quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Secretaria de Desenvolvimento Rural quer informações sobre mineroduto

Em ofício lido na reunião de 1º de agosto o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Alfredo Padovani solicita informações da Câmara sobre a construção do mineroduto da Samarco passando em áreas rurais de Ponte Nova. De acordo com o ofício “há uma preocupação por parte dos produtores rurais e técnicos com relação a danos ambientais nas propriedades devido às obras”. Outra apreensão da comunidade rural, “é de ver suas localidades serem invadidas por grande fluxo de pessoas estranhas, máquinas e equipamentos”.

Segundo informações muitos proprietários estão calejados com os problemas e prejuízos que tiveram com a construção das linhas 1e 2 do empreendimento o que gerou dezenas de ações na Justiça contra a empresa. Agora, os proprietários atingidos estão temerosos com a possibilidade de repetição dos problemas com a construção da nova linha.

Já, em 12 de julho, José Rubens Tavares, conversou com os presidentes, da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Câmara, Nilton Luís de Paula e do Codema, Ricardo Motta de Almeida, e, em reunião com os assessores do Legislativo, Andreza Ferreira Bargas de Queiroz e Edinei dos Santos, ficou definido que inicialmente a Câmara solicitará informações, sobre o licenciamento ambiental, os impactos e eventuais compensações, ou medidas mitigadoras do empreendimento, para Ponte Nova.

Foram solicitadas informações ao Codema, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Comitê de Bacia do Rio Piranga, Ministério Público e Ibama. Depois de receber e avaliar as informações a Câmara adotará as medidas legais pertinentes visando impedir prejuízos ao meio ambiente, ao município e aos proprietários.

Nenhum comentário: