terça-feira, 31 de agosto de 2010

Nutricionista do HNSD participa de Congresso em BH


A gerente do Serviço de Nutrição e Dietética/SND do Hospital Nossa Senhora das Dores/HNSD, a nutricionista Sirlane Ferraz, participou nos dias 27 e 28/8, em BH, do 1º Congresso de Nutricionistas de Minas Gerais, I CONUT/MG. O tema discutido foi: Valorização Profissional a Serviço de uma Sociedade Sustentável.

“O evento abordou diversos temas relacionados à profissão, com programação diversificada e interessante”, ressaltou Sirlane Ferraz, que completou: “achei o contato com outros profissionais muito válido para troca de idéias e melhoria na execução do meu trabalho. A visão de "sociedade sustentável” ainda é muito limitada por todos e neste Congresso pude perceber que o profissional nutricionista tem muito a fazer para colaborar com a preservação do meio ambiente através de práticas simples que, certamente irei repassar aos colaboradores do Serviço de Nutrição e Dietética do HNSD”, finaliza.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ronaldo Vasconcellos conhece sistema de biodigestores da Fazenda Nossa Senhora da Conceição


Na manhã desta quarta-feira (25), o candidato a deputado estadual e presidente do Partido Verde de Minas Gerais, Ronaldo Vasconcellos visitou a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, situada no município de Ponte Nova.

A principal intenção foi rever um antigo amigo: Domingos Lanna, e ainda, conhecer na prática o funcionamento do sistema de biodigestores implantado em sua propriedade.

“O biogás produzido na fazenda de Domingos Lanna a partir da decomposição /fermentação de resíduos dos porcos é uma interessantíssima fonte de energia renovável que, ainda hoje, é negligenciada por alguns produtores rurais”, lembrou Vasconcellos.

Professor e ambientalista atuante, Ronaldo teve a oportunidade de conhecer o funcionamento da granja e acompanhar de perto todo o processo de obtenção de gás combustível utilizado para gerar energia elétrica na fazenda.

Mais do que possibilitar à propriedade rural autosuficiência energética, as unidades de biodigestores proporcionam redução dos impactos que os detritos dos animais causam ao meio ambiente.

“Além de empreendedor bem sucedido, Domingos é também um cidadão consciente e preocupado com as causas ambientais”, ressaltou Vasconcellos, que demonstrou estar imensamente satisfeito com a visita à Fazenda Nossa Senhora da Conceição. Fonte: Deborah Monteiro.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Oficina para implantação da Lei das Microempresas na AMAPI


A AMAPI, em parceria com o Sebrae, realiza na sede da Associação, nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27 de agosto, Oficina de Municipalização e Diagnóstico da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPE) com o objetivo de agilizar a implantação desta Lei nos municípios da Região para que as pequenas empresas possam ter tratamento diferenciado e desfrutar dos benefícios disponíveis para dinamizar este tipo de empreendimento.

A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas foi sancionada em 14 de dezembro de 2006 e precisa ser adequada pelos municípios para entrar em vigor. Entre as cidades de abrangência da Microrregião do Vale do Piranga, apenas Ponte Nova, Guaraciaba, Rio Doce, Santo Antônio do Grama e Abre Campo já fizeram “o dever de casa” e podem propiciar o ambiente legal adequado para o crescimento dos empreendimentos de menor porte em suas cidades.

Durante abertura da Oficina, o secretário executivo da AMAPI, José Adalberto de Rezende explicou que o objetivo da Associação ao promover este evento é capacitar os funcionários e prestadores de serviços do Poder Público Municipal para que estes possam estar cada vez mais qualificados e ampliem o foco de atuação.
“Estamos abertos para receber as demandas do funcionalismo neste sentido e para realizar estas capacitações é fundamental também termos parceiros sérios, como o Sebrae, que sempre é acessível à AMAPI e já realizou com a gente outras parcerias bem sucedidas como os Seminários de Compras Governamentais e Elaboração de Projetos, realizados em 2009”, declarou o secretário executivo da AMAPI.

O técnico do Sebrae, Cláudio Gontijo, disse que a expectativa ao final da Oficina é que os representantes dos municípios elaborem uma minuta para aprovação e adequação da Lei á realidade das cidades, o que só vai contribuir para dinamizar o comércio destas localidades.

