sexta-feira, 29 de abril de 2011

Defensoria realiza terceira edição do "Dia da Cidadania"

Mais uma manhã de prestação de serviços está sendo preparada para o próximo dia 7 de maio para a terceira edição do Dia da Cidadania, realizado pela Defensoria Pública de Ponte Nova, com o apoio do Rotary Club de Ponte Nova e da Adep-MG. Das 8h às 12h, a população terá acesso a diversos serviços que serão oferecidos na Praça de Palmeiras. Em 2010, cerca de 3 mil pessoas passaram pelo evento.

Segundo a Defensora Pública de Ponte Nova, Maria Antonieta Rigueira Leal Gurgel, o Dia da Cidadania já se tornou tradicional na cidade. “O evento virou tradição no calendário da cidade. Assim, sempre no sábado anterior aos Dias das Mães, a data já é reservada para Dia da Cidadania, que tem o apoio do diversos parceiros”, disse a Defensora. A animação será feita pela Banda Municipal Sete de Setembro.

O evento deste ano conta com a participação do Ministério Público, Administração Fazendária, Juizado Especial, Procon, ACIP/CDL, UAI, INSS, Secretaria Defesa Social, Ministério do Trabalho, Comissariado de Menores, Conselho Antidrogas, Ouvidoria Municipal, Cartórios Registro Civil, Hospital Arnaldo Gavazza, Hospital Nossa Senhora das Dores, Copasa, DMAES, Faculdade Dinâmica, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal Saúde e Secretaria Assistência Social. Cartilhas, banners e folhetos produzidos pela Adep-MG também distribuídos.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Câmara funciona em horário diferente amanhã, dia 29

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova, vereador José Rubens Tavares, assinou em 27 de abril a Portaria Nº 26/2011 determinando horário excepcional de funcionamento da Câmara Municipal para o próximo dia 29 de abril.

A Portaria se fez necessária, em decorrência da sessão solene em comemoração pelos 149 anos do Poder Legislativo, que acontecerá em caráter excepcional, fora da Sede do Poder Legislativo. Assim o horário de funcionamento da Câmara Municipal e o atendimento externo no dia 29 de abril será de 8h às 13h.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Curso gratuito de Iniciação Teatral

O Naed/Núcleo Artístico Educacional busca novos atores e atrizes para compor elenco de seu novo espetáculo. Para tanto, anuncia curso gratuito - com 25 vagas e entrega de certificados - de Iniciação Teatral, que começa em 7/5, sempre aos sábados, das 15h às 18h, na EM Reinaldo Alves Costa/Triângulo.

O público-alvo são adolescentes e adultos com idade mínima de 15 anos. O período de inscrição é de 19/4 a 4/5. Os interessados devem procurar Emerson de Paula/diretor do Naed pelo telefone 8873-3788 ou pelo e-mail naednucleo@yahoo.com.br.Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ensa recebe escritor Lino de Albergaria

No dia 16 de abril alunos do 6° ao 9° ano participaram de um encontro com o escritor brasileiro Lino de Albergaria, que veio a Ponte Nova especialmente para conversar com os estudantes da Escola Nossa Senhora Auxiliadora.

Conhecido principalmente por ter escrito o livro infanto-juvenil "Miguel e o sexto ano", Lino é autor de mais de 70 títulos, a maioria destinada aos públicos infantil e juvenil. "As escolas passaram a ser cenário de minhas histórias, quando adoto o realismo em minha literatura. Crio personagens próximos de meus leitores, que passam boa parte do seu tempo na escola", diz o autor, em sua página na internet (www.caleidoscopio.art.br/linodealbergaria).

Durante o encontro, Lino de Albergaria reafirmou sua preferência pela criação de histórias voltadas para as crianças e os jovens. "Minha imaginação se solta, perseguindo imagens que o inconsciente sugere", conta.

Formado em Letras e em Comunicação Social, Lino de Albergaria se especializou em editoração na França, onde aprendeu a produzir o livro enquanto bem de consumo. "O processo de confecção de uma obra, impressão, encadernação, é fascinante", declarou o autor ao responder à pergunta de um aluno.

Lino também escreveu livros para adultos, fez adaptações para clássicos, como "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes, e "A divina comédia", de Dante. Possui obras publicadas em francês, tanto no Brasil, quanto em países da Europa.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Comenda Legislativa para comemorar o aniversário da Câmara

Os vereadores aprovaram, em 18/04, Projeto de Decreto Legislativo instituindo a sessão solene alusiva à comemoração do aniversário do Poder Legislativo e criando a homenagem Comenda Legislativa.

A solenidade será realizada anualmente por ocasião do dia 26 de abril, data de instalação da Câmara Municipal, como forma de valorização da democratização do Brasil, enfatizando a instituição do poder legislativo em Ponte Nova e enaltecendo, através da Comenda Legislativa, as pessoas que contribuíram e contribuem para o engrandecimento e o desenvolvimento cultural, social, histórico, econômico e político de nossa cidade.

Uma comissão especial, composta por servidores, relacionará os indicados para homologação da Mesa Diretora. Entre as personalidades que receberão a Comenda Legislativa este ano, já confirmaram presença secretários de estado, deputados estaduais e federais entre outros.

A Câmara completará 149 anos de história e a solenidade acontecerá no dia 29 de abril, a partir das 19h30min, no salão nobre do Pontenovense Futebol Clube. Fonte: Ascom/Câmara.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social aprova contas de 2009

O Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social reuniu-se em 8/4, na sala de multiuso da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Semash, onde seus conselheiros definiram o calendário das reuniões para o corrente ano, em que todos os encontros serão realizados às primeiras terças-feiras de cada mês.

Os conselheiros foram informados sobre as alterações ocorridas na Lei Municipal 8.078, de 4/4/2007, artigo 5º. De acordo com norma houve alteração na constituição do Conselho que passa a ter a seguinte representação: 5 representantes do poder executivo, 2 representantes de organizações populares da área urbana, 1 representante de organizações populares da área rural, 1 representante dos prestadores de serviço e 1 representante do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, CREA-MG.

Após minuciosa análise do Relatório de Gestão, período de 2009, o mesmo foi aprovado e encaminhado ao Ministério das Cidades.

Estiveram presentes na reunião: Valéria Cristina Alvarenga dos Santos, Roberta Reis Vasconcellos, Maria das Graças Lima, Rogério Elísio da Silva, Carla Romagnoli, Ana Cristina Ribeiro dos Santos, Vanete do Carmo Barra, Olímpia Rosa do Nascimento, Milton Fernandes da Silva, Osmar Gomes Rocha e Arthur Sena Avelar Nunes.

Nos próximos dias, a Secretaria de Assistência Social e Habitação entrega uma nova casa, no distrito do Pontal, que foi completamente reformada e ampliada, com recursos públicos municipais. Fonte: Ascom/Prefeitura.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Estudante da Ensa vence etapa estadual de concurso de redação

Com orgulho e felicidade, a Escola Nossa Senhora Auxiliadora/Ensa recebeu nesta semana o resultado da etapa estadual do 40º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela UPU - União Postal Universal, sediada em Berna/Suíça.

Na etapa estadual, que reuniu alunos de escolas públicas e particulares de Minas Gerais, com idade até 15 anos, a estudante Amanda Mendes Lourenço, 11 anos, do 6o ano do Ensino Fundamental da Ensa, foi a grande campeã. Amanda, filha de Jaqueline Mendes Lourenço e Fernando Lourenço, escreveu motivada pela temática da UPU: “Imagine que você é uma árvore em uma floresta. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que é importante proteger as florestas.”

Amanda concorre, agora, na etapa nacional do Concurso, que terá vencedor mundial com estes objetivos: desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais; e aprimorar a comunicação por meio da escrita. Participam estudantes com até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.

Parabéns Amanda, Glauciane (professora) e Direção da Ensa pela conquista. Agora é torcer para que Amanda vá bem, também, na etapa nacional.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Vereadores prestigiam inaugurações em Viçosa

Os vereadores José Rubens Tavares (DEM), Halaôr Xavier de Carvalho (PSDB), Ana Maria Ferreira Proença (PV) e Jadir Martins Buka (PP) prestigiaram, em 15/04, a inauguração do Parque Tecnológico de Viçosa. A obra tem objetivo de abrigar empresas e atividades de pesquisas que envolvam tecnologia, inovação e empreendedorismo e, foi realizada pelo Governo de Minas em parceria com o Governo Federal e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A solenidade contou com a presença de autoridades estaduais como o governador Antonio Anastasia (PSDB), os secretários estaduais Danilo de Castro (Governo), Narcio Rodrigues (Ciência, Tecnologia) e Antônio Jorge (Saúde) e o deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB). Além dos vereadores, outras autoridades regionais participaram do evento, entre elas o prefeito de Ponte Nova, Joãozinho Carvalho e o presidente da Amapi Eli Dorneles.

O governador participou também da inauguração simbólica do Centro Integrado Viva Vida e do Centro de Referência na Atenção à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia), que já funcionam na mesma área desde dezembro de 2010.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Garanta seu lugar na palestra de Jacks Andrade

Na próxima terça-feira (19/04), será realizada mais uma grande palestra em Ponte Nova, dentro da programação do “Sebrae em Ação”. O evento itinerante, que oferece produtos e serviços para micro e pequenas empresas de todo o Estado, será realizado de segunda (18/04) a quarta-feira (20/04), em três locais diferentes de Ponte Nova: ACIP/CDL, Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e no Salão do Pontenovense. A programação é extensa durante os três dias, com várias consultorias, palestras e clínicas tecnológicas, entre outras ações. Clique aqui para ver a programação completa.

Doação de alimentos para adquirir seu convite



O destaque do evento será a palestra “Tenho um bom produto, mas como vender?”, ministrada pelo jornalista Jacks Andrade, no dia 19 de abril, às 20h, no Salão do Pontenovense FC. O palestrante é jornalista, empresário e professor universitário, formado na UFV e com mais de 10 anos de trabalho na área da Comunicação.


As vagas para esta palestra são limitadas. Para adquirir um convite, basta doar 5 (cinco) quilos de alimentos tipo 1. Quem não comprar os alimentos pode também pegar seu convite por R$ 10,00 (dez reais). Todo o dinheiro arrecadado será revertido em alimentos, que serão doados para entidades de Ponte Nova. Não perca esta oportunidade! Junte os colaboradores de sua empresa e participem do evento!


O “Sebrae em Ação” é uma realização do Sebrae/MG, com apoio da ACIP/CDL e do CVT. Para mais informações, ligue para o escritório do Sebrae em Ponte Nova (3881-2889) ou acesse: www.sebraemg.com.br.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Direção do HNSD visita Danilo de Castro


Em visita ao gabinete do secretário estadual de governo, Danilo de Castro, na tarde de segunda-feira, 4 abril, o administrador e provedor do Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD, Cristian Tassi e Antônio Luiz Lanna, respectivamente, firmaram parceria que irá possibilitar a liberação de verba no valor de R$ 1 milhão e 300 mil. A reunião contou com a participação da secretária municipal de saúde de Ponte Nova, Varneli de Cássia, do conselheiro fiscal do HNSD, Carlos Bartolomeu, do ex-prefeito, Antonio Bartolomeu e da coordenadora da Gerência Regional de Saúde/GRS, Maria de Fátima Alves Costa.

A verba será usada para finalizar as obras da Oncologia, incluindo o bunquer da Radioterapia, já iniciado. Em breve, o deputado federal e o secretário de governo farão uma visita ao Hospital para oficializar o repasse da verba. A obra irá beneficiar mais de 672 mil pessoas, incluindo Ponte Nova e os 53 municípios que fazem parte da Macrorregião Leste do Sul, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população.

Além de atender a uma urgente e importante demanda social, aliviando a espera pelo tratamento em todo o Estado com a ampliação da capacidade de atendimento na rede do SUS, o serviço de Oncologia do HNSD permitirá o atendimento integral dos pacientes, garantindo um tratamento de qualidade, com humanização, conforto e tecnologia, tudo em um só lugar e com corpo clínico especializado. Em 2009, o Hospital obteve credenciamento junto ao Ministério da Saúde para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde/SUS, sendo também credenciado como Unidade de Alta Complexidade de Oncologia/UNACON, pelo Ministério da Saúde, para realização de cirurgias oncológicas e quimioterapia. Fonte: Ascom/HNSD.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mais três projetos aprovados pela Câmara

Na reunião de 11 de abril, os vereadores aprovaram três projetos de lei que agora serão enviados para sanção do Prefeito Municipal.

De iniciativa do Executivo, o projeto 3.035/2010 autoriza a formalização de convênio com a Associação do Circuito Turístico Montanhas e Fé e o projeto 3.037/2011, abre crédito adicional no orçamento do DMAES para ampliação do sistema de abastecimento de água, reforma e ampliação da estação de tratamento e aquisição de equipamentos.

Já o projeto 5/2011, de autoria do vereador José Rubens Tavares (DEM), que altera o Código de Postura passando a permitir o uso de queimadas para colheita de cana-de-açúcar, foi aprovado com o voto contrário do vereador Wagner Mol (PV. Fonte: Ascom/Câmara.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Estudantes de Medicina da UFOP farão estágio em Ponte Nova

Na manhã de sexta-feira (8/04), o prefeito de Ponte Nova, Joãozinho de Carvalho (PTB, participou de reunião na sede da Gerência Regional de Saúde (GRS), no bairro Guarapiranga, junto com a secretária municipal de Saúde, Varneli Bemfeito, à convite da Gerente Regional de Saúde, Maria de Fátima Alves Costa Pereira.

O encontro teve por objetivo debater a formalização de convênio com a Universidade Federal de Ouro Preto (curso de Medicina) que permitirá a implantação de residência médica nos hospitais locais e postos de saúde do município. Pela Universidade estiveram presentes dirigentes da Coordenadoria do Curso de Medicina, liderados pelo professor, o médico Mauro Galvão.

A UFOP já realizou parcerias com vários municípios e disse que há um interesse especial na implantação do internato de medicina em Ponte Nova. Segundo o coordenador do curso, Mauro Galvão, Ponte Nova, além de ser referência em atendimento hospitalar, possui localização que permite que toda a região seja beneficiada.

Todo o processo ocorrendo dentro do cronograma, a expectativa é que os estudantes comecem a atuar no início de 2012. E a cada três meses, vinte estudantes se revezarão entre os hospitais do município e postos de saúde .

Durante a reunião, o prefeito de Ponte Nova, Joãozinho de Carvalho, destacou que o convênio é um processo irreversível e que tem como objetivo beneficiar, principalmente a população carente. “Nossa administração não poupará esforços para que parcerias como essa sejam firmadas e a população beneficiada”, reforçou.

O encontro contou com as presenças de assessores da GRS, e dirigentes dos hospitais Arnaldo Gavazza Filho e Nossa Senhora das Dores. A partir da última semana do mês de abril serão realizados novos encontros entre os coordenadores do curso e o corpo clínico dos hospitais. Fonte: Ascom/Prefeitura.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Kristian & Francis: de Ponte Nova para o Brasil


Juntos há 5 anos, Kristian e Francis chegam à maturidade profissional lançando o seu primeiro CD “Ao Vivo”, com destaque para a música “O Trem Virou Amor”, já estando entre as mais executadas nas emissoras de rádio do interior do país. O CD foi gravado em 3/4/10 em Ponte Nova, reunindo, em 16 faixas, o que há de melhor do atual repertório sertanejo universitário, incluindo forró e xote.

Os pontos altos do evento foram a participação dos pontenovenses, que deram apoio incondicional ao trabalho destes “filhos da terra”. Outros destaques do CD estão no romantismo de “Um Anjo” e na sonoridade festeira de “Carro de Peão Xonado”, considerado o hit da Festa do Peão de Barretos/2011. Esta música já é faixa do DVD e CD “Barretos 100% Universitário”, gravado em 23/3/2011. De fato, esta música sacramenta a inclusão da dupla nas grades de programação das grandes rádios e da mídia do gênero de todo o Brasil.

A história da dupla

O acaso começou a escrever a história da dupla, há pouco mais de 5 anos, durante show de Kristian em Ponte Nova, quando este convidou Francis para subir ao palco e dar uma “canja”. Isso bastou para mudar o rumo artístico de ambos: a sintonia falou mais alto, unindo-os em prol da música sertaneja de qualidade.

Os shows em bares, festivais, festas e outros eventos constituíram-se em etapas de aprendizado e amadurecimento, superando dificuldades, enquanto persistia o sonho de ambos: levar a sua sonoridade para o crescente público que aprecia o fantástico ritmo sertanejo. Fonte:Folha de Ponte Nova.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Alunos do Instituto Montessori visitam a Câmara


Alunos de duas turmas do 4º ano do Instituto Montessori, visitou as dependências da Câmara Municipal, dia 8 de abril. Acompanhados pela diretora Luciana Gouveia e pelas professoras Graça Avelar, Luciana Pataro e Sara Gouveia, os alunos conheceram todos os setores da Câmara. Eles foram recebidos pelo presidente da Câmara, José Rubens Tavares (DEM) e pelo secretário da Mesa Diretora, José Mauro Raimundi (PP).

Os alunos se reuniram no plenário, onde acontecem as reuniões públicas dos vereadores, e satisfizeram a curiosidade fazendo perguntas sobre diversos temas inerentes à rotina da Câmara. Entre outras coisas quiseram saber como funciona o Poder Legislativo, a forma de eleição, funções e deveres dos vereadores, como se escolhe o presidente, em que dias os vereadores se reúnem etc.
“Isso contribui para a formação de cidadãos bem informados sobre o funcionamento dos poderes constituídos e aptos a assumir funções públicas no futuro,” disse José Mauro.

Estudantes e professoras receberam um exemplar do livro “Poder Legislativo de Ponte Nova: 148 anos de história” editado pela Câmara com o objetivo de registrar um período da história de nossa cidade, contribuir para a preservação de dados históricos do Poder Legislativo, valorizar nossa gente e preservar raízes para o futuro.

O livro é resultado de pesquisa e redação do historiador Antônio Brant Ribeiro Filho e o texto e o poema de abertura foram escritos pela poeta Laene Teixeira Mucci.

domingo, 10 de abril de 2011

7 de Abril: Dia do Jornalista


Seja ele, redator, repórter, fotógrafo, editor ou apresentador, o jornalista é o profissional responsável pela busca de informações. Investiga, redige as notícias e se torna, assim, o porta-voz da sociedade.

Neste dia 7 de abril, mais de 20 mil jornalistas distribuídos em todo o Brasil, comemoram o dia da profissão.

O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pauta reunião de 07/04/2011

CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA - ESTADO DE MINAS GERAIS

3ª Reunião Ordinária Móvel do 2º Período da 3ª Sessão Legislativa da atual legislatura, em 07/04/2011, às 18:30 horas
ASSUNTO: Programação de Reunião
SERVIÇO: Gabinete da Presidência

CHAMADA/ABERTURA/ORAÇÃO
LEITURA DA ATA DA REUNIÃO ANTERIOR


MATÉRIAS DO LEGISLATIVO


LEITURA DOS PARECERES DAS COMISSÕES AOS PROJETOS DE LEI NºS.:
3.036/2011 – altera a Lei nº 3.445/2010, que dispõe sobre a ocupação, uso do solo e zoneamento do Município de Ponte Nova (SPM/DMA)
3.041/2011 – abre Crédito Adicional especial no orçamento vigente, para execução de obra de pavimentação asfáltica nos bairros Pacheco, Sumaré e Esplanada. (SPM)
3.042/2011 – abre Crédito Adicional especial no orçamento vigente, para execução de reforma da quadra poliesportiva Reinaldo Alves Costa, convênio Ministério do Esporte nº 0315772-00/2009. (SPM)
3.043/2011 – abre Crédito Adicional especial no orçamento vigente, para execução reforma de Prédio Público para abrigar a Casa da Memória, convênio Ministério do Turismo nº 0313624-56/2009. (SPM)
3.044/2011 – abre Crédito Adicional especial no orçamento vigente, para execução de obra de recapeamento asfáltico na rua Coronel Soares no bairro Vale Verde. (SPM)
5/2011 – altera o art. 281 da Lei Complementar nº 3.027/2007, que institui o Código Municipal de Posturas de Ponte Nova e dá outras providências. (FLJ/SPM/DMA)

LEITURA DO PARECER PRÉVIO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS RELATIVO ÀS CONTAS DO MUNICÍPIO NO EXERCÍCIO DE 2002.


MATÉRIAS DA ORDEM DO DIA

1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DOS PROJETOS DE LEI NºS.:
3.035/2011 – abre Crédito Adicional Especial no orçamento vigente para atender o Convênio entre a Prefeitura Municipal de Ponte Nova e a Associação do Circuito Turístico Montanhas e Fé.
3.037/2011 – abre crédito adicional suplementar no orçamento vigente do DMAES.

2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº.:
3.027/2011 – altera a Lei nº 3.503 e dá outras providências.

TRIBUNA LIVRE
Vanderlei de Paula Vieira
ASSUNTO: Veículos apreendidos

Encerramento


José Rubens Tavares
Presidente

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Abertura de crédito adicional viabiliza obras


Tramitam na Câmara Municipal de Ponte Nova desde 04/04, quatro projetos de lei de autoria do Executivo propondo abertura de crédito adicional visando melhorias em várias regiões da cidade. Após leitura no plenário eles foram encaminhados para as Comissões Permanentes para análise e emissão de parecer.

O projeto 3.041/2011 propõe a abertura de crédito, no valor de R$ 451.618,63, para pavimentação asfáltica nos bairros Pacheco, Sumaré e Esplanada. São recursos oriundos de convênio entre a Prefeitura, que entrará com uma contrapartida de R$ 156.318,63, e o Ministério das Cidades que liberou R$ 295. 300,00.

O projeto de lei 3.042/2011 propõe incluir no orçamento R$ 223.162,11 para reforma e instalação de cobertura da quadra esportiva da Escola Municipal Reinaldo Alves Costa. Por este convênio são R$ 195.000,00 do Ministério dos Esportes R$ 28.162,11 de contrapartida da Prefeitura.

Já o projeto nº 3.043/2011 visa adequar o orçamento de 2011 abrindo crédito para reformar prédio na Praça Getúlio Vargas onde funcionará a Casa da Memória. De um total de R$ 113.601,91 o convênio prevê a participação da Prefeitura com R$ 16.101,91 e o Ministério do Turismo entra com R$ 97.500,00.

E o projeto 3.044/2011 propõe a abertura de crédito adicional para recapeamento com massa asfáltica na Rua Coronel Soares no Bairro Vale Verde. O valor de R$ 68.237,53 vem de convênio entre a Prefeitura, que participará com R$ 8.237,53 e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP) que liberou R$60.000,00. Na foto, vista aérea do Sumaré, um dos bairros a receber melhorias.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Bemfeito pede exoneração e agradece em plenário


O contabilista e advogado Eduardo Bemfeito, aproveitou a reunião da Câmara em 31/3, para oficializar à Mesa Diretora seu pedido de exoneração da função de Assessor Financeiro e Orçamentário. Ele aceitou convite do prefeito Joãozinho Carvalho (PTB) e vai assumir a Secretaria Municipal de Governo.

Eduardo agradeceu vereadores e funcionários do Legislativo pelo convívio e aprendizado durante os últimos seis anos. “A minha despedida é um simples até já. Não afastarei do convívio dos amigos desta Casa e a minha nova função exigirá a minha presença junto a vocês.

Bemfeito citou e agradeceu os ex-presidentes da Câmara, Wagner Mol (PV), Dennis Mendonça (PSB), José Mauro Raimundi (PP) e, também, o atual, José Rubens, pela oportunidade dada. “Estou partindo para um novo desafio e em busca de mais um aprendizado”, disse emocionado. A despedida foi finalizada com um abraço a Wagner Mol, que em 2005 o levou para o Legislativo.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Nota Fiscal Eletrônica e Registro de Preços em debate na AMAPI


“A emissão de nota fiscal eletrônica para a administração pública evita evasão fiscal e perda de receita para o município”. A afirmação é da assessora do Departamento Contábil/Tributário da Associação Mineira de Municípios (AMM), Analice Horta, que juntamente com mais três assessores de Belo Horizonte, Felipe Pires, Adriana Giroletti e Sérgio Martins participaram de debate sobre registro de preço, carona e nota fiscal eletrônica, dentro do Projeto “AMM em Ação”, nesta sexta-feira, 1º de abril, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (AMAPI), em Ponte Nova.

Outros benefícios da implantação da nota fiscal eletrônica, segundo Analice Horta são: redução dos custos de impressão para aquisição de papel, envio de documentação fiscal, incentivo ao comércio eletrônico e uso de novas tecnologias, além do surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados á nota fiscal eletrônica. A partir desta sexta-feira, dia 1º de abril, os municípios só poderão comprar e contratar serviços de empresas que emitam a Nota Fiscal Eletrônica modelo 55, em substituição à Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A.

A assessora do Departamento Contábil/Tributário da Associação Mineira da AMM, Analice Horta explica, no entanto, que apesar de ser positiva a implantação da nota fiscal eletrônica, ela não é obrigatória em todos os procedimentos, somente para as operações que tenham incidência do ICMS, pois é um protocolo do Conselho Nacional de Política Fazendária. “Contudo, o município não tem que fazer nenhuma adequação. Somente comprar qualquer bem ou mercadoria acobertado pela Nota Fiscal eletrônica”, explica Analice Horta,
Outro assunto debatido foi sobre as diversas formas de registro de preço e compra de carona, temas complexos para as comissões de licitação dos municípios, que ouviram atentamente as explanações da assessora jurídica, Adriana Giroletti. Já Felipe Pires, assessor de serviços especializados da AMM, explicou para os presentes sobre o funcionamento e a dinâmica da Associação, que tem sede em Belo Horizonte e presta assessoria nas áreas de captação de recursos, contábil, economia, educação, jurídica, meio ambiente e saúde, além de oferecer cursos e seminários de capacitação e atualização para gestores, técnicos e profissionais municipalistas, entre outros.

Presidente da AMAPI defende implantação da Nota Fiscal Eletrônica

Durante abertura do evento, o presidente da AMAPI e prefeito de Guaraciaba, Eli Dorneles Gonçalves, defendeu a implantação da nota fiscal eletrônica na administração pública como forma de evitar perda de receita para os municípios e também como meio de transparência dos procedimentos da gestão pública. “As explicações da AMM são muito pertinentes, pois temos dificuldades e resistências nos pequenos municípios, mas devemos superá-las para modernizar e agilizar a administração pública.”

Eli Dorneles disse também que tem grandes expectativas em relação á gestão do novo presidente da AMM e prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, pois ele conhece bem a realidade das pequenas prefeituras. A secretária executiva do CISAMAPI, Maria Regina Carvalho Martins, elogiou a iniciativa de se debater sobre nota fiscal eletrônica. “Precisamos modernizar e informatizar os serviços e trabalhar de forma correta e fazendo o melhor pela administração pública”.

Já o secretário executivo da AMAPI, José Adalberto de Rezende, aproveitou a abertura da palestra para dizer que a Associação passa por um momento importante após o convênio firmado com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas (Sedru), que está possibilitando mudanças positivas e novas aquisições como a “tão sonhada” Usina de Asfalto, que segundo ele, estará sendo inaugurada daqui a alguns dias.

Ele também aproveitou a oportunidade para apresentar aos presentes os três estagiários do curso de Administração da Unipac, que estão disponíveis para prestarem serviços aos municípios filiados, além de ressaltar que a AMAPI está empenhada em assessorar na implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios, através da parceria estabelecida entre a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Sebrae.

José Adalberto é um dos multiplicadores da Região e pretende acompanhar a implementação da Lei nas empresas dos 25 municípios mineiros do Vale do Piranga, que devem ser beneficiadas pelo convênio. Participaram também do evento, o presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova, vereador José Rubens Tavares, representando o prefeito de Ponte Nova, Joãozinho de Carvalho.



*Foto-Sérgio Martins, Analice Horta, Adriana Giroletti, José Adalberto,
Eli Dorneles, Rubinho Tavares,Felipe Pires e Regina Martins

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Consórcio Candonga apoia encontro de Cavaleiros em Santana do Deserto

Com o apoio do Consórcio Candonga, o distrito de Santana do Deserto, em Rio Doce, promove o V Encontro de Cavaleiros. O Evento acontece nos dias 02 e 03 de abril e deve reunir 700 cavalos de qualidade, ginetes e amazonas bons de montaria. Aproximadamente mil pessoas devem prestigiar o evento.

“O Encontro de Cavaleiros conta com o apoio do Consórcio Candonga. Ele está patrocinando o palco. Essa ajuda é muito importante para que o Encontro aconteça da forma mais organizada”, conta Carmem Neide Cota, do Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Rio Doce.

O Encontro de Cavaleiros, evento característico da região, é uma oportunidade de os cavaleiros se encontrarem para vender e trocar produtos. Além disso, é um momento de confraternização. O Encontro, que é promovido pela Prefeitura de Rio Doce com o apoio do Consórcio Candonga, conta com uma programação religiosa e festiva. Abaixo, segue a programação:

Dia 02 de abril

22h – Show com Companhia do Forró de Manhuaçu



Dia 03 de abril

13h – Chegada dos Cavaleiros

13h30 – Celebração Eucarística e benção dos Cavaleiros com o Padre Roberto Natali

15h – Confraternização e show com Silas e Rodrigo