quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Conselho Curador do Hospital Gavazza visita a Câmara

Representantes do Conselho Curador do Hospital Arnaldo Gavazza e vereadores reuniram-se em 24/01. O encontro, sugerido pelo presidente do Conselho, José Bueno, aconteceu na sede do Poder Legislativo com o objetivo estreitar relações pelo bem da saúde em nossa cidade.

Além de José Bueno participaram os conselheiros Márcia Mendonça Siqueira, Marcos Serafine, Antônio Carlos Martins Brandão e José Barbosa Vasconcelos. O Superintendente Afrânio Emilio Carvalho Silva e seu adjunto José Maurício Morais Castro. Pelos vereadores estavam presentes, o presidente José Rubens Tavares (DEM), José Mauro Raimundi (PP), Antônio Carlos Pracatá de Sousa (PSB), Halaôr Xavier de Carvalho (PSDB), José Gonçalves Osório Filho (PSB) e Wagner Mol Guimarães (PV).


Após dar as boas vindas aos conselheiros o presidente da Câmara passou a palavra ao Presidente do Conselho Curador. José Bueno disse que a visita de cortesia era para deixar claro que o objetivo do conselho é contribuir para o bom andamento do hospital principalmente por ser uma instituição que dá uma atenção aos mais carentes através do SUS. Ele afirmou que o conselho está aberto para receber sugestões e esclarecer dúvidas e questionamentos levados pelos cidadãos aos vereadores. Pediu apoio dos vereadores e disponibilizou o apoio do Conselho no que for necessário para esclarecer dúvidas, dos vereadores e da população, e sobre a rotina de funcionamento do hospital.


Para o conselheiro Marcos Serafine “a iniciativa permite apontar onde estão os problemas e o Conselho Curador está disposto a trabalhar para consertar os erros, caso existam”. Ele disse também que a proposta dos conselheiros é garantir para Ponte Nova e região a prestação de serviços de saúde com a maior qualidade possível.


O presidente José Rubens se disse feliz pela iniciativa dos conselheiros e falou que, por trabalhar no setor, sabe como funciona e reconhece a complexidade do assunto. Colocou a Câmara a disposição para atuar em apoio aos propósitos do Hospital, inclusive na busca de recursos para custear os projetos. E disse que a maioria das cobranças da população tem a ver com o atendimento. Ele acredita que numa instituição de saúde o bom atendimento é fundamental. Rubinho reclamou que alguns programas de saúde, Estadual e Federal, transferem a maior parte das despesas para os municípios.


José Barbosa enfatizou a importância do trabalho pela a região e prometeu dedicação. Ele quer que as relações mais próximas, entre o conselho curador e os vereadores, possam somar forças em benefício de todos e que juntos aprendam a conviver e se adaptar para o crescimento da demanda.


Antonio Carlos disse que o encontro tinha também o objetivo de informar os vereadores sobre a realidade do hospital. Nem sempre as coisas são como deveriam. É preciso levar em conta as dificuldades financeiras e administrativas e quando houver reclamações que os vereadores se informem sobre a situação e assim estarão contribuindo para que as pessoas conheçam a realidade e se possível ajudem o hospital. Disse também que as contas do hospital estão abertas para os vereadores e que os conselheiros aceitam as críticas e buscam esclarecer todas as reclamações da população.


Márcia Siqueira disse que precisamos nos orgulhar do Hospital Gavazza. Ele é um dos sete hospitais credenciados em Minas Gerais para atendimentos de urgência e emergência e alta complexidade e para manter este nível é muito fiscalizado e muito cobrado. Mas, as verbas não são suficientes. “Na prática é muito difícil”, afirmou.


O Superintendente Afrânio Emilio Carvalho Silva disse que é notória a importância do Hospital Gavazza para Ponte Nova e região. Mas que a preocupação financeira é diária. A instituição tem um custo alto e trabalha com uma tabela deficitária. Apesar das dificuldades, para ele, é gratificante ver o número de atendimentos especializados e os desafios diários como os investimentos necessários. Para melhorar e ajustar sua estrutura física o hospital está fazendo reformas, ampliações e adquirindo novos equipamentos mais modernos acompanhando a evolução tecnológica. Para ele o desafio é manter o hospital apto a atender a crescente demanda.

O adjunto José Maurício informou que o hospital atua muito com filantropia e ultrapassa os valores de atendimento pelo SUS e que temos que nos orgulhar pelos dois grandes hospitais que temos em Ponte Nova. Para ele o atendimento 24 horas gera problemas que precisam de acompanhamento constante. Disse que o hospital está aberto a visitas dos vereadores para que conheçam de perto a situação e vejam como funciona. Para ele o maior problema é a falta de gestão adequada, pelos municípios, dos recursos do SUS. “É preciso colocar os recursos no local certo.” Algumas cidades estão transferindo seus problemas para nossos hospitais.


