segunda-feira, 16 de maio de 2011

Comissão Especial busca Pólo de Educação da UFV


Os vereadores Halaôr Xavier de Carvalho (PSDB), Antônio Carlos Pracatá de Souza (PSB) e José Mauro Raimundi (PP), integrantes da Comissão Especial criada para acompanhamento dos procedimentos de implantação de Pólo de Educação à Distância da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em Ponte Nova, o secretário de Educação, Gilberto Santana e sua secretária-adjunta, Débora Bitarães se reuniram em 12 de maio, em Viçosa, com a reitora Nilda de Fátima Ferreira. Eles formalizaram a solicitação, através de documentos e diagnóstico de demanda, elaborados pela Secretaria de Educação, cumprindo agenda organizada pelo procurador de Justiça da UFV, Paulo Augusto Malta Moreira a pedido do Presidente da Câmara, José Rubens Tavares.
Participaram também do encontro, a secretária de Saúde, Varneli Bemfeito, o administrador do Hospital Nossa Senhora das Dores, Cristian Tassi e a diretora da Gerência Regional de Saúde, Maria de Fátima Alves Costa Pereira para tratar de detalhes da proposta de convênio entre a UFV, o Hospital e a Prefeitura envolvendo os cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem.
Sobre a implantação do Pólo de Educação à Distância, Gilberto Santana, ressaltou que Ponte Nova dispõe de ótima infra-estrutura física já que a Prefeitura adquiriu, recentemente, os prédios das faculdades de Ciências Humanas e a de Ciências Contábeis. Gilberto sugeriu que seria interessante para Ponte nova a vinda de cursos para capacitação de professores, gestão ambiental, empresarial e pública e, voltados para a agricultura familiar.
O presidente da Comissão Especial, Halaôr Xavier, lembrou da vocação da cidade para cursos na área de Ciências Agrárias, destacando o potencial local da suinocultura e da construção de nova unidade industrial do Laticínios Porto Alegre, um dos maiores de Minas Gerais.

A reitora ressaltou a sua vontade na concretização da parceria e observou que para um desfecho favorável “é preciso um comprometimento de todos os envolvidos”. Ao final do encontro ficou acertada a vinda de técnicos da UFV a Ponte Nova, em 19 de maio, quando se iniciarão os trabalhos para elaboração de projeto.

Os vereadores José Mauro e Antônio Pracatá endossaram o discurso da reitora enquanto Paulo Augusto avaliou como “boas as chances de sucesso, uma vez que o 2º nome do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, também, tem interesse nessa parceria”. Durante a solenidade comemorativa dos 149 anos da Câmara de Ponte Nova, em 29 de abril, Luiz Cláudio, que além de ex-reitor da UFV é o atual Secretário de Educação Superior do MEC, disse que bastaria a Prefeitura apresentar infra-estrutura necessária para se concretizar parceria que possibilitará a instalação de um pólo de ensino à distância da UFV em Ponte Nova com aval do MEC.

Também participaram da reunião os professores Vicente Lelis de Paula, (Pró-Reitor de Ensino), Inês Dantas (coordenadora de estágio de Nutrição Clínica), Maria Gorete de Almeida Oliveira (diretora do Centro de Ciências Biológicas e Saúde), Silvia Priori (coordenadora do Curso de Nutrição), Adelson Araújo Tinoco (chefe do Departamento de Nutrição) e Luiz Alberto Santana (chefe do Departamento de Medicina).

Nenhum comentário: