quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Secretárias recebem homenagem do oncologista Marcelo Pimenta


Focado em realizar um trabalho de constante humanização e integração entre seu quadro de colaboradores de Ponte Nova e Viçosa, o oncologista Marcelo Pimenta fez uma bela homenagem a todas as secretárias que trabalham na área de saúde em Ponte Nova e Viçosa, nesta quarta-feira, dia 29 de setembro. As colaboradoras receberam um lindo cartão, com os seguintes dizeres: “Neste local de trabalho, a prioridade do dia é você”.

“As secretárias cumprem papel importantíssimo em nossos consultórios, sendo responsáveis por boa parte da organização e do planejamento da nossa rotina diária. Vejo nesta data uma oportunidade de mostrar o quão significante são essas profissionais em nossas vidas”, explica Marcelo Pimenta.

“Achei interessante e adorei o cartão. É muito bom receber essa homenagem. Saber que nosso trabalho é reconhecido pelo chefe é muito agradável”, diz Nikaelen Alves, secretária do consultório do oncologista Marcelo Pimenta, em Ponte Nova.

“Gostaria de agradecer ao Dr. Marcelo Pimenta pela iniciativa. Todas as secretárias do Centro Médico Odontológico Guarapiranga aprovaram a excelente homenagem. Adoramos o cartão”, afirma Cláudia Borges Santos, secretária do ginecologista Emílio Garavini. Fonte: Diferencial Comunicação

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Acip prepara 15ª edição da campanha de Natal

A campanha de Natal da 2010 da ACIP – CDL irá sortear neste ano um total de 228 prêmios, avaliados em mais de R$ 77 mil reais. Em sua 15ª edição a ACIP – CDL irá distribuir 15 prêmios diferentes em cada sorteio.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Programação de hoje da TV Educar


O apresentador Luiz Raimundo de Oliveira entrevista hoje (28) no Programa Estação Cultural, pela TV Educar, o professor Irini Ribeiro. Na pauta, o projeto de revitalização do Municipal Atlético Clube/Triângulo.

Amanhã (29), o Padre José Luiz recebe, no Programa Ponto de Vista, o artista plástico e publicitário, Ademar Figueiredo, proprietário da Sinhá Flores. Na pauta, o Dia do Publicitário, a 5º Exposição de Flores e Orquídeas e Concurso Fotográfico.

Visite o novo síte da TV Educar: www.tveducar.com.br e acompanhe ao vivo a nossa programação. Veja, também, as principais reportagens apresentadas no Jornal Educar, a agenda cultural e participe de nossa enquete.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

2º Agita Saúde é realizado com sucesso


Centenas de pessoas estiveram presentes no II Agita Saúde, em 25/9, na Praça de Palmeiras, promoção da Secretária de Saúde da Prefeitura de Ponte Nova através da Coordenadoria do Projeto de Atividades Físicas e Práticas Corporais da 3ª Idade.

O evento teve por objetivo de estimular a prática da atividade física, sensibilizar e orientar a população em relação aos bons hábitos alimentares, além de trabalhar a auto-estima.

Em meio a muita alegria e descontração, o público participou de atividades físicas orientadas por alunos do curso de Educação Física, da UNIPAC Ponte Nova - alongamentos, caminhadas e danças.

Em 12 estandes montados na área multiuso da Praça, os participantes assistiram palestras sobre alimentação saudável, postura corporal, tabagismo, câncer bucal; fizeram monitoramento da pressão arterial, índice de massa corporal; participaram de brincadeiras e receberam brindes, em sorteios.

O 2º Agita Saúde comemorou o Dia Nacional do Idoso e contou com as parcerias do Dmaes, Faculdade Dinâmica (curso de Farmácia), Unimed e Hospital Arnaldo Gavazza Filho. Fonte: Ascom/PMPN

domingo, 26 de setembro de 2010

'Movimento Especial dos Sem-Teto de Ponte Nova’ segue ocupando terreno


O prefeito Joãozinho Carvalho e alguns assessores receberam, na tarde de quinta-feira (23), grupo de sem-casa que invadiu, naquela manhã, terreno municipal anexo às obras de construção de moradias no bairro Bom Pastor. Não houve conclusões sobre a decisão do grupo de cerca de 40 pessoas - principalmente, mulheres - de demarcar lotes, a despeito da decisão municipal de “não negociar sob pressão”, como informou, naquela data, a dirigente da Secretaria de Assistência Social e Habitação/PN, Valéria Alvarenga.

Uma das líderes da ocupação - Rosângela Aparecida Pires, 36 anos - disse em entrevista a Moura Cardoso/Rádio Ponte Nova, por volta das 17h, que não há “orquestração” nos rumos do autodenominado “Movimento Especial dos Sem-Teto de Ponte Nova”. Segundo ela, são principalmente mães solteiras da região dos bairros São Pedro e Palmeirense, que se cansaram de “viver pagando aluguel” e querem local para construir suas casas. “Eu gostaria de dar uma casa para cada necessitado, mas não posso”’ declarou o prefeito, salientando que seu governo se empenha em construir 400 moradias populares. “Entendo os interesses do grupo, mas se permanecer a ocupação tenho que encaminhar o caso à Justiça”, disse ele após a reunião. Fonte: Folha de Ponte Nova

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Afonso Reis e José Cunha, juntos, na TV Educar


Os comunicadores Afonso Reis e José Cunha foram os convidados do padre José Luiz no programa Ponto de Vista desta semana, pela TV Educar, em comemoração ao Dia do Radialista que é festejado no dia 21 de setembro.
José Cunha trabalhou em grandes veículos de comunicação do país como a Itatiaia, Bandeirantes, Tupi e Nacional. “Eu tive o dedo de Deus para me apontar o microfone do Oratório Festivo Dom Bosco na época em que estudava no Colégio Dom Helvécio”, comentou Cunha.
Afonso Reis comanda o programa Canal Reis todas as manhãs pela Rádio Ponte Nova, além de apresentar o GQN pela TV Educar. Em breve ele irá lançar, oficialmente, a rádio Geração Web.
Afonso Reis e José Cunha serão homenageados na Câmara Municipal no dia 30 de setembro. Os dois foram indicados para receber diploma numa homenagem ao Dia da Imprensa.
Apresentado pelo padre José Luiz, o Ponto de Vista vai ao ar às 21h pela TV Educar todas as quartas, com reapresentação as quintas, às 15 horas. O programa apresenta assuntos da atualidade, da política e da economia, através de entrevistas com convidados especiais.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Comerciantes debatem o projeto “Cidade Limpa”


O Café com Ideias desta quarta-feira (22/09) foi sobre o projeto “Cidade Limpa”, da Prefeitura Municipal de Ponte Nova, com o apoio da ACIP/CDL, Sindcomércio, DMAES, Bartofil e Laticínios Porto Alegre, entre outros parceiros. O projeto está sendo desenvolvido a partir de diversas ações, como a instalação de novas lixeiras no eixo central da cidade; panfletagem em comércios e residências; blitz; propaganda em diversas mídias e intervenções de atores da Cia Teatro de Bolso em locais específicos. O programa "Meio Ambiente em Atuação” terá ainda outras ações, como a reciclagem de pilhas e de baterias e também a de óleo de cozinha.

Empresários e lideranças da cidade se reuniram na Sala de Treinamento da entidade para ouvir a explanação de Edson Leite, secretário municipal de Meio Ambiente. Ele explicou detalhadamente sobre todos os processos de sua secretaria, como a limpeza, urbana, a coleta, a varrição e a capina nos cinco setores em que Ponte Nova está dividida. Edson focou também alguns pontos críticos de depósito de lixo nas ruas da cidade, que resultam na proliferação de ratos e vetores. Sobre a coleta seletiva, o secretário falou sobre os “3 R´s”: reduzir, reutilizar e reciclar. Cada unidade residencial ou comercial deve fazer a sua parte, separando pelo menos o lixo orgânico.

Com relação ao projeto “Cidade Limpa”, Edson Leite explicou que o seu objetivo é sensibilizar a comunidade no sentido de colaborar com a limpeza e manutenção de Ponte Nova. “A geração de lixo é absurda. O foco principal é na conscientização dos cidadãos e nós precisamos de lideranças e multiplicadores para que nosso projeto seja bem sucedido”, afirmou o secretário. Um dos assuntos mais debatidos no encontro foi sobre a colocação de lixeiras em pontos estratégicos.

“É preciso que haja uma mudança comportamental e nossos associados são peças fundamentais neste projeto”, afirmou Sérgio Marques Cordeiro, presidente da ACIP/CDL.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Consórcio Candonga divulga resultado de escolas selecionadas para desenvolver projetos ambientais

Ao todo, 12 instituições se inscreveram e três foram selecionadas para receber apoio financeiro em 2011

Três escolas receberão apoio do Consórcio Candonga em seus projetos de educação ambiental em 2011. Elas foram selecionadas por meio de um edital, dedicado especialmente a trabalhos que visam melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Confira as escolas contempladas pelo edital 002 – 2010/2011:

1º lugar: Escola Municipal Coronel João José – Rio Doce - 54 pontos

2º lugar: Escola Municipal Miquelina Martino Moreira dos Santos – Ponte Nova – 49 pontos

3º lugar: Escola Municipal Dom Bosco – Ponte Nova – 48 pontos

O processo de seleção, aberto em junho, teve o objetivo de captar projetos inovadores que contribuam para a efetivação da educação ambiental nas escolas e comunidades ligadas a área de atuação direta e indireta do Consórcio. Puderam se inscrever todas as escolas dos municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, além das municipais de Ponte Nova. Ao todo, 12 instituições se inscreveram no processo. Sete projetos foram indeferidos. Dos cinco deferidos, três foram selecionados.

Como em 2009, além do relatório da ação, também será emitida uma nota técnica geral e uma especifica a todas as escolas participantes. O relatório e as notas técnicas serão entregues no dia 27 de setembro. O Consórcio Candonga, juntamente com o Núcleo Artístico Educacional (NAED), entrará em contato com as escolas contempladas para marcar uma reunião que esclarecerá como serão conduzidos os processos.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Atores percorrem ruas do bairro Palmeiras pela limpeza da cidade


No sábado pela manhã (18/9), vários atores da Cia Teatro de Bolso, sob a direção de Airton Karran realizaram diversas intervenções teatrais, com foco na educação ambiental em ruas e avenidas do bairro Palmeiras, finalizando na Praça Cid Martins Soares.

Parceira do Projeto Cidade Limpa, em desenvolvimento pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ponte Nova, a Cia Teatro de Bolso, com atores e atrizes vestidos de palhaços e utlizando pernas-de-pau, chamaram a atenção das pessoas durante as duas horas em que percorreram os quarteirões das Avenidas Dr. José Mariano, Francisco Vieira Martins, Dr. Otávio Soares e Rua Assad Zaidan (camelódromo).

Cantando e entoando palavras de ordem, com orientações ambientalistas, por diversas vezes, a trupe abordou transeuntes e comerciantes, interagindo com os mesmos sobre a limpeza das ruas de nossa cidade.

"A participação dos atores é uma maneira de chamar a atenção para a necessidade de todos participarem da limpeza da cidade. As pessoas, às vezes inconscientemente, não percebem que prejudicam e muito a limpeza que nossa equipe de trabalho faz todos os dias. Hoje pela manhã, por volta de 7h30min, estive aqui na regiáo e nossa equipe de varrição tinha deixado as ruas todas limpas e em ordem. Voltamos agora com os artistas da Cia Teatro de Bolso e as ruas estão com muito lixo. Quem sujou? Quem varreu para fora de suas residências e comércios? Quem jogou o lixo no chão? Tenho certeza que não foi a equipe de limpeza da prefeitura. Os cidadãos têm que tomar muito mais consciência. Esta campanha e a participação dos atores é muito necessária", enfatizou o secretário de Meio Ambiente Edson Leite. Fonte: Ascom/PMPN

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Polícias de PN e região atuam em projetos preventivos

Autoridades policiais de Ponte Nova investem sistematicamente em atuação preventiva, principalmente em ações ligadas à comunidade escolar.

A Polícia Rodoviária Estadual, por exemplo, agenda blitze educativas, distribuição de folhetos e palestras em escolas durante a Semana Nacional de Trânsito, que será aberta amanhã, sábado (18/9), com o tema “O Cinto de Segurança e Cadeirinha”.

Em 10/9, em Acaiaca, instrutores da Polícia Militar vinculados ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência/Proerd ministraram palestras na EM Carmelita Martins Elias, tendo por tema “Viver sem Drogas”.

Na mesma data, em Rio Doce, houve a 2a Campanha de Conscientização e Prevenção contra as Drogas, com a PM mobilizando cerca de 300 pessoas em escolas locais e na Clínica Pravida/Santa Cruz do Escalvado.

Já a Polícia Militar de Meio Ambiente/PMMA prossegue, até 21/9 - Dia da Árvore, sua agenda de palestras em escolas e blitze educativas nas principais rodovias de PN e região. Fonte: Folha de Ponte Nova

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Consórcio Candonga realiza limpeza do Lago


Desde o dia 1º de julho, o Consórcio Candonga vem realizando a remoção de macrófitas aquáticas e outros detritos do lago da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves. Até o final do mês de agosto, já foram retirados 609 sacos de lixo, além de aproximadamente 12 mil m3 de macrófitas aquáticas.

O lixo retirado do Lago está sendo levado para a Usina de Reciclagem da cidade de Rio Doce. Já parte das macrófitas está sendo depositada nos plantios de mata ciliar, que é um trabalho realizado pelo Consórcio Candonga. Nesse caso, as macrófitas servem como fonte de água e nutrientes para as mudas. O restante do material será usado em pesquisa de compostagem e em etapas de recuperação de encostas, trabalhos também realizados pelo Consórcio nas margens do Lago.

“A limpeza do Lago é uma recomendação do Relatório Técnico do Programa de Monitoramento de Macrófitas Aquáticas no Lago da UHE Risoleta Neves. A retirada desse material é importante, pois seu acúmulo retém o lixo carreado pelo Rio Doce e obstrui a passagem de luz pela coluna d´água. Além desses fatores, esse material pode se acumular próximo ao barramento interferindo na geração de energia”, comenta Iolanda de Sena Gonçalves, analista socioambiental do Consórcio Candonga.

A retirada de macrófitas terminará no mês de outubro, porém a empresa contratada para realizar os trabalhos fará um monitoramento para limpeza minuciosa das margens até o final do mês de dezembro.



Segundo a analista socioambiental, com o trabalho de limpeza, nota-se um número muito elevado de lixo presente no Lago. “Isso reflete os hábitos dos moradores das cidades que margeiam o Rio Piranga e o Rio do Carmo. Por isso, é preciso que a população se conscientize sobre o descarte de seu lixo”, completa Iolanda.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Prefeito de Diogo de Vasconcelos não teme denúncias


O prefeito de Diogo de Vasconcelos, Aroldo Fernandes, em terceiro mandato e avaliado como o segundo melhor prefeito entre as administrações municipais do Vale do Piranga, segundo pesquisa interna da AMAPI, vêm a público informar e esclarecer à população que, desde a sua posse em 1º de janeiro de 2009, trabalha dia e noite, incansavelmente, para o benefício e melhoria dos serviços prestados à população.

Aroldo lamenta a perseguição eleitoreira que vem sofrendo por parte de quatro vereadores, que no intuito de prejudicá-lo, estão no fundo prejudicando o povo de Diogo, pois eles foram eleitos para trabalhar pelo povo e deveriam ajudar o prefeito a administrar o município.

Por interesses pessoais, eles acabam atrasando as ações de progresso para a cidade, pois todos os projetos de lei de autoria do Executivo sem exceção têm recebido votos contrários, inclusive o que foi apresentado recentemente para compra de três ônibus escolares. Tudo isto caracteriza e mostra uma perseguição pessoal. “Não tenho nada a temer, as denúncias que foram feitas são infundadas e eu já respondi tudo junto ao Ministério Público”, afirma o prefeito.

O Chefe do Executivo, através de seu empenho e dedicação, foi o primeiro prefeito de Minas Gerais a conseguir junto ao Governo Federal recursos para a construção de 48 moradias no meio rural, que já começaram a ser erguidas e trabalha para obtenção de mais verbas com o objetivo de construir mais 50 casas para a população de baixa renda.

Neste terceiro mandato, apesar da crise financeira enfrentada pelos municípios brasileiros, o prefeito conseguiu recursos para compra de vários veículos, uma ambulância para atender com mais conforto á população, além de ter também obtido verbas para o calçamento dos Bairros Morro do Cruzeiro, Novo Diogo e povoados de Loredo e Emboque. As obras já estão sendo executadas e representam um antigo sonho dos moradores destas comunidades.

Também durante sua administração, os campeonatos municipais de futebol voltaram a acontecer, incentivando o esporte amador e os talentos locais. Foi ampliada também a Escola do Povoado de Bela Vista, implantado o Tempo Integral e adquirido um laboratório de informática para a Escola Municipal Francisco Cláudio Oliveira com 12 computadores. Outro fato importante acontecido na gestão do prefeito foi a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município, que era de 3,6% e foi ampliado para 5,1%.

Na área da saúde, o prefeito Aroldo construiu a Clínica de Fisioterapia, contratando um cirurgião geral para realização de cirurgias no local, implantou a coleta de sangue nas residências dos idosos e nos postos de saúde dos bairros Miguel Rodrigues e Bela Vista, entre outras obras que foram e estão sendo realizadas. Tudo isto comprova que a atual administração trabalha incessantemente para o progresso de Diogo de Vasconcelos.Fonte: Denise Silva/Amapi

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ronaldo Vasconcellos participa de debate político


Na noite desta quarta-feira (8), o candidato a deputado estadual e presidente do Partido Verde de Minas Gerais, Ronaldo Vasconcellos participou das comemorações da Semana do Advogado promovida pela Faculdade Dinâmica de Ponte Nova.

Como parte da programação, Ronaldo Vasconcellos, que possui ampla experiência adquirida ao longo dos seus 28 anos de trajetória política, foi convidado a participar de debate político com os candidatos a deputado estadual: Paulo Menicucci e Carlos Gomes, e com os candidatos a deputado federal: Romanely Saraiva e Vitor Penido.

Os participantes tiveram o mesmo tempo para responder às perguntas, apresentar as suas propostas, expor ideias e pontos de vista sobre temas como: saúde, educação, geração de emprego e renda, meio ambiente, dentre outras.

O evento reuniu cerca de trezentos alunos dos cursos de Direito e Farmácia. O objetivo foi promover o aprimoramento dos jovens eleitores e contribuir com informações detalhadas para uma escolha política mais esclarecida.

“Para os universitários, o resultado da apresentação deverá ajudar a definir a escolha do melhor candidato. Os estudantes, além de formadores de opinião, multiplicam o grau de conhecimento que obtêm”, pontuou Ronaldo Vasconcellos. Fonte: Deborah Monteiro

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Profissionais de Saúde e grupo da Terceira Idade realizam viagem turística


No dia 7/9, terça-feira, um grupo da terceira idade constituído por moradores do Centro Histórico e adjacências, participou de um memorável passeio turístico às cidades históricas de Mariana e Ouro Preto. A viagem foi realizada em parceria com profissionais do PSF do Centro Histórico, da Coordenadoria do Programa de Práticas Corporais e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF.

O evento foi idealizado pela fisioterapeuta Fernanda Quaresma, Coordenadora do Programa de Práticas Corporais, e pela Educadora Física do NASF, Melina Tavares, e teve por objetivo de ampliar a qualidade de vida do grupo da terceira idade, otimizando a solidariedade, a amizade e as relações humanas.

Na programação de atividades constaram: passeio na Maria Fumaça, trajeto Mariana- Ouro Preto. Já na cidade Monumento Mundial, em Ouro Preto, a comitiva visitou a maior república da América Latina "Aquárius", onde teve calorosa recepção dos seus moradores (estudantes de diversos cursos universitários e técnicos). No roteiro turístico não faltou uma rápida visita à Casa dos Contos e a famosa Igreja dos Pilares. Fonte: Ascom/PMPN

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Presidente da Câmara participa do GQN


O presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova, José Mauro Raimundi/PP foi o convidado desta semana do programa Gente Que é Notícia (GQN) pela TV Educar.
O vereador apresentou a sua trajetória política iniciada em 1992 e explicou que está exercendo o seu 5º mandato de maneira consecutiva.

Ele, também, falou sobre o lançamento da cartilha “O Poder Legislativo” que traz explicações sobre a criação de leis municipais, como se desenvolve o trabalho do vereador e informações básicas do Poder Legislativo.

Apresentado por Afonso Reis, o GQN vai ao ar às 21h20 pela TV Educar todas as segundas, com reapresentação as terças, às 15 horas. O programa apresenta assuntos da atualidade, da política e da economia, através de entrevistas com convidados especiais. Nesta semana, o programa foi apresentado, excepcionalmente, pela jornalista Clarissa Guimarães.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Obra da sede do Corpo de Bombeiros entra em sua segunda fase

Concluída a instalação do canteiro de obra e serviços de terraplenagem o empreendimento entra em sua segunda fase, que é de implantação das fundações que darão sustentação de uma das mais importantes obras do território pontenovense.

O local foi estrategicamente escolhido por ficar longe das margens do Rio Piranga e outros cursos d´água (evitando-se, assim, qualquer tipo problemas decorrentes de inundações futuras); do congestionamento de veículos no eixo central, e facilidade de acesso ao Anel Rodoviário, dentre outros quesitos estratégicos.

A obra tem custo de R$ 565.147,75, prevista para ser concluída em março de 2008. Para a sua execução conta com subvenção do Governo do Estado através da Secretaria de Transportes e Obras Públicas, da Novelis e recursos financeiros do tesouro municipal.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Desfile de Sete de Setembro interdita trânsito em Palmeiras e Guarapiranga

Devido ao Desfile Cívico de SETE de SETEMBRO, o DEMUTRAN irá interditar o trânsito de veículos, das 6 h ao MEIO DIA, nos seguintes locais: Avenida Francisco Vieira Martins, esquina da avenida Doutor Otávio Soares até a Praça Dom Helvécio. Avenida Nossa Senhora das Graças, esquina da Praça Dom Helvécio até as esquinas com as Ruas Professor Raimundo Martiniano Ferreira e Carlos Marques e outras da região. Nesses trechos não será permitido o estacionamento de veículo.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Equipe de combate a dengue recebe homenagem


O Prefeito Joãozinho de Carvalho (PTB) reuniu-se na tarde de terça-feira (30/8), no novo gabinete do chefe do Executivo municipal, com 30 Agentes da Vigilância e Controle de Epidemias da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ponte Nova, coordenada por Reinaldo Fabri. Na ocasião o prefeito elogiou os trabalhos executados pelos seus colaboradores e comunicou premiação recebida como “Município Vigilante” devido ao desempenho no combate e controle da dengue. Na ocasião, o prefeito Joãozinho de Carvalho (PTB) repassou para Reinaldo Fabri e equipe placa de honra ao Mérito, que destaca os trabalhos executados.

O prêmio foi concedido pela Ecovec, empresa de biotecnologia aplicada, de Belo Horizonte, parceira da Universidade Federal de Minas Gerais, que idealizou o Programa de Excelência da Dengue (PED) e do Monitoramento Inteligente de Combate ao Vetor da Dengue, implantado com sucesso em vários municípios brasileiros, inclusive Ponte Nova.

Este reconhecimento das autoridades estaduais é fruto do trabalho de nossos agentes. Nossa equipe é muito qualificada, dedicada e com elevado senso profissional. Tenho certeza que os nossos serviços se elevarão ainda mais pela qualidade”, elogiou o prefeito Joãozinho de Carvalho (PTB). Fonte: Ascom

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ponto de Vista recebe Irmã Zélia


A Irmã salesiana Zélia Patrício foi à convidada do Padre José Luiz no Programa Ponto de Vista desta quarta-feira (1º/9) pela TV Educar. Dirigente da Fundação Menino Jesus/FMJ, Irmã Zélia falou sobre o seu trabalho à frente da entidade que neste ano completa 10 anos de prestação de serviços.

A FMJ assiste, atualmente, 60 crianças, 30 mães e, também, algumas famílias. Lá existem crianças abrigadas e em semi-internatos e lá participam de diversas oficinas de arte, culinária, instrumentos musicais, entre outros. Incansável em busca de melhoria para a sede da FMJ, Irmã Zélia disse que agora busca recursos para reforma da cozinha e em salas de aula.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Morre o médico Dr. Ferrari


Morreu na noite de segunda-feira (30), aos 96 anos, o médico Dr. Salvador Ferrari. O corpo foi velado por familiares e amigos na capela do Hospital de Nossa Senhora das Dores sendo sepultado na tarde de ontem (31) no Cemitério da Cidade. O médico deu entrada no HNSD, na noite de domingo, dia 26. Foi atendido pelo médico cardiologista e diretor clínico, Fernando Rocha, e encaminhado para o CTI, onde faleceu, na noite de ontem, 30 de agosto.

Formado pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro em 1935, obteve menção honrosa em pediatria e é especialista em ginecologia e obstetrícia, colecionando 28 certificados e diplomas da área, com estudos nos Estados Unidos, Espanha, Inglaterra França e Israel. Ex-professor da Escola Nossa Senhora Auxiliadora e da Faculdade de Ciências Humanas de Ponte Nova, possui certificado de estudioso e pesquisador de História Antiga e Literatura Geral. Em 1980 recebeu a Medalha Carlos Chagas, conferida pelo Governo de Minas. Em 1984 foi diplomado como acadêmico –correspondente da Academia Mineira de Medicina (BH).

Ex-prefeito de Mariana, Ferrari recebeu em 1982 Diploma e Medalha do Estado de Minas, comemorativos ao dia daquela cidade. Em 1990 recebeu Medalha Ordem do Mérito Legislativo do Estado. Ex-vice-presidente da Associação Médica de Minas, foi provedor do Hospital de Nossa Senhora das Dores. Viúvo de Francisca Motta Ferrari, a saudosa Chiquita, tem um único filho – o também médico Antônio Eugênio – e três netos.