O vereador Wagner Guimarães, que também é funcionário do Hospital Gavazza, lembrou de uma fase difícil quando se implantou o serviço de triagem no pronto socorro do Hospital e que agora a população está entendendo que o procedimento é justo e necessário. Ele falou também que quando um profissional não atende adequadamente o usuário a imagem da instituição é que fica afetada.


O vereador Pracatá reafirmou a importância do encontro proposto pelo Conselho e concordou com os demais de que é necessário que se invista em melhorias no atendimento. É natural que as pessoas que procuram um médico fiquem exaltadas e por isso os atendentes precisam ser capacitados para ter jogo de cintura e saber lidar bem com a situação.


O vereador Halaôr defendeu fiscalizar as ambulâncias que superlotam nossos hospitais com pacientes da região que, nem sempre precisariam ser removidos de suas cidades. Ele acredita que é fundamental massificar as informações sobre os critérios de atendimento e serviços prestados pelo hospital e isso contribuirá para tirar dos hospitais os atendimentos de baixa complexidade.


José Osório disse que o encontro foi de grande importância e cria um canal que beneficia o povo reduzindo a distância entre a dúvida e a informação e ainda contribuindo para informar e esclarecer toda a população.
José Mauro disse que o povo reclama por bom atendimento e os hospitais sofrem com falta de recursos. Ele defendeu a divulgação dos serviços públicos, da função dos agentes de saúde, “a população tem que saber dos serviços de saúde pública disponíveis para poder usar e, quem sabe diminuir a busca por hospitais”.


Após as conclusões dos vereadores e conselheiros o Presidente do Conselho Curador, José Bueno, agradeceu a oportunidade e prometeu seu empenho para continuar a implantação de diversos projetos entre eles a reforma do CTI e a aquisição de um tomógrafo, um mamógrafo e um aparelho de hemodinâmica. Sua meta à frente do Conselho é manter o corpo clínico e colaboradores motivados para que tanto usuários do SUS quanto do Plamhag tenham a melhor assistência médica.

Ele finalizou com a notícia da publicação no Diário Oficial do Estado de que Ponte Nova a atual Gerência será transformada em Superintendência Regional de Saúde e terá outras cinco Gerências como subordinadas.
O presidente do legislativo agradeceu a todos pela participação dizendo que são iniciativas cidadãs, como esta, que vão ajudar a construir uma cidade melhor para todos.

Além de José Bueno participaram os conselheiros Márcia Mendonça Siqueira, Marcos Serafine, Antônio Carlos Martins Brandão e José Barbosa Vasconcelos. O Superintendente Afrânio Emilio Carvalho Silva e seu adjunto José Maurício Morais Castro. Pelos vereadores estavam presentes, o presidente José Rubens Tavares (DEM), José Mauro Raimundi (PP), Antônio Carlos Pracatá de Sousa (PSB), Halaôr Xavier de Carvalho (PSDB), José Gonçalves Osório Filho (PSB) e Wagner Mol Guimarães (PV). Fonte: Ascom/Câmara.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ponte Nova é citada como “bom exemplo” quanto a Defesa Civil

A Defesa Civil da Prefeitura de Ponte Nova foi citada, em matéria do Jornal “Estado de Minas, de 23/01 (domingo). Sob o título: “Eficiência em ações preventivas contra tragédias ainda é raridade”, a matéria faz uma análise crítica sobre as ações realizadas pelos municípios mineiros no que diz respeito à atuação efetiva da Defesa Civil.

Na matéria o assessor de comunicação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), major Edylan Arruda, elogia os trabalhos desenvolvidos na cidade de Caratinga, tida como modelo, na região e cita Ponte Nova como bom exemplo, (...) “Há outros bons exemplos, como Governador Valadares (Vale do Rio Doce), que faz o monitoramento do Rio Doce, e Ponte Nova (Zona da Mata), que acompanha o nível do Rio Piranga”(...), pontua o major. Fonte: Ascom/Prefeitura.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Semam lança o projeto ‘Meio Ambiente no Seu Bairro”

O dirigente da Secretaria Municipalde Meio Ambiente/Semam, Edson Leite,e sua Equipe Técnica divulgaram o projeto “Meio Ambiente no Seu Bairro” em 18/1, para cerca de 50 pessoas, na confluência da av. Dr. José Mariano com a rua Guarapiranga.

Atendendo as reivindicações, a Semam investirá em substituição da arborização, projeto paisagístico para a área e serviço de capina e instalação de quebra-molas. “Pelo projeto,as pessoas terão acesso direto à Equipe da Semam, que periodicamente se deslocará para regiões distintas da cidade”, informa Edson. Fonte: Folha de Ponte Nova.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Reunião na Câmara: Redução da criminalidade e da violência é a meta


Atendendo convite do presidente da Câmara, vereador José Rubens Tavares (DEM), diversas autoridades públicas participaram na Câmara Municipal, em 19/01, de uma reunião com o objetivo de unir forças e buscar ações conjuntas que contribuam para a redução da criminalidade e a violência em Ponte Nova.

O Presidente abriu a reunião informando sobre os objetivos e disponibilizando a Câmara para somar nas questões relativas á segurança pública e passou a palavra aos presentes pedindo que se manifestassem sobre a atuação de cada um e suas demandas e carências, lembrando que a idéia é organizar e agir pela melhoria da segurança pública buscando recursos públicos e privados.

O Comandante da Cia Independente de Polícia Militar, Capitão Jaime Alves da Silva, disse que o aumento da criminalidade está intimamente ligado às drogas, principalmente o crack. Opinião compartilhada pelo delegado regional de segurança Pública Dr. João Otacílio Silva Neto, que elogiou a atuação da PM local pelo desempenho e pela parceria com as demais forças de segurança mantidas pelo Estado e defendeu a permanência do Capitão Jaime no comando da Cia Independente de Ponte Nova.

O delegado de polícia Milton da Cunha Castro Junior complementou que, se comparado a outros lugares, o consumo do crack em Ponte Nova está dentro da tolerabilidade e que além do combate é preciso que a legislação seja atualizada e se busque melhor solução para apreensão de menores que acabam soltos por falta de local adequado.
O vereador José Mauro Raimundi destacou sua preocupação com o descumprimento das leis e com o trânsito.

O presidente da Câmara sugeriu a criação de um grupo com representantes de vários segmentos a fim de realizar um amplo estudo para melhoria no trânsito e foi informado pelo Secretário de Planejamento Guilherme Castanheira que a Prefeitura Municipal está providenciando a contratação de empresa especializada para a realização de tal estudo. Guilherme opinou também que a questão da criminalidade é bastante complexa e que o melhor, e mais barato, é atuar na prevenção do que no combate. Ele entende estudar a fundo as causas e criar alternativas de geração de emprego e renda entre outras ações voltadas para a educação e o social podem contribuir para minimizar a adesão dos jovens ao tráfico.

O presidente do Consepis, Washington Pascini, concordou com os demais ao elogiar a iniciativa da Câmara Municipal, sobre a correlação crime e crack e manifestou-se solidário à campanha para a permanência do capitão Jaime no comando da Companhia de Polícia Militar. Washington pediu apoio de todos no sentido de ajudarem a viabilizar financeiramente o Consepis já que o Conselho oferece importante suporte para as polícias Militar e Civil. Ele sugeriu que se estude a possibilidade de o Consepis passar a gerir os recursos oriundos do estacionamento rotativo já que a arrecadação atual é insuficiente para atender a demanda.

O responsável pela Defesa Civil de Ponte Nova, Cícero Gomides, manifestou sua preocupação com casas abandonadas e em situação de risco que acabam sendo usadas por marginais e discorreu sobre a dificuldade de atuar na prevenção por falta de estrutura adequada.

O diretor do Consepis, Osmar Gomes Rocha sugeriu melhorias para o trânsito e para o transporte coletivo além de levantar a necessidade, em Ponte Nova, de uma clínica para dependentes químicos que atenda mulheres.

O vereador Halaôr Xavier declarou-se preocupado com a falta de segurança dos usuários de transporte coletivo e pediu empenho para que as forças de segurança buscassem solução para o problema. Sugeriu que se estude a criação de uma Patrulha Rural, com veículo apropriado, a fim de dar mais segurança aos proprietários rurais que estão se tornando vítimas comuns da bandidagem. Halaôr defendeu que os bancos, que demandam atenção especial no quesito segurança e crescem o lucro a cada ano, deveriam ajudar a custear a despesas com a manutenção da segurança pública.

O membro do Consepis, Ênio de Sena Gomes, que é também servidor do Tribunal de Justiça, informou que conversará com o juiz responsável sobre a possibilidade de destinar as penas pecuniárias para manutenção das viaturas policiais.

O advogado Eduardo Bemfeito resumiu as questões principais levantadas na reunião e alertou para a importância de ter uma continuidade dos trabalhos para que as contribuições não se percam no vazio e sugeriu o agendamento de nova reunião.

O diretor do complexo penitenciário, Rafael Bargas Queiroz agradeceu a parceria entre Polícia Militar e Polícia Civil, o que favorece o bom funcionamento do sistema prisional, e falou de algumas atividades de ressocialização adotadas.

O diretor do complexo peniteciário Arivelton Graciano Hipólito falou da necessidade de criar uma comissão para fiscalizar o funcionamento do regime semi aberto e enfatizou a necessidade de uma estrutura de gestão de vagas para menores. Anunciou parceria com duas empresas, sendo uma delas uma fábrica de bolas, que estão firmando parceria para funcionar no presídio com possibilidade de ampliarem seus negócios em Ponte Nova. Ele sugeriu a criação de uma força tarefa de voluntários a ser treinada pela Defesa Civil para fins de atendimentos de urgência em casos de catástrofes naturais ou demais situações emergenciais.

O representante da Polícia Militar Rodoviária, Sargento Adilson Felício falou da falta de um caminhão boiadeiro aqui na região para a apreensão de animais já que são muitas as ocorrências deste tipo. O Sargento alertou também sobre a necessidade de melhorar a sinalização.

O diretor do Demutran Ivanir Damasceno falou sobre o departamento que comanda e sobre o controle do estacionamento rotativo informando que a gestão dos recursos é da Secretaria Municipal de Fazenda.

No encerramento o Presidente da Câmara sugeriu que um representante de cada instituição presente fosse indicado e que sob a coordenação do Secretário Guilherme Castanheira buscassem os caminhos necessários para dar andamentos às propostas apresentadas.

Informou que se empenhará para levantar recursos para o Consepis e que espera uma atuação eficiente e transparente dos dirigentes do Conselho para que problemas financeiros e administrativos não se repitam.

Em seguida o presidente do Consepis garantiu que a nova diretoria vai sanear os problemas deixados pela gestão anterior e que haverá prestação de contas à comunidade periodicamente.

Encerrando José Rubens disse que pretende desenvolver campanhas publicitárias colocando Ponte Nova Contra as Drogas e atuar onde for preciso para manter a Segurança Unida por Ponte Nova. Fonte: Ascom/Câmara

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Seminário para colaboradores do HNSD


Dentro do processo de constante atualização dos colaboradores, ferramenta primordial para conquista da excelência nos serviços prestados em saúde, a provedoria do Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD, através do provedor Mauro Sampaio, contratou a empresa Fernando Motta e Associados, de Belo Horizonte, para ministrar um seminário e posterior consultoria na área de gestão. Mauro Sampaio acredita na importância de mais esse avanço: “Eles irão nos mostrar o caminho que devemos seguir”, ressaltou.

O objetivo principal do seminário, ocorrido no último dia 14, foi o de sincronizar todos os colaboradores num único foco: falar a mesma linguagem para que a imagem e a credibilidade do HNSD sejam consolidadas em todos os aspectos, partindo de três princípios básicos: modelo participativo, comunicação integrada e satisfação do cliente.

O primeiro período, da manhã, foi dedicado a apresentar aos colaboradores a parte teórica sobre o processo de gestão da qualidade e suas influências no atendimento e satisfação do cliente. Num segundo momento, na parte da tarde, foram realizadas dinâmicas em grupo que ajudaram a fixar e apreender o que havia sido proposto pelos consultores: Sávio Veiga e Amsterdã Piasseti.

O próximo passo será a realização de uma consultoria interna para avaliar o diagnóstico empresarial e definir o planejamento estratégico do HNSD, promovendo uma reestruturação organizacional, além de implantar ou aprimorar sistemas de controles internos e de custos.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Vereadores convocados para reuniões extraordinárias

Atendendo solicitação de urgência, enviada à Câmara pelo Prefeito Municipal, o presidente da Mesa Diretora, José Rubens Tavares convocou os Vereadores para período de reuniões extraordinárias do recesso de janeiro visando apreciar novos Projetos de Lei.

Os Vereadores estão convocados para um período de reuniões extraordinárias durante recesso parlamentar a partir do dia 17 de janeiro de 2011. Com isso já foi divulgada a pauta da 1ª Reunião Extraordinária do Recesso de Janeiro, que acontece em 17/01/2011, às 18:30 horas.

O presidente disse que pretende votar os projetos mais urgentes ainda dentro desta semana e os demais podem ter a tramitação concluída depois do recesso já que as reuniões ordinárias retornam no dia 3 de fevereiro.

Serão Objeto de deliberação durante o período de reuniões extraordinárias, os seguintes Projetos de Leis nºs:
3.016/2011 - Autoriza o Poder Executivo a contratar financiamento junto ao Banco do Brasil S/A.
3.017/2011 - Concede revisão geral à remuneração dos servidores, nos termos do art. 37, X da Constituição Federal e altera a tabela salarial dos servidores da Administração Direta do Poder Executivo e do DMAES.
3.018/2011 - Altera o quadro de servidores efetivos do Município, estabelecido pela Lei 3.503/2010, cria cargos, estabelece o número de vagas para a realização de concurso público e dá outras providências.
3.019/2011 – Autoriza doação de área e dá outras providências.
3.020/2011 - Autoriza o Poder Executivo a permutar área com o INOCOOP.
3.021/2011 - Autoriza apoio financeiro às atividades do Carnaval de 2011.
01/2011 - Altera a Lei nº 2.922/2006 que define o quadro permanente de cargos efetivos e comissionados da Câmara Municipal de Ponte Nova, cria o cargo comissionado de Assistente de Comunicação e dá outras providências.
02/2011 - Concede revisão monetária nos subsídios dos agentes políticos e nas remunerações dos servidores do Legislativo para o exercício de 2011.

No período do recesso parlamentar a Câmara continua o atendimento ao público normal de segunda a sexta-feira de 12 ás 18 horas. As reuniões extraordinárias também são públicas e qualquer cidadão interessado pode participar. Fonte: Ascom/Câmara

sábado, 15 de janeiro de 2011

Camila, a pontenovense que ganhou cadela-guia no programa de Ana Maria Braga

De férias em Ponte Nova,desde dez/2010, a pontenovense Camila Araújo Alves, 20 anos, recebeu nossa reportagem em 3/1, em Palmeiras, na casa de seus pais,Anselmo Alves e Ednéia Araújo Lessa, para falar sobre sua projeção nacional após 3/11/10, quando participou do Programa “Mais Você”, da Rede Globo.

Radicada em Niterói/RJ há 2 anos - ela estuda Psicologia na Universidade Federal Fluminense, Camila foi escolhida entre 500 concorrentes para receber um cão-guia numa promoção do programa, apresentado
por Ana Maria Braga,em parceria com a Ong Cão-Guia Brasil. Portadora de doença degenerativa da retina, Camila lembra que não se conteve e chorou de emoção ao ser informada de que ganharia a companhia da cadela Pucca, da raça Golden Retrieve.

“Espero que a minha locomoção melhore e se torne mais simples”, disse Camila, na época. Ex-aluna das EMs Dr. José Mariano/Palmeiras e Professor José Maria da Fonseca/Centro e do Colégio Equipe, Camila deseja que sua história ajude no debate nacional para solução dos problemas dos portadores de deficiência visual. Em Palmeiras, ela passeia diariamente com a Pucca, mas reclama de algumas dificuldades. Uma delas é o trânsito, “principalmente pela falta de semáforo para pedestres e, em alguns casos, de canteiro central em ruas e avenidas”.

Outro fato diz respeito à curiosidade das pessoas, desviando a atenção e até mesmo acariciando a cadela. “Por estarem sempre ‘em serviço’, os cães-guia não podem ser tocados”,adverte Camila. Conforme a pontenovense,no Rio de Janeiro já houve problema em alguns estabelecimentos comerciais onde, mesmo contrariando lei federal, houve tentativa de impedimento de sua entrada com a cadela-guia.“Quando acontece isso, peço a alguém para chamar a Polícia para fazer valer o meu direito,e aí o dono da loja me aceita, mas fica sem clima. A cada cão-guia é rigorosamente treinado para entrar e permanecer junto de seu dono em qualquer local, inclusive em supermercados”,arremata ela. Fonte: Folha de Ponte Nova.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Definida a Comissão de Licitação e os agentes de Controle Interno

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova, José Rubens Tavares (DEM) assinou em 12/01 a Portaria Nº 10/2011 designando para compor a Comissão Permanente de Licitação do Poder Legislativo Municipal os servidores Claudiomiro Herneck Pires, Edinei dos Santos, Claudio Antonio de Souza Coura e Terezinha de Jesus Abreu Rodrigues. A Comissão trabalhará sob a Presidência do servidor Claudiomiro Pires contando com apoio técnico das assessorias da Mesa Diretora e os serviços de Contabilidade e Tesouraria.

Também em 12/01 o Presidente, através da Portaria Nº 11/2011, designou membros para a função de agentes de Controle Interno da Câmara Municipal de Ponte Nova. Foram designados para o exercício da função os servidores Afonso Mauro Pinho Ribeiro (Presidente), Cláudio Antônio de Souza Coura e Edinei dos Santos. A Comissão deverá emitir relatórios mensais, contendo as informações necessárias para fundamentar a tomada de decisões da Administração, reportando eventuais falhas e recomendando ações para saná-las.Fonte: Ascom/Câmara

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Câmara devolveu mais de 360 mil para a Prefeitura

O vereador José Mauro Raimundi (PP), em uma de suas últimas atividades no exercício da presidência da Câmara de Ponte Nova na legislatura 2009/2010 foi recebid0 dia 31/12 pelo prefeito João de Carvalho (PTB). Ele foi ao gabinete do prefeito entregar o cheque com a devolução dos recursos economizados pelo Poder Legislativo em 2010 num total de R$ 361.637,29 (trezentos e sessenta e um mil, seiscentos e trinta e sete reais e vinte e nove centavos).

