sexta-feira, 6 de maio de 2011

Codema realiza Audiência Pública para debater implantação de Usina Verde

Será realizada nesta sexta-feira, 6 de maio, às 19:00 horas, nas dependências da Escola Municipal João Guimarães, Rua Joaquim Machado Guimarães, no bairro da Rasa, Audiência Pública para debater a implantação de uma unidade de processamento de lixo com a finalidade de obtenção de bioenergia. A (*) Usina Verde, como é chamada, deverá ser instalada em terreno, distante 6 km da Rasa, cedido pela Prefeitura Municipal ao Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Comunitário/ITDC, com sede em São Paulo.

Objetivo da Audiência Pública é obter dos empreendedores informações precisas sobre o funcionamento da Usina Verde e quais os impactos que serão causados pelo empreendimento antes, durante e depois da instalação. Ricardo Motta, presidente do Codema será o mediador do debate. Os moradores da Rasa e qualquer outra pessoa terão direito ao uso da palavra para fazer perguntas ou questionar, se for o caso.

O projeto da Usina Verde, que utiliza o lixo para a geração de energia elétrica (que será vendida para a Cemig), está sendo licenciado pela Suporte Assessoria e Consultoria, empresa coordenada por Marcus Messias, perito ambiental e ex-secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ponte Nova na gestão do prefeito Antônio Bartholomeu (1993-1996).

Pesquisadores da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) querem aumentar a eficiência energética de uma Usina Verde, que funciona desde 2004 na Ilha do Fundão. O objetivo é ampliar a capacidade de produção de energia da usina. Os secretários de Meio Ambiente, Edson Leite, e de Desenvolvimento Rural, Alfredo Padovani, visitaram o projeto em 2009.

O projeto da Usina Verde do Rio Janeiro é da iniciativa privada, teve a parte de tecnologia aprimorada pela Coppe e trabalha com a incineração de lixo urbano, destruindo os gases causadores de efeito estufa na atmosfera, além de transformar em energia quase todos os resíduos sólidos recebidos. Aqui em Ponte Nova, a Usina Verde terá tecnologia oriunda de São Paulo.

Nenhum comentário: