sexta-feira, 30 de julho de 2010

Aberto IV Fórum Social pela Vida

A Região Mariana Leste acolheu os participantes da quarta edição do Fórum Social pela Vida vindo de diversas paróquias da Arquidiocese de Mariana. Ao longo de toda a tarde desta quinta-feira, 29, foram várias as caravanas que traziam os delegados.

A cidade de Ponte Nova, anfitriã deste Fórum, preparou uma envolvente cerimônia de abertura. O coordenador arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, padre Paulo Barbosa, também acolheu os participantes apontando a realização desse evento como fruto de duas ações. “A primeira delas é a ação divina, que é Deus que nos dá a vida e está presente em todas as manifestações que ela nos oferece. Mas também ele é fruto de uma ação humana, o que depende da nossa cooperação, organização e serviço. Somos parte de uma Igreja viva, que caminha para seu novo projeto de pastoral. Viva o IV Fórum Social pela Vida”.

O arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, deu suas boas vindas falando da importância desse momento para a Igreja Particular de Mariana. “Nossa Igreja está a serviço do Reino, sacramento do Reino, só realiza sua missão se estiver aberta para a realidade social, política, cultural, econômica na qual nós todos estamos envolvidos. O Fórum Social representa esse momento forte”.

Para o arcebispo, o Fórum é fonte de abastecimento, de renovação, fortalecimento. “Este [o Fórum Social] é o posto de abastecimento para que a dimensão sociotransformadora possa ser realidade viva na história da Igreja de Mariana. Essa herança nós recebemos do nosso saudoso e inesquecível dom Luciano”, completou dom Geraldo sendo interrompido por aplausos após ter citado seu antecessor.

“Foi ele que abriu a Igreja de Mariana pra viver mais intensamente a Dimensão Sociopolítica. Hoje, no céu, certamente ele se alegra em ver a realização deste IV Fórum”. E, em uníssono, dom Geraldo pediu para que todos dissessem: “dom Luciano, junto de Deus, reze por nós”, finalizou.

Na sequência foi apresentado um pequeno histórico dos outros Fóruns quando, todos acolheram homens, mulheres, crianças, jovens, idosos, deficientes físicos e intelectuais, representantes do MAB, negros, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade e povos ribeirinhos.

Em seguida houve a entrada da Bíblia e dos elementos: terra, água, fogo e ar. Finalizando, a Região Mariana Leste (Ponte Nova) acolheu as demais Regiões arquidiocesanas. Ao término, todos foram encaminhados para suas comunidades e famílias acolhedoras. Fonte:Departamento Arquidiocesano de Comunicação

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Oncologista participa de Simpósio Internacional sobre Câncer de Mama


Buscando aprimorar cada vez mais seus conhecimentos, o oncologista Marcelo Pimenta Fernandes Lima, participa de mais um evento médico neste mês de julho. Desta vez é o Simpósio Internacional de Câncer de Mama 2010, que acontece nos dias 30 e 31 de julho, no Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, referência no diagnóstico e tratamento de câncer.
O Congresso terá várias finalidades, entre elas, a de apresentar aos profissionais as inovações e novas técnicas sobre o que existe de mais moderno no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, que é o tipo de câncer de maior incidência entre o sexo feminino.
O evento conta com uma extensa programação, trazendo discussões dos mais variados assuntos ligados à doença, como: Impacto do Estilo de vida e da Síndrome Metabólica Após Câncer de Mama, Solicitação de Mamografia abaixo de 50 anos, Uso de cálcio e vitamina D em pacientes após câncer de mama. Toda esta abordagem será por meio de palestras, mesas redondas e discussões interativas de casos clínicos.
“Meu objetivo é estar sempre aperfeiçoando o meu desempenho profissional. Ao participar de simpósios como este tenho a certeza que estou me qualificando, reciclando e crescendo como médico, pensando sempre em oferecer o melhor e o mais moderno tratamento aos meus pacientes”, explica Marcelo Pimenta Fernandes Lima. Fonte: Denise Silva

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ponte Nova terá Festival de Teatro em agosto

De 12 a 22 de agosto acontecerá o I FESTPON – FESTIVAL DE TEATRO DE PONTE NOVA. O projeto tem como objetivo divulgar os grupos teatrais da cidade e incentivar o desenvolvimento das artes cênicas no município e na região. Além de apresentações teatrais gratuitas ao público, os pontenovenses poderão participar de oficinas artísticas e palestras culturais. Grupos mineiros também farão parte do Festival como forma de promover o intercâmbio cultural.

Conforme Emerson de Paula, o ponto alto foi a união dos 4 grupos de teatro de Ponte Nova: NAED – Núcleo Artístico Educacional, Cia Teatro de Bolso, o Curso Livre de Teatro do CSDH E Grupo Teatral Viver com Arte que serão os organizadores do evento.

Os ingressos poderão ser retirados no stand do evento que estará em agosto na Praça de Palmeiras. Doe 1 brinquedo e receba 1 ingresso. Os brinquedos arrecadados serão doados ao Oratório Festivo Dom Bosco.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Handebol e Futsal se classificam para a fase final do JIMI

Terminada a etapa regional dos Jogos do Interior de Minas, JIMI Minas Olímpica, região Sudeste, transcorrida nos dias 21 a 25 de julho, em Manhuaçu, no balanço final as seleções pontenovenses de handebol e futsal masculino estão classificadas para a fase final (3ª etapa) da competição, que ocorrerá de 8 a 17 de outubro, na cidade Montes Claros, Norte de Minas Gerais.

A seleção de handebol marca mais uma vez presença na etapa decisiva do JIMI. Nos últimos 10 anos, o selecionado tem tido freqüência garantida. Treinada pelo jovem Guilherme Caetano Salgado, o grupo classificou-se em 3º lugar, com os seguintes resultados: Ponte Nova 32 x 22 Rio Pomba; Ponte Nova 21 x 35 Juiz de Fora.Ponte Nova 26 x 29 Manhuaçu (semifinal), e Ponte Nova 30 x 16 Coronel Pacheco.

O futsal, treinado pelos professores de Educação Física Luciano Silva, Abacaxi, e Rafael Pacheco, classificou-se em 4º lugar. Veja os resultados: Ponte Nova 3 x 3 Manhuaçu; Ponte Nova 1 x 1 Além Paraíba; Ponte Nova 5 x 1 São João Nepomuceno; Ponte Nova 1 x 3 Juiz de Fora (semifinal); decisão do 3º lugar – Coronel Pacheco 7 x 1 Ponte Nova. Fonte: Ascom/PMPN

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ronaldo Vasconcelos propõe recuperação do Rio Piranga

O Rio Piranga é de grande importância não só para a região de Ponte Nova, mas também para outras cidades do Estado, já que ele é um dos principais formadores da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, estendendo-se por uma área de 17,6 mil Km2 e abrangendo 69 municípios, com uma população de cerca de 700 mil habitantes.

Como a maioria dos rios do Brasil, o Piranga também está sofrendo as conseqüências da exploração ambiental desenfreada. A poluição tomou conta de suas águas; a drenagem das estradas rurais está com problemas; o desmatamento, a produção de carvão e a extração de pedra e areia geraram o extrativismo ambiental da região; os recursos naturais são usados de forma inadequada; a fiscalização é ineficiente e falta mobilização da população e dos produtores rurais em relação aos cuidados com o meio ambiente.

Há pouco tempo, sofremos as conseqüências negativas do assoreamento do rio com a ocorrência das enchentes que inundaram cidades e trouxeram sérios prejuízos à população. O desmatamento das matas ciliares e dos topos dos morros, definidas pelo Código Florestal como Áreas de Preservação Permanente (APP), o lançamento de lixos, esgotos sanitários, e atividades pecuárias, sem nenhum tipo de tratamento, nos córregos e no próprio rio são alguns exemplos de atitudes que geram toda essa degradação.

Mas para resolver esses problemas, propomos o desenvolvimento do Programa de Recuperação do Rio Piranga, de autoria do ambientalista Weber Coutinho, que contempla vários projetos em torno da mesma causa. A idéia é angariar recursos, por exemplo, para a implantação de Estações de Tratamento dos Esgotos (ETEs); coleta seletiva de lixo e aterros sanitários nas cidades banhas pelo Piranga. Também propõe ações de combate às erosões, através do reflorestamento das áreas desmatadas; recuperação das margens dos rios, com obras de contenção das encostas e revegetação; realização do desassoreamento dos rios e córregos; plantio da mata ciliar e a construção de barragens de contenção de cheias nas cabeceiras dos córregos afluentes e de pequenas barraginhas de contenção de água de chuva para infiltração de água nas áreas rurais, conforme orientações da EMATER.

Além das obras necessárias é importante pensar, também, em projetos sociais que amparem as atividades de recuperação do rio. O objetivo é criar uma associação sem fins lucrativos de defesa do rio, fortalecer o subcomitê da bacia, vinculado ao Comitê do Rio Doce, implantar um sistema de alerta contra as cheias, monitor a qualidade da água e implantar um programa de Educação Ambiental, buscando a conscientização da população para as práticas sustentáveis e para a redução da poluição.
Tudo isso que estamos propondo, é um compromisso de campanha e de ação governamental que fazemos com as cidades da região.

Ronaldo Vasconcellos
Professor; presidente do PV - MG

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Festival de Inverno em seu quinto dia


A Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura/PN dá prosseguimento
Hoje, sexta-feira (23/7), no salão nobre do Pontenovense Futebol Clube, a partir de 20 horas, a peça teatral “Velório pra morrer de rir”, de Thadeu Santos e Rogério Freiz. Em Palmeiras, apresentação do Grupo de Capoeira Artes das Gerais, núcleo do bairro Copacabana, na Praça de Palmeiras. No mesmo local, a partir de 20 horas, o Festival terá um de seus melhores momentos com a realização do “20h ROCK UNDERGROUND” com shows das bandas – “Aboio Blues, Dog Jones e JL2”.

Encantamento e alegria

Iniciado no domingo (18/7), o Festival constitui-se em grande atrativo para a população neste período de férias, especialmente crianças e jovens. Os momentos de maior realce, até o momento, ficam por conta das apresentações do Circo Piu-i, de Ponte Nova, de propriedade de Jurandir Maciel de Miranda.
O circo empolgou as pessoas que se acotovelaram em suas arquibancadas montadas no espaço central da Praça de Palmeiras. Suas atrações: palhaços, “Cenourinha, sua filha Pipoquinha (7 anos) e Foguinho”, malabaristas, pirofagistas e equilibristas, encantaram pela simplicidade, criatividade e forte empatia.
Foram três dias espetáculos: segunda, terça e quarta-feira, que deixaram um gostinho de “quero-mais”. Fonte: Ascom/PMPN

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Nova lei de “Ocupação, Uso do Solo e Zoneamento” em vigor

Já está em vigor a nova lei de “Ocupação, Uso do Solo e Zoneamento” do Município de Ponte Nova. A nova legislação (Lei nº 3.445/2010) foi sancionada recentemente pelo prefeito Joãozinho de Carvalho (PTB), revogando texto anterior (Lei nº 3.242/2008). As regras estabelecem critérios de ocupação e utilização do solo urbano, tendo em vista o cumprimento da função social e da propriedade, e contém importantes alterações solicitadas por profissionais da área e por construtores.

As novas diretrizes trazem alterações dos índices urbanísticos como os afastamentos obrigatórios, taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento e gabarito, além das exigências para vagas de estacionamento.

“A nova lei atende inúmeras sugestões de profissionais e especialistas que apresentaram reclamações de que a lei anterior, apesar de muito bem elaborada, continha dispositivos atravancavam iniciativas da construção civil. Providenciamos as mudanças, enviamos à Câmara de Vereadores que aprimorou a iniciativa, e acredito que tenhamos avançado bastante”, declarou o prefeito Joãozinho de Carvalho (PTB). Fonte: Ascom/PMPN

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Atletismo de Ponte Nova é tricampeão em Mariana

O atletismo pontenovense brilhou na disputa da corrida rústica do 314º aniversário de Mariana, no domingo (18/7), pelas principais ruas da primeira capital de Minas Gerais. A equipe “João Pedro”, comandada pelo decano corredor de rua, Antônio Gonçalves Medeiros, conquistou o tricampeonato geral, superando agremiações de ponta do pedestrianismo mineiro (a cidade anfitriã, Cruzeiro, Ouro Preto, Itabira etc). Os atletas Marcos Vinicius da Silva, em 3º lugar, e Hudson Ferreira Lemos, em 6º lugar, foram os grandes destaques pontenovenses, ao lado de Marcelo Nunes de Oliveira, 8º lugar; Evandro Roberto (14º); André Luiz Mateus (17º); José Faustino Lopes da Cruz (20º ); Vicente Enfermeiro Santana Duarte (2º categoria master).

“Foi uma grande conquista. Conseguimos suplantar gigantes do esporte mineiro. Nosso atletismo está recuperando o tempo perdido. No governo Joãozinho Carvalho nossa equipe que tem tido todo o apoio possível e conquistou outras três grandes vitórias. Os nomes do nosso atletismo não podem esquecidos, são pessoas de muito talento e fibra, que merecem mais atenção por parte dos empresários. A prefeitura faz a parte dela e não tem condições de custear todas as despesas. Fico muito feliz em poder agradecer, e mostrar o que estamos fazendo, que é de coração. Tenho certeza que nosso atletismo voltará a ser um dos melhores de Minas Gerais”, declarou emocionado, Antônio Medeiros.

Equipe João Pedro

Segundo o Coordenador da equipe, o nome da equipe João Pedro é uma homenagem ao filho do atleta Hudson Ferreira Lemos. A equipe existe há 3 anos. João Pedro completou 3 anos, no domingo (18/7), em meio a alegria de familiares e atletas.

A participação pontenovense em Mariana contou com os seguintes patrocínios: Prefeitura de Ponte Nova (Secretaria de Esporte), Pontenet, Drogaria Central Farma, Padaria São João Batista, Restaurante Scallada e Padaria Triângulo. Fonte: Ascom/PMPN

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Amapi na Expovale


A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga, AMAPI, está presente na Expovale 2010. Nesta quinta-feira, dia 15 de julho, primeiro dia de Exposição, diversas autoridades prestigiaram o estande da Associação. O presidente do Sindicato Rural de Ponte Nova, Chico Augusto e esposa, o vice-prefeito de Oratórios, José Delgado, além de amigos, vereadores, representantes políticos, entre outros, marcaram presença no local.
O estande da AMAPI tem o objetivo de mostrar o que a de melhor em Ponte Nova e Vale do Piranga, expondo a tradicional Cachaça de Guaraciaba, além de vários artesanatos da Região e é um espaço para o encontro de lideranças políticas, prefeitos e demais autoridades que vierem participar da Expovale 2010. Fonte: Denise Silva

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cidadão reclama da Prefeitura

“A Prefeitura/PN está assaltando o bolso do contribuinte.” O desabafo é do advogado Aníbal Lopes Neto, que em 6/7 reclamou pelo semanário Folha de Ponte Nova contra a cobrança,pela Prefeitura, de taxa de expediente de R$ 2,05 - sem contar juros e multa - em guia para pagamento de Imposto Sobre Serviços/ISS já vencido. “Ora, o papel é meu, e a impressora é minha”, disse ele, que requereu a impressão via internet. Aníbal ainda reclamou que, se houve prorrogação do vencimento do IPTU, a Administração Municipal manteve os prazos para o ISS e as taxas de localização e fiscalização, mesmo com as guias “entregues em cima da hora”. Via Assessoria de Comunicação/Ascom, o secretário José Paulo explicou que “não houve cobrança de taxa de expediente. O ato obedece à cobrança de serviços bancários, prevista nos artigos
123 e 124 do Código Tributário de PN”. Fonte: Folha de Ponte Nova

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cidade Limpa Legal: até os promotores da Expovale foram notificados por causa de cartazes afixados em locais indevidos

Passados pouco mais de 30 dias do lançamento do Programa Cidade Limpa Legal, numa parceria da Secretaria de Gestão de Recursos Humanos/Segerh e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente/Codema, a cidade continua sendo poluída com a afixação de cartazes - em tapumes, muros e similares - de eventos e publicidades.

Todavia, se depender da Câmara Técnica/CT instituída pelos parceiros - mais representantes do Departamento Municipal de Trânsito/Demutran e do Setor de Posturas - para efetivar o Programa, em breve a cidade ficará livre deste
problema. De acordo com o coordenador da Câmara, Paulo Henrique da Silva, “os fiscais da Prefeitura já estão fazendo vistorias e notificando os infratores”.

Segundo Paulo, a Câmara se reuniu por duas vezes - em 18/6 e 2/7 - “priorizando, a princípio, contatos com donos de outdoors localizados na rua Felisberto Leopoldo/Santa Teresa e na av. Arthur Bernardes/Centro”. Solicitaram-se documentos autorizativos para a colocação das peças publicitárias “para saber se os donos identificados nos documentos são de fato os proprietários dos terrenos”.

Sobre a insistência de alguns promotores de eventos em afixação de cartazes nos tapumes de obras municipais, Paulo revelou que houve diversas notificações em 28/6 (entre elas, a da Faculdade Vértice/Matipó) e nestes dias aguardam-se as explicações antes das providências formais.

Decepção de Ricardo

O presidente do Codema, Ricardo Motta, disse em 5/7 “estar decepcionado” ao saber que um dos cartazes pregados em Palmeiras é para divulgação da Expovale. “Logo vindo de uma entidade que é parceira da Prefeitura”, lamentou ele. No entanto Ricardo está otimista com o trabalho da CT, “que está funcionando,com localização e notificação dos infratores”.

Presidente explica

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais/PN, Francisco Augusto de Castro Gomes, que, após confirmar a notificação, informou o protocolo,ainda em 5/7, da entidade na Prefeitura esclarecendo que já solicitou a retirada dos cartazes
afixados indevidamente. Francisco esclareceu que a parte artística do evento foi terceirizada para empresa de Viçosa, “e já fomos informados de que, amanhã mesmo, eles irão retirar os cartazes”.

Cidade Limpa Legal

O programa foi criado e lançado na Semana Municipal do Meio Ambiente para combater a propaganda irregular e consequentemente a poluição visual de faixas e cartazes em muros, postes e paredes, seja em prédios públicos ou particulares. “Além de retirar as peças irregulares, vamos comunicar a todos os proprietários sua situação quanto à publicidade visual. Pretendemos despoluir visualmente a cidade, pois esse tipo de impacto é maléfico para a saúde do ser humano”, declarou Ricardo Motta no dia do lançamento do projeto. Fonte: Folha de Ponte Nova

sábado, 10 de julho de 2010

Bar, Boteco & Cia 2010: apresentação do festival e degustação dos pratos


Foi realizada nesta quarta-feira (07/07), na ACIP/CDL, a apresentação oficial do Bar, Boteco & Cia 2010 junto aos participantes e parceiros do festival gastronômico, além da imprensa local que cobriu o evento.

Após a explanação do presidente da ACIP/CDL, Sérgio Marques Cordeiro, o gerente de marketing da entidade, Leo Moreira, explicou tudo sobre o festival – como votação, jurados, regras e planejamento de mídia – e tirou dúvidas dos participantes. Na sequência, houve a degustação de parte dos pratos do festival.

O Bar, Boteco & Cia 2010 será realizado de 8 de julho a 12 de agosto. O festival gastronômico Bar, Boteco & Cia 2010 será realizado de 8 de julho a 12 de agosto. Ao todo, 16 estabelecimentos se inscreveram este ano, sendo oito em cada categoria. Botecos: Bar do Chico, Brasileirinho, Doce Mania, Dudu Lanches, Mistura Fina, Padaria São João Baptista, Pesque Pague do Sombrio e Tio Patinhas. Bares/restaurantes: Enseada Ilha do Bananal, Escanteio, Espaço Café, Estação do Chopp, Parada Obrigatória, Pontenovense, Restaurante Fogão a Lenha e Zero Grau. Fonte: Acip/CDL

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Consórcio Candonga lança edital de projetos ambientais

O Consórcio Candonga lançou um edital de seleção de projetos ambientais para todas as escolas de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e para as escolas municipais de Ponte Nova. Os projetos devem ser voltados para o desenvolvimento e aplicação de metodologias, processos e produtos que contribuam para a efetivação da educação ambiental nas escolas e comunidades dos três municípios.

Os projetos devem ser enviados por correio em envelope lacrado, com aviso de recebimento, ao Consórcio Candonga. O endereçamento deve ser deste modo:

Consórcio Candonga - Seleção de Projetos Ambientais

A/C: João Bosco Mesquita - Analista Socioambiental

Av. Caetano Marinho, 210 - Centro

CEP 35430-001 - Ponte Nova/MG

Só serão aceitas inscrições enviadas pelo correio, na forma descrita acima. Não será permitida a entrega de projetos pessoalmente.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de julho. O resultado da seleção será divulgado no mês de setembro. Para conferir o edital com todas as informações basta acessar o site www.candonga.com.br. Fonte: Ascom

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Oncologista Marcelo Pimenta fala sobre as perspectivas do Diagnóstico do Câncer



Estamos iniciando uma nova era, onde podemos ver o avanço do tratamento do câncer com base no genoma. O entendimento da biologia do câncer nos permite identificar indivíduos com risco de desenvolver alguns cânceres durante sua vida.

Segundo o dicionário, Genoma (conjunto de genes de uma espécie) é toda informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA, sendo responsável pelo estudo da reprodução, herança, variação e de aspectos relacionados à descendência.
Através deles podemos saber que as estratégias de diagnóstico e tratamentos precoces podem modificar o curso e interferir em tempo na doença. O grande avanço na cancerologia deve-se a estudos na biologia molecular, ou seja, na estrutura do genoma celular.

Com advento do Projeto Genoma (empreendimento tecnológico do mundo desenvolvido neste final de século, que tem como objetivo mapear todos os genes do genoma humano, bem como descrever a seqüência completa de todos os nucleotídeos que formam a longa hélice de DNA nos 23 pares de cromossomos humanos) iniciamos o século com informações de genes relacionados à saúde e doenças. Sabe-se hoje que mulheres com histórico familiar de câncer de mama têm 86% de chance de desenvolver este câncer ao longo da vida. O projeto também possibilitou grandes inovações nos tratamentos oferecidos a pacientes que sofrem desta doença, indo além da já conhecida quimioterapia.

O câncer ainda é um desafio para a ciência, porém como uma doença crônica degenerativa precisamos conviver, como aconteceu em épocas passadas, com a tuberculose e a hanseníase, que mesmo não exterminadas, são tratáveis. Estima-se que 40% da população terão em uma fase de suas vidas o diagnóstico de câncer. Motivo de alarme? Não, mas de prudência e cuidado.

Esta doença não é sinônimo de morte, para tal é preciso cuidados preventivos e o diagnóstico precoce é essencial, entretanto as visitas periódicas ao seu médico de confiança são importantes. A informação é o primeiro passo do tratamento. Não tema, previne-se! Fonte: Denise Silva

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Denúncia contra Joãozinho tem ‘absoluta improcedência’, conclui CP

A Comissão Processante/CP instituída, em 11/6, na Câmara/PN considerou a “absoluta improcedência” de denúncia do presidente do Diretório do PR, Rovilson Lara, contra o prefeito Joãozinho Carvalho/PTB. Com isso, foi para o arquivo o relato com supostos
indícios de irregularidade na contratação de shows e consultorias sem autorização legislativa. Os vereadores Jadir Buka/PP (presidente), José Osório/PSB (relator) e Divino Marcelino/PV (membro) consideraram que “o denunciante, possivelmente por falta
de entendimento correto da classificação funcional”, emitiu acusação “completamente equivocada” e “confundiu operações específicas com projetos e programas da administração”.

Segundo Rovilson, a aprovação da Câmara era necessária no caso da liberação de: R$ 20,6 mil para empresa coordenadora do Seminário Regional da Cachaça; R$8,4 mil para a Banda Lex Luthor no show da Caminhada da Paz; e R$35,6 mil para a organização do 1o PN Off Road. Segundo o relatório, a argumentação do PR “provavelmente revela desconhecimento também do conceito de operação de crédito”. De sua parte, o prefeito esclareceu, em 18/6, que os citados eventos eram previstos “com denominações e rubricas” no Plano Plurianual 2006/09, na Lei de Diretrizes Orçamentárias/09 e na Lei Orçamentária/09. Conforme a CP, as contratações “não são projetos nem muito
menos programas, mas estão neles incluídos, conforme demonstrado pelos documentos encaminhados pelo prefeito (...), não havendo que se falar em necessidade de abertura de crédito adicional especial por aprovação legislativa”. As conclusões devem ser votadas em plenário. Com apenas 19 dias de trabalho, a CP gerou polêmica, antes mesmo da investigação, considerando a denúncia como manobra do PR para “aparecer, já pensando na eleição daqui há 2 anos”. Na rua, Buka teria dito que tudo era “palhaçada” do dr. Rovilson e do dr. Taquinho (Linhares, ex-prefeito/PR).

‘Celeridade notória’

O presidente Rovilson divulgou nota estranhando a “celeridade notória,um tanto quanto espantosa”, da conclusão da CP, a qual “deu a impressão de ser ficção desde a sua instituição, pois foi aprovada por unanimidade, num plenário onde apenas um entre os 10 vereadores fiscaliza o prefeito”. Além disso, segundo a nota, o presidente Buka declarou “a todos os cantos da cidade” que o prefeito “não precisava se preocupar porque nada aconteceria contra ele. Ou seja, já iniciou uma apuração com a sua convicção formada, influenciando de forma notória a opinião pública”. Para a agremiação, “a argumentação final da CP baseia-se num entendimento de assessoria do presidente da Câmara, sabidamente “aliado” do prefeito. É um entendimento, e não uma decisão”. Com isso, o PR aguarda a instituição de outras Comissões similares “para apurar as demais denúncias protocoladas na Câmara”, bem como “a posição do Judiciário, que certamente atuará com imparcialidade e rigor”. Fonte: Folha de Ponte Nova

terça-feira, 6 de julho de 2010

Vacina H1N1 está disponível

A Secretaria Municipal de Saúde de Ponte Nova informa que encontra-se à disposição da população pontenovense, da faixa etária de 10 a 19 anos, a vacina contra a Gripe Influenza H1N1, Gripe Suína.

A vacinação poderá ser feita nos seguintes locais: Posto de Saúde do bairro Esplanada (PAM); nas dependências dos PSFs dos bairros Triaâgulo, Santo Antonio e do São Pedro.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

HNSD: sob nova administração


Na manhã do dia 1º de julho o Provedor da Irmandade do Hospital de Nossa Senhora das Dores, Mauro Sampaio, apresentou aos gerentes e coordenadores de setores a nova empresa que irá administrar o Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD. Trata-se da Multi Hospitalar Consultoria LTDA, da cidade de Muriaé, representada pelo Administrador Dickson Cavalher Rodrigues.

“Espero que Deus tenha atendido as minhas orações e me ajudado a arrumar uma pessoa para nos conduzir”, ressalta. Antes de fechar o contrato com a Multi Hospitalar, seis empresas haviam sido consultadas pelo Provedor.
Dickson Rodrigues, ao se apresentar aos gerentes e coordenadores enfatizou que a partir de agora “iremos trabalhar em sintonia, em conjunto” numa Gestão Participativa, sempre baseada no diálogo e nos pilares que conduzem a uma excelente administração: estrutura física, corpo clínico especializado e de qualidade, faturamento positivo e profissionais capacitados. O objetivo do HNSD, a partir de agora, será a satisfação dos clientes. “Hoje é o primeiro dia de um processo de crescimento”, finalizou Dickson. O Administrador terá assessoria permanente de outros profissionais da empresa, como assessores e consultores. A Multi Hospitalar é responsável pela administração de mais cinco hospitais, entre eles a Casa de Caridade Leopoldinense.Foto: Mauro (esq.)e Dickson. Fonte: Ascom/HNSD

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Representantes dos 3 Poderes vão ao TJ pedir juízes para a Comarca


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Cláudio Costa, recebeu hoje, 30 de junho, em seu gabinete, a visita de uma comitiva de Ponte Nova com representantes dos três poderes, que vieram relatar as dificuldades enfrentadas pelo sistema carcerário da comarca. Antecipando-se à exposição total dos fatos, o presidente declarou que já sabia da gravidade da situação e informou já estar à procura de soluções para resolvê-la no curto prazo.

A juíza diretora do Foro e titular dos Juizados Especiais, Adriana Fonseca Barbosa, expôs dados da comarca, que, segundo ela, exigem urgente criação de uma Vara de Execuções Criminais (VEC). Adriana explicou que a falta de um juiz e de servidores para a Execução Criminal inviabiliza o atendimento dos 814 presos que estão atualmente no sistema penitenciário de Ponte Nova.

A promotora criminal, Liliale Ferrarezze, manifestou sua apreensão com a atitude de alguns presos que, segundo ela, estão apresentando sinais de irritação ao constatar que os benefícios a que teriam direito pela lei não estão sendo aplicados.

Cláudio Costa manifestou sensibilidade e disposição em resolver o problema e esclareceu que, a curto prazo, a instalação de uma vara é totalmente impossível, em virtude do período eleitoral vigente. O presidente apresentou uma solução momentânea possível: a formação de um mutirão para atualizar todos os procedimentos penais da comarca, a exemplo do que foi realizado em Varginha e em Vespasiano. Ele afirmou também que já fez contato com a desembargadora Jane Silva, que deverá coordenar esse mutirão, e que uma Portaria nesse sentido será publicada nos próximos dias.

A solução apresentada pelo presidente do TJMG foi recebida, favoravelmente, por todos os participantes da comitiva. O prefeito de Ponte Nova, João Vidal Carvalho, manifestou confiança no líder do Judiciário mineiro e se colocou à disposição do Tribunal de Justiça no que for necessário, inclusive para firmar eventual parceria.

Também o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Ponte Nova, Luiz Ângelo Ferreira do Nascimento, expressou o desejo de continuar colaborando com o Tribunal na solução do problema.

Além das autoridades mencionadas, participaram da comitiva: o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Raimundi; o conselheiro estadual da OAB Francisco Cunha; o diretor do complexo penitenciário, Rafael Bargas de Queiroz; o chefe da Defensoria Pública, Rodolfo Alves Costa; o assessor chefe de gabinete da Subsecretaria de Administração Prisional, Samuel Marcelino de Oliveira Júnior; o diretor presidente do Departamento de Apoio às Subseções da OAB, Adriano Cardoso Silva; o advogado Alexander Barroso Siqueira Neto, presidente da Comissão Especial de Acesso à Justiça e Modernização do Judiciário da OAB; a defensora pública Ana Luiza Bracarense; o promotor Joaquim José; o delegado regional João Otacílio; e o representante da Polícia Militar, capitão Jaime Alves da Silva. O desembargador Wander Marotta acompanhou a visita. Fonte: Ascom/TJMG

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Café sobre Liderança


A ACIP/CDL e o Sebrae/MG realizaram ontem (30/6) mais uma edição do Café com Ideias. Com o tema “Liderança nas Pequenas Empresas”, os participantes receberam informações como os tipos de líder e seus perfis, as habilidades e atitudes de um líder para condução da equipe e a liderança nos dias atuais. A instrutora foi a psicóloga Carmen Rosana Carrijo Kotnick, especialista em Recursos Humanos, com experiência em cursos e consultorias para o SENAI, SESC e SENAC. Com o objetivo de trazer informação e conhecimento, este evento da ACIP/CDL não tem custos para seus associados. Fonte: Ascom/Acip