O presidente José Mauro disse que a Câmara de Ponte Nova, graças a uma política de cuidar dos recursos públicos com transparência e seriedade, efetuando apenas gastos estritamente necessários para o funcionamento e a manutenção da estrutura do Poder Legislativo.

Embora a Prefeitura tenha autonomia para uso dos recursos o Prefeito se comprometeu em atender pedido do vereador José Mauro no sentido de usar parte dos recursos devolvidos pela Câmara para solucionar problemas na rampa de acesso a quadra de esportes da APAE de Ponte Nova. Fonte: Ascom/Câmara

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Faculdade Dinâmica assume curso da Facco

Na noite de 13/1, a Faculdade Dinâmica/bairro Paraíso recepcionará os estudantes e vestibulandos - oriundos de PN e região - da Faculdade de Ciências Contábeis/Facco. Preveem-se apresentação da estrutura organizacionalda Dinâmica e explicações oficiais para as negociações de 2010 que culminaram em 30/12 com a formalização “da transferência da estrutura da Facco já neste ano letivo, desvinculando-a da Fundação Pio Penna/FPP”.

O assunto, comentado na cidade nas últimas semanas, mereceu destaque nesta semana no blog de Adilson Bombassaro,ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de PN/Acip e da FPP. De sua parte, o coordenador de Cursos da Dinâmica, Leilson Soares Viana,confirmou em 5/1 a conclusão, em bons termos, do procedimento, a ser oficializado, na próxima semana, pelo seu diretor, José Cláudio Maciel de Oliveira,que desde o início do ano está em viagem de férias.

Bombassaro ratificou informe de que, ao lado de Sérgio e outros dois conselheiros-curadores da Fundação - Carlos Bartolomeu e Afonso Mauro Pinho Ribeiro (Tim), se concluíram em 30/12 as negociações com José Cláudio. O entendimento teve aquiescência do atual diretor da Facco,José Geraldo da Silva (Lalado).

Ainda conforme Adilson, naquela data a mudança do Curso de Ciências Contábeis para a Dinâmica foi explicada ao corpo docente da Facco. “A iniciativa foi apreciada pela Curadoria das Fundações do Ministério Público e tem por objetivo oferecer aos graduandos ensino com ainda mais qualidade. A estrutura organizacional da Faculdade Dinâmica vai propiciar essa oportunidade”, assegura Bombassaro.

Adilson divulgou as mudanças imediatas com o novo vínculo do Curso de Ciências Contábeis, relatando a esta FOLHA que as “implicações financeiras” ainda dependem de “acerto final”. Com o vestibular de vagas suplementares da Facco, marcado para 29/1, haverá definição - com matrícula na Dinâmica - de quantos alunos a Dinâmica absorverá, considerando o 1º vestibular (já realizado).

“Além disso, falta definir se a nova mantenedora receberá em suas dependências o Laboratório de Informática e a Biblioteca - entre outros bens”, assinalou Bombassaro.

Sabe-se, de antemão, que haverá em curto prazo rescisão contratual de professores e funcionários da Facco, cujos currículos serão em seguida avaliados pela Dinâmica, como revelou Adilson. Nos próximos meses, a FPP define nova utilização para o prédiosede da Facco, no bairro Sumaré. Segundo ele, desde 3/1, estudantes vinculados à Facco já efetuam suas matrículas na nova mantenedora, onde as aulas começam em fevereiro.

Em seu blog, Adilson Bombassaro apontou diversas “vantagens” do novo vínculo educacional: “Aperfeiçoamento no sistema de gestão da Facco e sua viabilização econômica”. Como o planejamento estratégico da Dinâmica prevê a criação de novos cursos, viabiliza-se “o crescimento sustentado, importante para toda a região,pois priorizar ensino de qualidade é o principal foco”. Haverá ainda “maior facilidade de atendimento às exigências do Ministério da Educação e Cultura, órgão que credencia e regulamenta as atividades de educação no país”.

“Esse acordo tem outros aspectos positivos,mas o mais importante é a garantia de continuidade do curso através de entidade educacional gerida com competência
e por empreendedores locais”,conclui ele. Fonte: Folha de Ponte Nova

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Prefeito de Guaraciaba é o novo presidente da AMAPI

O prefeito de Guaraciaba, Eli Dorneles Gonçalves foi eleito nesta quinta-feira, dia 6 de janeiro, novo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (AMAPI). O nome do novo presidente foi aprovado por unanimidade pelos gestores municipais e seus representantes legais que participaram da Assembleia. Além de Eli, a nova diretoria para o ano de 2011 ficou composta pelo primeiro vice-presidente, Aroldo Fernandes Gomes, prefeito de Diogo de Vasconcelos, segundo vice-presidente, Maria das Dores Souza Vilas Boas, prefeita de Jequeri.

Já o Conselho Fiscal ficou assim constituído: Titulares – Odilon Ferreira de Oliveira Junior,, Prefeito de Oratórios, José Sílvio Soares Rios - Prefeito de São Pedro dos Ferros, João Antônio Vidal de Carvalho - Prefeito de Ponte Nova e Suplentes – Geraldo Sales de Souza Prefeito de Mariana, João do Carmo Macedo - Prefeito de Acaiaca e Gilmar de Paula Lima - Prefeito de Santa Cruz do Escalvado.

O atual presidente da AMAPI por dois mandatos consecutivos (2009 e 2010) e prefeito de Ponte Nova, João Antônio Vidal de Carvalho,agradeceu pela oportunidade e enumerou algumas de suas ações enquanto esteve á frente da Associação, principalmente sobre as aquisições de máquinas, equipamentos eletrônicos, moveis, Usina de Asfalto, escritório de engenharia, entre outras realizações que foram possíveis devido ao convênio firmado com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas (SEDRU).

Após a eleição, o novo presidente, Eli Dorneles Gonçalves, em seu primeiro pronunciamento, elogiou as duas gestões do prefeito de Ponte Nova enquanto presidente da Associação, dizendo que “os dois mandatos revolucionaram a AMAPI e que espera continuar contando com o amigo durante sua administração”. Eli Gonçalves afirmou que pretende trabalhar para o fortalecimento do associativismo municipal, aproximação com parlamentares estaduais, federais, governo do Estado e União para trazer mais benefícios para os municípios filiados á AMAPI, além de continuar investindo na qualificação dos servidores, oferta de cursos e serviços, entre outros. Fonte: Ascom/Amapi

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Estrutura da Lagoa Passa Cinco será avaliada


Em parceria com a Prefeitura de Ponte Nova, Consórcio Candonga fornece apoio técnico a estudos realizados na Lagoa

Com o objetivo de avaliar a estrutura do barramento da Lagoa Passa Cinco, o Consórcio Candonga contratou a empresa HAC Hidroclimatologia e Meio Ambiente para realizar uma Visita de Inspeção Técnica da Barragem e o levantamento batimétrico, que consiste em traçar o perfil de fundo da lagoa.

Até o dia 11 de janeiro será gerado um relatório para que a Prefeitura Municipal de Ponte Nova tome as medidas necessárias para a estabilização do barramento.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Acip sorteia muitos prêmios

Mais um sorteio com dezenas de prêmios, tudo isso com a presença da população. Foi isso que aconteceu nesta segunda-feira (03/01), na Praça de Palmeiras, durante a realização da Campanha “Natal ACIP/CDL – 15 anos presenteando você”.

Dezenas de pessoas acompanharam o sorteio, que entregou 45 prêmios, além de uma moto Yamaha Crypton 0 km. Mais uma vez, houve um sortudo duplo: Joaquim Guimarães faturou dois prêmios. Confira abaixo a lista de ganhadores.

A promoção de Natal termina nesta quinta-feira (06/01), quando acontecerá o quinto e último sorteio. Além dos tradicionais 45 prêmios, teremos ainda mais uma moto Yamaha Crypton e o maior prêmio desta edição: um automóvel Chevrolet Classic 0 km. A troca de cupons para concorrer ao carro pode ser feita em cinco pontos de Ponte Nova, entre eles na sede da ACIP/CDL e na tenda da Praça de Palmeiras.

GANHADORES DO 4º SORTEIO (03/01/2011)
Prêmio, vencedor, cidade e empresa que entregou o cupom





Kit - Som e Acessórios Automotivos - Kurt Som
Welligton Pimenta - Ponte Nova - Maxmoto

Mayara Carolina da Silva – Acaiaca - Padaria e Supermercado Diogo

José Calazares - Ponte Nova - Auto Posto Rio Doce



Tanque de combustível - Auto Posto Rio Doce
Alípio da Cruz Ferreira – Oratórios - Eletropon

Luiza César Mol - Ponte Nova - Supermercado Leve +

Maria J. Pereira Lima - Barra Longa - D'Sarrmy Essencial



Calçados Femininos - Mundial Center
Juliana F. Tonelli - Ponte Nova - Total Celular

Márcio S. R. - Abre Campo - Brandette Lojas

Aline Fernandes Honorato - Ponte Nova - Magnata



Kit - Boutiques e Confecções - Maria Bonita
José Geraldo Catarino - Ponte Nova - Eletropon

Sirley de Paula Monteiro - Ponte Nova - Supermercado Poupy

Maria da Consolação C. Brandão - Ponte Nova - Ponto Z



Kit Santista - Cama, Mesa e Banho - Cia da Moda
Célia Marcelino - Ponte Nova - Supermercado Leve +

Jaqueline Maria S. Fontes - Ponte Nova - Lojão das Fábricas

Vanuza Martins de Andrade - Ponte Nova - Decotte



Cursos de Capacitação - Gigabyte
José Eduardo da Cunha - Ponte Nova - Supermercado Solução

Neli G. do Nascimento - Ponte Nova - Rosa Shock Calçados

Silvania das Dores Teixeira - Ponte Nova - Supermercado Leve +



Kit Material Esportivo - Mundial Center
Natália Aparecida Brandão – Teixeiras - Ideal Móveis e Colchões

José Heliodoro Rodrigues - Ponte Nova - Ponte Nova Tintas

Pablo A M. Castro - Belo Horizonte - Mithany Jóias



Kit Joalheria e Relojoaria - Mithany Jóias
Ashiley Siqueira Clarindo - Ponte Nova - Mundial Center

Júlia Guedes dos Santos - Ponte Nova - Sacolão Badalo

Maria Inês Bretas Leite - Ponte Nova - Auto Posto Rio Doce



Óculos de Sol - Ponto ÓticoMaria Conceição Bifano Oliveira - Ponte Nova - Mithany Jóias

Luiz Filipe Vitalino Américo - Ponte Nova - Auto Posto Rio Doce

Joaquim E. Guimarães - Ponte Nova - Pingo de Gente



Kit Perfumaria - Perfume de Mulher
Gabriel Saqueto - Ponte Nova - Minas Auto

Márcio Antônio de Paula - Ponte Nova - Maxmoto

Hailton Campos - Ponte Nova - Auto Posto Rio Doce



Celular - Atende Celular
Marcilene Andrade Martins - Ponte Nova - Valéria Confecções

Maria Aparecida Carvalho Vieira - Santa Cruz do Escalvado - Rosa Shock

Antônio Lopes Pereira - Ponte Nova - Auto Posto Morisa



Kit - Móveis e Eletrodomésticos - Ideal Móveis
Sandra Helena de C. Lana - Ponte Nova - Rosa Shock

Thiago Viana Soares Silva - Ponte Nova - Supermercado Poupy

Paulino Faustino - Ponte Nova - Supermercado Poupy



Kit Brinquedos - Kébrincá

Celso Castro de Assis - Ponte Nova - Supermercado Leve +

Nélio Oliveira - Ponte Nova - Mithany Jóias

Mário Moura Marques - Ponte Nova - Padaria Pão e Tal



Vale-Compras - Um salário mínimo

Geraldo César Dias - Santa Cruz do Escalvado - Manndalla

Joaquim E. Guimarães - Ponte Nova - Pingo de Gente

Mariane Moreira - Ponte Nova - Brasil Básico



TV LCD 32 polegadas

Mylena Brettas - Ponte Nova - Supermercado Leve +

Ana Gonçalves A. Vieira - Ponte Nova - Mithany Jóias

Neusa Hypólito Augusto - Ponte Nova - Supermercado Poupy



Moto Yamaha Crypton

Gil Nunes S. Vilas Boas - Acaiaca - Supermercado Leve +

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Eleição da Nova Diretoria da AMAPI acontece quinta-feira

Está marcada para quinta-feira, dia 6 de janeiro, ás 17h30min, eleição e posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (AMAPI) para o ano de 2011. Durante a reunião, acontece também a prestação de contas da Associação relativa ao ano de 2010.

Todos os prefeitos filiados estão convocados. De acordo com o Estatuto da AMAPI, na impossibilidade do comparecimento do prefeito associado, este deve enviar representante, por meio de procuração feita em papel timbrado e com firma reconhecida para ter direito de votar. Fonte: Ascom/Amapi

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Deslizamento de barranco na Avenida Custódio Silva traz medo e apreensão


No primeiro dia deste ano, no sábado, 1º de janeiro, por volta de 12 horas, devido às fortes chuvas ocorridas nos últimos dias do ano, ocorreu o deslizamento de um barranco sobre uma rotatória e estacionamento na Avenida Custódio Silva, em frente da concessionária Maxmoto. A Defesa Civil, Demutran e Corpo de Bombeiros isolaram a área, interditando o trânsito de veículos, parcialmente.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros fez o corte de uma árvore (cajueiro) que se encontrava no alto do barranco.

Os condutores de veículos ao passarem pelo local utilizarão somente meia pista da Avenida. Desde a manhã desta segunda-feira (3/01), para facilitar o tráfego, o Demutran retirou placa de conversão proibida à esquerda de quem circula pela Rua Assad Zaidan. Por um período indeterminado os condutores poderão fazer à manobra rumo à Praça de Palmeiras, até então proibida. Homens e máquinas da Secretaria de Obras da Prefeitura trabalham no local. Fonte: Ascom/Prefeitura