A oficina, que tem duração de 16 horas, está sendo ministrada pelo contador e consultor do Sebrae, Alexandre Rabelo, que pretende, juntamente com os representantes dos municípios, fazer a composição da Lei Geral das Microempresas. Durante sua explanação, o consultor do Sebrae explica sobre a importância das MPE para o Desenvolvimento do Brasil, tamanho e participação do segmento dos pequenos empreendimentos no cenário econômico nacional, principais problemas enfrentados, o que está sendo feito para mudar esta realidade, o conteúdo da Lei, além de exemplos de aplicação da Lei Geral Municipal. Fonte: Denise Silva

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Câmara e Codema realizam audiência sobre laticínio Porto Alegre em Anna Florência

Câmara e Codema realizam audiência sobre laticínio Porto Alegre em Anna Florência

A Câmara/PN, através de sua Comissão de Meio Ambiente, e o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente/Codema realizaram (24) audiência pública para debater a implantação de unidade industrial do Laticínios Porto Alegre no bairro Anna Florência. A audiência aconteceu na Escola Municipal Dr. Luiz Augusto e serviu para esclarecer dúvidas sobre o projeto do laticínio.

O vereador José Mauro Raimundi/PP, abriu os trabalhos dizendo que a audiência foi convocada “a partir de solicitação de moradores preocupados com o impacto da implantação da unidade industrial.“

Mais de 50 pessoas, entre moradores, autoridades e representantes do empreendedor compareceram ao evento coordenado pelo presidente do Codema, Ricardo Motta. Também participaram os vereadores Halaor Xavier (PSDB) e José Osório(PSB), da Comissão de Meio Ambiente da Câmara e Divino dos Anjos(PV).

O secretário de Planejamento, Guilherme Castanheira, representou o Prefeito Joãozinho de Carvalho e disse que: “A empresa estava propensa a ir embora de Ponte Nova e o governo municipal realizou esforços para impedir. Conseguimos e hoje temos a certeza de que o empreendimento será fundamental para uma nova etapa no desenvolvimento do município, principalmente para geração de emprego e renda”.
A Gerente de Qualidade do Laticínios Porto Alegre, Fabrícia Guimarães Carneiro, técnica em Laticínios, fez apresentação sobre a história da empresa instalada na Rasa, em 1994, e depois se expandiu para uma unidade na cidade de Mutum em 2006.

Em seguida, Artur Torres Filho, da Engenho Nove Engenharia Ambiental, responsável pelo licenciamento e implantação do projeto do tratamento de efluentes e monitoramento, explicou o funcionamento da indústria, dizendo que não existe perigo contaminação das águas do ribeirão dos Oratórios e muito menos de contaminação atmosférica.

Alguns moradores solicitaram esclarecimentos. Entre eles a garota Monique Vianna Barbosa, que reivindicou dos empreendedores a oportunidade de emprego. “Todas as empresas querem pessoas experientes, mas se não nos derem oportunidade de trabalho, como vamos adquirir experiência?”, disse Monique que foi aplaudida.

O presidente do Codema assinalou como ponto básico para evitar futuros confrontos, a realocação dos moradores da Colônia Pedro Paulo e da rua que dá acesso ao bairro e foi além: “Precisamos criar mecanismos legais, através do Plano Diretor, para proibir qualquer edificação para assentamento humano, desde o Frigorífico Saudali até a área da implantação das futuras indústrias, uma vez que será instalada também uma fábrica de rações ao lado do laticínio”.

O advogado e Assessor Legislativo, Ednei dos Santos, pediu compromisso do empreendedor para resolver a realocação das famílias, “se o poder público não resolver”. Guilherme Castanheira disse que o bairro terá 50 novas residências que serão construídas pelo PAC e garantiu a preferência para estas famílias, que são 10.

O empresário João Lúcio Barreto Carneiro, proprietário de Laticínios Porto Alegre, garantiu a implantação de 150 novos empregos na indústria e prometeu arranjar oportunidade para o primeiro emprego. “Não são apenas 150 empregos, mas novos fornecedores (produtores rurais) que entregarão leite, criando uma cadeia de produção, o que permite que o dinheiro fique na própria cidade, criando mais chances de progresso”, acrescentou João Lúcio.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Caminhada pela Paz será domingo

A Coordenação do Movimento pela Paz e a Não-Violência/Movpaz de PN convida a comunidade para a 9a Grande Caminhada pela Paz, a partir das 16h de 29/8, com concentração nas imediações da ponte da Barrinha/Centro e percurso à beira-rio até a praça de Palmeiras, ao som da Banda Lex Luthor e da cantora Márcia Porto. “Vista a camisa da paz por cima do seu coração e venha caminhar com a gente. Experimente esta emoção!” Este é o slogan do evento, que tem diversas parcerias e apoio da Prefeitura/PN.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dia da Limpeza Urbana marca conscientização ambiental

O Dia da Limpeza Urbana é comemorado em 27 de agosto e faz parte do calendário ecológico nacional. A data serve para conscientizar a população sobre a importância de se manter as cidades limpas, independente da época.

Para contribuir com essa sensibilização, o Consórcio Candonga apoiou a implantação da Coleta Seletiva de lixo na cidade de Rio Doce, em dezembro de 2009. A iniciativa também contou com a parceira de alunos e funcionários das escolas locais, Prefeitura, Polícia Militar, Feam e Codema.

Ao todo, 110 lixeiras foram implantadas em toda a cidade com as cores verde (para lixo reciclável), marrom (lixo orgânico) e cinza (lixo não reciclável ou rejeitos. Todos os dias é recolhido, em média, meia tonelada de lixo, que é levado para a Usina de Reciclagem. Depois de separados, os rejeitos são aterrados em uma área controlada. Com o lixo orgânico é feito adubo. Já o material reciclável é vendido e o dinheiro arrecadado é destinado para a Sociedade São Vicente de Paulo do município.

Para Rodrigo Paiva Ribeiro, da Prefeitura de Rio Doce, o apoio do Consórcio Candonga foi fundamental para a conclusão da ação. “O Consórcio foi um parceiro fundamental na estruturação da Coleta Seletiva, pois tivemos o apoio de um analista socioambiental para nos orientar na implantação do projeto”, explica. “Mas temos que sensibilizar ainda mais a população, mostrando o quanto é importante não jogar lixo nas ruas”, completa Rodrigo.

Além desse projeto, o Consórcio Candonga investe em ações de conscientização em relação ao Meio Ambiente, com trabalhos no Programa de Educação Ambiental desenvolvido em Rio Doce e em cursos de capacitação para professores, agentes comunitários e oficinas com os alunos. Em outubro, o Consórcio também promoverá a 3ª gincana ecológica, que trata de questões de redução, reaproveitamento e reciclagem de materiais, dentre outras ações.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Proerd diploma estudantes

A 21ª Companhia da Polícia Militar promoveu em 12/8, na quadra coberta da EM José Maria da Fonseca/Centro, mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência/Proerd.

Diplomaram-se 450 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental de diversas escolas municipais, estaduais e privadas, com entrega de medalhas aos vencedores do Concurso de Redação sobre o tema do curso. Durante 6 meses, os alunos receberam instruções do cabo José Flávio de Oliveira.

O major Adilson Moreira, comandante da PM/PN, frisou a importância da parceria das escolas na prevenção e no combate às drogas. “O Proerd é relevante fator de inclusão social, orientando nossas crianças e preparando-as para o futuro”, falou Ana Maria Gomes, diretora da Superintendência Regional de Ensino. Representando os diretores da rede municipal, Miriam Aparecida de Carvalho Silva, da EM Dr. Otávio Soares, exaltou o projeto como auxiliar das escolas e das famílias na formação das crianças e adolescentes.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Inédito: Ponte Nova é ouro no JEMG em Patos de Minas


Na manhã de ontem (19/8), a Prefeitura de Ponte Nova realizou cerimônia solene na Escola Municipal Senador Miguel Lana, para homenagear alunos-atletas daquele educandário que tiveram brilhante participação na fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais, realizada em Patos de Minas, no período de 11 a 14/8.

O homenageado principal foi o jovem Gustavo Ramos Severino, 14 anos, campeão de atletismo, nas provas do Hexatlo, que se classificou para as Olimpíadas Escolares, em Fortaleza, no período de 10 a 19/9.

Acompanhado de sua família (pai, José Roberto Anastácio Severino; mãe, Eva de Paula Ramos e quatros irmãos) Gustavo recebeu uma Placa de Honra ao Mérito entregue pelo prefeito Joãozinho de Carvalho, pela Diretora da Escola Maria Auxiliadora Simplício Tonhela, pelos secretários Gilberto Santana (Educação) e Gilson José de Oliveira (Cultura, Esporte, Lazer e Turismo).

A programação constou de apresentação de números artísticos realizados por alunos da Escola: Max Xavier (5º ano) interpretou a música “Cuida de Mim”; seguido de apresentação de dança por alunas da mesma série.

Em seguida à execução do hino nacional, Marinho Filho da Silva, secretário da unidade escolar, realizou vigoroso pronunciamento religioso, citando diversas bíblicas.

Em seus discursos as autoridades presentes enfatizaram a necessidade de se elevar os investimentos no setor de formação esportiva de base, dando condições de os jovens de menor poder aquisitivo terem acesso aos instrumentos públicos de melhoria da qualidade de vida.

A Diretora Auxiliadora Simplício destacou o trabalho pedagógico da Escola, executado por profissionais gabaritados e a participação da comunidade escolar.

A Professora de Educação Física, Sonia Guimarães, responsável pelo treinamento do jovem campeão e a vitoriosa equipe da Escola enfatizou a vitória, fazendo comparações sobre a melhor estrutura de outras escolas que estiveram competindo em Patos de Minas. Ela agradeceu o apoio de todos, especialmente da Prefeitura, e se colocou à disposição Poder Público para contribuir no processo de ampliação das políticas públicas do setor.

Gilson Oliveira, secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, parabenizou a conquista. E o secretário de Educação Gilberto Santana falou sobre as realizações do governo municipal na área de educação, e garantiu a manutenção e ampliação de parcerias no setor. Ele anunciou a implantação de aulas de música na Escola, em breve, com o objetivo de ampliar a inclusão social.

O Presidente da Câmara, José Mauro Raimundi, parabenizou a conquista de Gustavo e os demais membros da equipe escolar, e destacou a necessidade de o Município, em parceria com a iniciativa privada, alocar mais recursos no setor de esporte escolar.

Representando a Superintendência Regional de Ensino, o educador Paulo Roberto dos Santos, membro da equipe organizadora local e regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, destacou a evolução da competição, seu caráter socializante, de formação humana, e enalteceu o valor das parcerias no Município.

A Diretora do Colégio Salesiano Dom Helvécio, Telma Vidigal, agradeceu o convite, e anunciou que a unidade de ensino salesiana está de portas abertas para a Escola campeã e para a prefeitura no sentido de se executar e ampliar projetos sociais.

O Prefeito Joãozinho de Carvalho salientou que aquele era um dos momentos mais felizes de sua vida, pois via na cerimônia a força da vida e o desejo de uma sociedade ocupar seu espaço através do esporte e da cultura. Informou que o Governo Municipal tem feito muitas realizações e que junto de sua equipe não medirá esforços para alavancar ainda mais o setor de esporte, da educação e da cultura em Ponte Nova.

Dentre outras autoridades presentes, realce para o Cabo PM, Flávio Oliveira, Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência; Andreíza Amâncio, Coordenadora do CRAS, e a Fabiana Alexandra Amorim, Enfermeira do PSF do bairro São Pedro.

Outros atletas da escola que se destacaram na fase estadual dos Jogos Escolares estavam presentes: Wesley de Souza Pereira, medalha de prata no salto em distância; Thamires dos Reis Moreira (peteca e lançamento de disco); Jaqueline Cristine Vitorina (peteca e salto em distância); Tainara Faustino Ferreira (200m rasos); Nayara de Paula Pereira (salto em altura); Gabriela Paula dos Santos (peteca) e Maicon Douglas R. Souza (lançamento de dardo). Na foto, Gustavo recebe placa do prefeito sob olhares de José Mauro. Fonte: Ascom/PMPN c

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Presidente da Câmara pede extensão da UFV ao ministro Dulci


O vereador José Mauro Raimundi/PP encontrou, em 14/8, na cidade de Ouro Preto, com o ministro Luiz Dulci, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Entre os assuntos abordados o vereador reiterou pedido de atenção especial no projeto de instalar em Ponte Nova extensão da Universidade Federal de Viçosa.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Em outubro o 1º Festival da Música Ecológica

Numa promoção conjunta entre a Prefeitura/PN através das secretarias municipais de Meio Ambiente e Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, e o Codema será realizado nos dias 8 e 9 de outubro, no salão social do Esporte Clube Palmeirense, o I Festival da Música Ecológica – FESTIECO.

A promoção fará parte da programação alusiva ao 144º aniversário de Ponte Nova, da Semana da Ecologia, contará com o apoio da Organização Ambiental Puro Verde (Ponte Nova) e Codema e Ambiente Brasil (da cidade de Viçosa). O FESTIECO tem por principal objetivo estimular a produção musical com ênfase na ecologia.

Os trabalhos concorrentes ao I FESTIECO devem ser inéditos, criados em qualquer gênero musical. Cada concorrente poderá concorrer com o máximo de três músicas.

Inscrição e Premiação.

O I FESTIECO concederá R$ 4500,00 em prêmios, sendo assim distribuídos: 1º lugar, R$ 2 mil, 2º lugar, R$ 1,5 mil e 3º lugar, R$ 1 mil, mais troféu.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de setembro de 2010, nos seguintes locais: Semcelt (Avenida Caetano Marinho, 91- Centro Histórico e na sede do Codema (Avenida Ernesto Trivellato, 158/Triângulo) ou pelos Correios.

Os recursos financeiros para a realização do I FESTECO são oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, da Prefeitura de Ponte Nova e demais patrocinadores. Fonte: Ascom/PMPN

terça-feira, 17 de agosto de 2010

CODEMA FARÁ AUDIÊNCIA SOBRE LATICÍNIO

A Câmara Municipal, através da Comissão de Meio Ambiente, e o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), em atendimento a legislação municipal, estão convocando audiência pública para debater a implantação de unidade industrial do Laticínios Porto Alegre no bairro Anna Florência.
O objetivo é esclarecer à comunidade sobre impactos decorrentes da implantação do laticínio e ouvir opiniões e esclarecer dúvidas, além de colher sugestões.
O empreendedor deverá providenciar uma apresentação do plano de controle ambiental do empreendimento. A audiência será dia 24 de agosto, ás 19:30 horas, na Escola Municipal Dr. Luiz Augusto no bairro Anna Florência.
A obra do Laticínio Porto Alegre já esta com a terraplanagem pronta e iniciando as obras de construção. Fonte: Ascom/Câmara

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Denunciado no MP ‘impacto ambiental’ de jet-ski, lancha e barco no lago da PCH/Brecha

Moradores de Guaraciaba entregaram em 3/8 ao promotor de Justiça Umberto Bizzo, curador do Meio Ambiente do Ministério Público/MP da Comarca/PN, representação - na forma de abaixo-assinado - apontando “sérios impactos ambientais” no lago formado, no rio Piranga, pela Pequena Central Hidrelétrica/PCH da Brecha, por contra de tráfego de jet-ski, lanchas e barcos. A circulação destas embarcações seria responsável pela aceleração do assoreamento do lago, com desmoronamento de barrancos, provocando ainda sumiço de peixes. Os moradores reivindicam vistoria por parte de técnicos da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Sustentável Supram/Zona da Mata/Fundação Estadual do Meio Ambiente na área do lago da PCH Brecha, principalmente no local denominado União, acima da comunidade Bananal. Querem ainda que a Promotoria de Justiça receba cópia do Plano Ambiental
de Conservação e Uso do Entorno/PACUE do reservatório. Medidas compensatórias
O documento ainda reivindica que o empreendedor seja notificado para informar providências em relação ao impacto nos barrancos próximos ao lago e sobre a ictiofauna, estabelecendo-se medidas mitigadoras e compensatórias que possam, de fato, propiciar melhoria da qualidade da água e preservar a ictiofauna. Em nota de 11/8, a
Novelis informou que não foi oficialmente notificada sobre a representação. “Os aspectos técnicos sobre o empreendimento serão contemplados no processo de renovação da licença de operação da PCH Brecha, que se encontra em tramitação junto ao órgão ambiental competente, a Superintendência Estadual de Meio Ambiente/Zona da Mata”, conclui a nota divulgada na FOLHA DE PONTE NOVA de 13/8.

domingo, 15 de agosto de 2010

A opinião em 2 tempos

1º tempo: bons eventos na Praça

Ponte Nova está movimentada neste final de semana em razão da realização de diversos eventos culturais. E o palco escolhido pelos organizadores foi o mesmo: a Praça de Palmeiras.

Na quinta-feira (12) tivemos o encerramento da 5ª edição do Bar, Boteco & Cia. O festival gastronômico é um resultado da parceria entre a Acip, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicato do Comércio Varejista com apoio da Prefeitura e várias empresas.
Termina hoje (15) o Encontro Nacional de Motociclistas. A estrutura está bem montada e numa rápida passagem pelo local pude “matar a saudade” do passado ouvindo diversas canções que marcaram os anos 80.

Merece destaque, também, a programação do 1º Festival de Teatro de Ponte Nova que teve início em 12/8 e vai até 21/8 com oficinas de dramaturgia e palestras.

Para encerrar, tivemos na manhã de hoje as apresentações das bandas do Colégio Salesiano Santa Rosa/Niterói/RJ e da União Sete de Setembro. Todos gratuitos. Parabéns ao Executivo por acolher estes parceiros.

2º tempo: IPTU Premiado

O prefeito Joãozinho Carvalho/PTB foi inteligente ao criar projeto de lei incentivando a arrecadação municipal. Criou o IPTU Premiado para recompensar o proprietário de imóvel que pagar em dia o imposto predial. Na Câmara, os vereadores aprovaram a proposta incluindo uma emenda na qual estende o prêmio, também, aos inquilinos.

No entanto, Joãozinho vetou alegando que a emenda contraria o Código Tributário Municipal e as práticas da Secretaria Municipal de Fazenda “uma vez que em caso de notificação de lançamento, a cobrança administrativa ou judicial quem é notificado é o proprietário do imóvel”.
Já os vereadores derrubaram o veto argumentando que não faz sentido o inquilino pagar o imposto e ver o prêmio ser entregue ao proprietário.

Um radialista disse em seu programa que Joãozinho está certo e que os vereadores votaram de maneira “populista” em época de eleição.
Não concordo. Ora, se o proprietário quiser concorrer que pague então o IPTU.

sábado, 14 de agosto de 2010

Ronaldo Vasconcellos visita o Ministério Público

Nesta quarta-feira (11), o candidato a deputado estadual e presidente do PV-MG, Ronaldo Vasconcellos fez visita de cortesia ao Ministério Público. Na ocasião, o candidato pevista conheceu as novas instalações do órgão e teve uma agradável conversa, sobre assuntos diversos, com o promotor de justiça, Galba Cotta de Miranda Chaves.

Já no escritório regional do Partido Verde, o candidato recebeu as educadoras Edivânia Cristina Oliveira, Elesandra Martins Lopes Sodré, do município de Oratórios, o microempresário viçosense, Arlindo Custódio Viana e também, o auxiliar de enfermagem aposentado, Zé Enfermeiro.

Ainda no escritório, Ronaldo Vasconcellos conversou com o vice-presidente do Partido Verde de Matipó, jornalista e publicitário, Antônio Augusto Magalhães Barbosa e com o fundador do PV em Paula Cândido e ex-secretário de saúde do município, Cleverson Roque Coutinho

Também na sede do PV, o presidente estadual do Partido esteve com os vereadores de Guaraciaba, Haniel Barbosa de Araújo e Dirce Arlindo Veloso. Fonte: Déborah Monteiro

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Judicialização da Saúde em discussão na AMAPI

Com o tema “O Município e a Judicialização do Direito à Saúde”, aconteceu ontem, 12/8, no auditório da Amapi, o 1º Seminário de Direito Sanitário. O evento reuniu prefeitos de vários municípios da Região, secretários de saúde, promotores, advogados, políticos, assessores jurídicos e da área da saúde.

O Seminário discutiu todos os lados envolvidos (Município, Ministério Público, Judiciário, usuários da saúde) na prestação de serviços de saúde com foco no município e no cumprimento das decisões judiciais na área da saúde e sua repercussão no orçamento público municipal.

Na parte da manhã, participaram do evento, o secretário municipal de Saúde de Ponte Nova, Tatau Dias, a diretora da Gerência Regional de Saúde, Fatinha Alves Costa, que abordou sobre o controle social do Sistema Único de Saúde, a defensora pública Maria Antonieta Leal Gurgel, enfocando sobre o papel do Judiciário na efetivação do Direito á Saúde e o assessor especial do Governo de Minas e especialista em Direito Sanitário, Onofre Ricardo de Almeida Marques, explicando sobre a evolução estatística das ações judiciais de aspecto sanitário.

Na parte da tarde, houve palestras sobre o Sistema Único de Saúde/SUS ministrada pelo psicólogo e conselheiro estadual de Saúde de Belo Horizonte, Thiago Augusto Campos Horta. Já o advogado e assessor jurídico municipal, Eyer Nogueira Neto debateu sobre a Judicialização da Saúde: a visão do município.

Em seguida, o advogado e assessor jurídico da AMAPI, Audrey Silveira Batista falou sobre o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana versus Princípio da Reserva do Possível. Fonte: Denise Silva

Arquidiocese de Mariana declara apoio a movimentos populares

A carta-compromisso do IV Fórum Social pela Vida, realizado pela Arquidiocese de Mariana, nos dias 29/7 a 1º/8, em Ponte Nova MG, com presença de 500 pessoas de mais de 50 municípios, declara apoio da Igreja a movimentos sociais e populares. Ela coloca 7 pontos centrais: manter o espírito profético da Arquidiocese, promover uma comunicação popular nos meios de comunicação da Arquidiocese e de suas paróquias, engajamento das lideranças em instâncias de participação popular, participação nas ações de conscientização política e social, compromisso com elaboração de políticas públicas para os municípios, incentivo à economia solidária e apoio efetivo aos movimentos sociais e populares presentes na Arquidiocese.

A Arquidiocese de Mariana, ‘comandada’ por Dom Luciano Mendes de Almeida por 18 anos, deu passos importantes no compromisso social. Evangelização e Promoção Humana passaram a caminhar juntas. Além de seu testemunho profético, ele motivou o surgimento de Escolas Famílias Agrícolas, oficinas e escolar para adolescentes em situação de risco, a organização das populações atingidas por barragens – com surgimento do MAB -, e de tantos outros segmentos massacrados pela classe opressora. É muito importante ressaltar que a Arquidiocese de Mariana tem áreas, como a Região Centro, cujo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano se equipara ao das áreas mais empobrecidas de Minas Gerais, e ainda convive com o coronelismo político, numa espécie de dinastia do Poder que passa de pai para filho.

Esse contexto levou diversas lideranças comprometidas, inclusive padres, ao engajamento político, com atuação bem sucedida de alguns deles na política partidária.
Com o falecimento de Dom Luciano em agosto de 2006, assumiu a Arquidiocese Dom Geraldo Lyrio Rocha, atual Presidente da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Embora contrário à candidatura de padres, ele afirmou que “Nossa Igreja, Sacramento do Reino, só realiza sua missão aberta para o Mundo, para a realidade social, política, econômica e cultural, na qual estamos todos envolvidos”.

Para quem acredita numa Igreja engajada nas causas populares, o Fórum significou um momento peculiar e de esperança, já que Dom Geraldo pôde ouvir os apelos de várias lideranças por uma Igreja comprometida com as lutas do povo e pôde, ainda, declarar seu apoio aos lutadores: “Estou com vocês”, disse.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010


Começa hoje e vai até dia 22/8 o 1º FESTPON – Festival de Teatro de Ponte Nova. O objetivo é divulgar os grupos teatrais da cidade e incentivar o desenvolvimento das artes cênicas no município e na região. Além de apresentações teatrais gratuitas ao público, os ponte-novenses poderão participar das oficinas artísticas e palestras culturais que farão parte da programação. Grupos mineiros também farão parte do Festival como forma de promover o intercâmbio cultural.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Câmara e Codema convocam audiência sobre laticínio

A Câmara Municipal, através da Comissão de Meio Ambiente, e o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), em atendimento a legislação municipal, estão convocando audiência pública para debater a implantação de unidade industrial do Laticínios Porto Alegre no bairro Anna Florência.

O objetivo é esclarecer à comunidade sobre impactos decorrentes da implantação do laticínio e ouvir opiniões e esclarecer dúvidas, além de colher sugestões.
O empreendedor deverá providenciar uma apresentação do plano de controle ambiental do empreendimento.

A audiência será dia 24 de agosto, ás 19:30 horas, na Escola Municipal Dr. Luiz Augusto no bairro Anna Florência. Fonte: Ronaldo Fernandes

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Festividade reúne moradores do Pacheco e servidores da saúde


A Coordenadoria do Projeto de Práticas Corporais de Atividades Físicas para Cidadãos da 3ª Idade, vinculada à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ponte Nova, sob a coordenação de Fernanda Soares Quaresma, em parceria com o núcleo do Programa Saúde da Família, do bairro do Pacheco, realizou na sexta-feira (6/8), no salão paroquial da Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Pacheco), uma festa agostina que contou com maciça participação.

Com todos os participantes vestidos à caráter, o festejo além da tradicional quadrilha, teve canjica doce, refrigerante, pipoca, cachorro quente e outras brincadeiras.

“Foi uma manhã de ótima integração. Os trabalhos do Projeto de Atividade Física que são realizados de forma integrada com os PSFs têm alcançado um grande resultado. Cada vez mais sentimos a união, a vontade e a força do grupo de fazer acontecer diferentes e socializantes atividades. No caso do Pacheco temos que ressaltar a participação de todos os colaboradores, especialmente o empenho da professora Melina e do estagiário Rodrigo, componentes da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF”, enfatizou Fernanda Quaresma. Fonte: Ascom/PMPN

segunda-feira, 9 de agosto de 2010


A enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar/CCIH e do Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiologia/NUHVE do Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD, Vanessa Granato, foi convidada pela Gerência Regional de Saúde de Ponte Nova/GRS, via Secretaria de Estado da Saúde/SES, para participar de curso sobre a Influenza Pandêmica H1N1 2009. O evento, ocorrido na tarde do dia 5 de agosto, foi no auditório do Sindicato Rural de Ponte Nova.

O objetivo foi atualizar os profissionais de saúde sobre a Influenza H1N1 (Gripe A) fazendo um comparativo através do relato de casos ocorridos nos anos de 2009 e 2010, sendo que, em 2010, houve diminuição das incidências da Gripe A. A Secretaria Estadual da Saúde acredita que um dos fatores relevantes que permitiram esta diminuição foi a resposta positiva à vacinação contra o vírus da Influenza A H1N1.

Outros assuntos também foram abordados na vídeo conferência: medidas de precaução e controle, apresentação do Protocolo de Influenza A H1N1, manejo clínico e informações adicionais sobre a Ficha de Notificação deste agravo. Fonte:Ascom/HNSD

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ronaldo Vasconcellos encontra-se com lideranças políticas e civis


Em visita semanal a Ponte Nova, o candidato a deputado estadual e presidente do Partido Verde em Minas Gerais, Ronaldo Vasconcellos recebeu no escritório regional do PV, membros do “Tempo é Vida”. O Instituto está em processo de reconhecimento como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, OSCIP – trata-se da primeira lei votada por Vasconcellos enquanto deputado federal. O Instituto tem, dentre outros projetos, o de construção de uma Casa de Repouso. Como bom entendedor de OSCIPs e reconhecendo que a população pontenovense necessita da concretização de um projeto inovador, voltado para idosos, o presidente do Partido Verde se dispôs a colaborar no processo de reconhecimento do Instituto Tempo é Vida.

Também no escritório do Partido, o candidato a deputado estadual recebeu as visitas do presidente do PV de Santa Cruz do Escalvado, Eduardo de Lanna Passos e do presidente do PV de Acaiaca, Joel Ferreira.

A vice-presidenta da Organização Não- Governamental Núcleo de Apoio Assistencial do Triângulo e Adjacências, Dorothéia Nirney Gonçalves e voluntárias da ONG também foram recebidas por Ronaldo.

Ainda no escritório do PV, Vasconcellos foi convidado pelo diretor do Núcleo Artístico Educacional- NAED, Emerson de Paula a participar da abertura do I Festival de Teatro de Ponte Nova, FESTPON. De pronto, Ronaldo agradeceu e aceitou o convite, que certamente vai entrar para o calendário cultural da cidade.

Já na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ronaldo conversou com o gestor pevista Édson Leite, especialmente, sobre as diversas verbas liberadas por Ronaldo para melhorias ambientais no município. De lá, seguiram para o Parque Municipal Tancredo Neves (Passa-Cinco), onde juntos, observaram as lagoas, os viveiros, as espécies nativas, a Escola Ambiental e demais construções. Ronaldo, que no passado, liberou verba federal para execução de melhorias no Passa-Cinco pretende investir muito mais para que o Parque não se resuma a 50 hectares de floresta abandonada que delimitam o Complexo Penitenciário de Ponte Nova.

Em Oratórios, o candidato pevista prestigiou, na companhia de lideranças políticas, a abertura da XIII Exposição Agropecuária, com a eleição da garota AGROFEST. Na foto, Ronaldo e Edson Leite, secretário de Meio Ambiente/PN. Fonte: Débora Monteiro

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Amapi promoverá Seminário de Direito Sanitário

De um lado há o direito à saúde coletiva e do outro o direito à saúde individual. É justo o Município, ao cumprir uma sentença judicial, gastar altos recursos para atender as necessidades médicas individuais em prejuízo do orçamento previsto para atendimento da coletividade?Por outro lado, pode o direito à saúde individual ser impedido usando o argumento de que não há recurso para atendimento de todos? Quais são os direitos e obrigações de cada uma das partes envolvidas?

Para debater esta e outras questões, a AMAPI promove, na quinta-feira, dia 12 de agosto, de 8h30min ás 17h, o Seminário de Direito Sanitário: O Município e a Judicialização do Direito á Saúde, que tem como público alvo os usuários do SUS, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, juízes, promotores, advogados, assessores jurídicos, comunidade médica.

O evento vai debater sobre o papel das várias partes envolvidas na questão da prestação de serviço de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com foco no município, cumprimento das sentenças judiciais na área da saúde e sua repercussão no orçamento público municipal. Informações adicionais podem ser obtidas pelo (31)-3881-3408. Fonte:Ascom/Amapi

terça-feira, 3 de agosto de 2010

DMAES cadastra no Ministério das Cidades obras num total de 30 milhões

A notícia veio da Assessoria de Comunicação e agora, nos resta ficar na torcida.

Aconteceu entre os dias 18 a 30 de julho o cadastramento de propostas para obtenção de recursos financeiros relativos ao Programa de Aceleração do Crescimento/PAC. O DMAES cadastrou projetos que, caso sejam selecionados e aprovados, garantirão grandes avanços na área de saneamento, o que possibilitará a oferta de serviços ainda mais eficazes prestados à população pontenovense.

Foram cadastrados os seguintes projetos, totalizando 30 milhões de reais:



· Construção de adutora de Água Tratada e Adutora de Água Bruta

· Construção de reservatório de Água Tratada em diversos pontos da Cidade

· Ampliação da Estação de Tratamento de Água

· Construção de Estação de Tratamento de Esgoto – ETE

· Construção de Interceptores de Esgoto Sanitário

· Plano Municipal de Saneamento Básico de Ponte Nova

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Inculturação no CSDH


Professores do Colégio Salesiano Dom Helvécio/CSDH participaram em 26/6 do Curso de Inculturação e Diversidade Cultural (proposta da Rede Salesiana de Escolas), ministrado pelas supervisoras Andreísa Camila Amâncio e Carla Brangioni e por Telma Vidigal/diretora-executiva do CSDH, traçando metas para a idealização de mais este grande projeto solidário. Na foto estão Telma Vidigal (2ª à dir., agachada) com as supervisoras Andreísa e Carla (esq., em pé) e os professores participantes do curso.