprovadas durante o evento serão encaminhadas pelos delegados eleitos à 3ª Conferência Estadual de Esportes, que acontece entre os dias 05 e 07 de maio, em Belo Horizonte, e servirão de base para elaboração do primeiro plano estadual e nacional de esportes, que será feito, com o objetivo de traçar metas e ações esportivas para os próximos 10 anos em Minas Gerais e no Brasil.
“Esperamos que desta Conferência saia muitas iniciativas importantes para o desenvolvimento do esporte mineiro. Primeiro teremos esta etapa regional, depois a estadual e por último, a Conferência Nacional, que será para construirmos um projeto nacional de ações planejadas para o esporte, que dure pelo menos de 10 a 15 anos”, declarou o secretário estadual de Esporte e Juventude, Alberto Rodrigues Lima, durante abertura do evento.
Ele disse que a Secretaria Estadual de Esportes e Juventude possui projetos importantes, como o Jogos do Interior de Minas (JIMI), os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e o “Saúde na Praça”, que devem ser difundidos pelo interior e para isto é preciso que as lideranças visitem mais Belo Horizonte para reivindicarem seus pedidos, que nem sempre serão atendidos com presteza, pois o Governo Estadual também precisa de mais orçamento para suprir todas as demandas, mas serão avaliados com carinho,garantiu.
“Este ano é o ano da década do futebol, teremos Copa do Mundo, Copa das Confederações e Olimpíadas, para isto devemos preparar os atletas e precisamos de recursos advindos da União, Estado, Município e iniciativa privada, que deve ser a grande parceira dos poderes públicos, pois só estes três não aguentam.
O secretário executivo da Amapi, José Alberto de Rezende, elogiou a iniciativa do presidente da Comissão Organizadora da 3ª Conferência Regional de Esportes, José Fernandes da Silva, de Oratórios, que procurou a Amapi para ser parceira nesta iniciativa. “Falar de esporte é um assunto que me traz muita satisfação, pois é o assunto de uma transversalidade muito grande. Um exemplo disto é a prática de esportes pelos veteranos, que em muitos municípios filiados á Amapi são os times mais organizados e isto vai refletir nas estatísticas futuras de aumento da qualidade de vida e longevidade.
Em sua opinião, esporte também envolve as secretarias de obras dos municípios, que devem trabalhar para melhorar a infraestrutura dos ginásios e estádios, além de estar relacionado também a política de bem estar social e segurança. ‘Nós estamos perdendo a guerra para o crack e eu acho que a melhor ferramenta para combater a droga é o esporte. Se o jovem tiver ocupação, incentivo e quiser participar da comunidade mais saudável, o esporte juntamente com a educação é o caminho. É com este pensamento que nós, da Amapi, dizemos que se a gente favorecer o esporte, estaremos dando uma grande contribuição para o Vale do Piranga”.
“A minha expectativa é muito grande em relação a esta Conferência, pois ainda contamos com muitas limitações para realizar ações esportivas no interior. Na minha cidade, que é Oratórios, devido à última enchente, nós ficamos sem o ginásio de esportes. Precisamos criar novas perspectivas, pois os desafios para lidar com jovens atualmente são grandes, principalmente por causa das drogas”, afirma o presidente da Comissão Organizadora da 3ª Conferência Regional, José Fernandes da Silva.

Participaram também da primeira parte da 3ª Conferência Regional de Esportes, o secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Ponte Nova, Gilson Oliveira, vereador de Ponte Nova, Divino Marcelino dos Anjos (PV), o prefeito de Guaraciaba, Eli Dorneles Gonçalves e a superintendente de Políticas Desportivas Regionais da Secretaria Estadual de Esporte e Juventude, Juliana Minardi de Oliveira.

Propostas regionais para
3ª Conferência Estadual de Esportes

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em cinco grupos temáticos (cada um debateu sobre dois tópicos relacionados ao esporte) e se reuniram para enumerar as propostas, que foram lidas e explicadas por um representante de cada grupo, discutidas e aprovadas por todos os presentes.
Os cinco grupos temáticos trataram dos seguintes assuntos: Sistema Nacional de Esporte e Lazer, Ciência, Tecnologia e Inovação, Formação e Valorização Profissional, Infraestrutura Esportiva, Esporte, Lazer e Educação, Futebol e Financiamento do Esporte.
Entre as propostas regionais que serão encaminhadas pelos delegados escolhidos para representarem o Vale do Piranga na 3ª Conferência Estadual de Esportes estão: Criação de um Conselho de Esportes que envolva todos os segmentos da sociedade, implantação de um Centro de Documentação, Informação e Pesquisa, ampliação de apoio ás pesquisas para qualificação de políticas públicas de esporte e lazer, capacitação de pessoas que trabalham com esporte, construção e reativação de espaços esportivos, entre outras.
Encerrando o evento, foram escolhidos delegados das cidades de Guaraciaba, Rio Doce, Matipó, Ponte Nova, Oratórios, Sericita,Sem Peixe, Urucânia, Santa Cruz do Escalvado e Rio Casca para representarem o Vale do Piranga na 3ª Conferência Estadual de Esportes, entre os dias 05 e 07 de maio, em Belo Horizonte.Na foto, a Mesa de abertura. Fonte: Ascom/Amapi