segunda-feira, 1 de março de 2010

GRS Ponte Nova promove oficina sobre “Projeto Olhar Brasil"


A regional de Ponte Nova promoveu ontem, dia 24 de fevereiro, oficina sobre o “Projeto Olhar Brasil”, cujo objetivo é a Identificação de problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e na população de 60 anos ou mais, prestando assistência em consultas oftalmológicas e fornecimento de óculos nos casos de detecção de erros de refração. Propiciando assim, condições de saúde ocular favorável ao aprendizado do público alvo, melhorando o rendimento escolar e a qualidade de vida desta população de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência.
O evento, realizado com os 29 municípios jurisdicionados à GRS, sensibilizou gestores e profissionais da saúde para a adesão ao Projeto do Ministério da Saúde. Os convidados tiveram a oportunidade de sanarem suas dúvidas com a Coordenadora do Núcleo da Atenção à Saúde, Vera Lúcia de Pinho Almeida e as referências da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais do Projeto, Marina Pires e Alexander Fabian Malheiros. O projeto também conta com a parceria do Ministério da Educação.
De acordo com o Ministério da Saúde, 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de refração que interferem em seu desempenho diário e, conseqüentemente, em sua auto-estima, na inserção social e na qualidade de vida.
“Problemas visuais dificultam a inclusão social, muitos dos casos são passíveis de solução por meio do uso dos óculos. Os gestores estão sensibilizados e buscando novas referências para a ampliação do Projeto em seus municípios”, destacou a Diretora da Gerência Regional de Saúde de Ponte Nova (GRS-PN), Maria de Fátima Alves Costa Pereira.
Durante a oficina, os convidados puderam também esclarecer dúvidas sobre outras questões pertinentes ao Núcleo de Atenção à Saúde. Ostomia, hiperdia, urgência e emergência, órtese e prótese, Programa da Erradicação do Tracoma. “A oficina foi um momento imprescindível para o alinhamento das metas de 2010 na média e alta complexidade e para o fortalecimento do “Projeto Olhar Brasil” na região de Ponte Nova”, conclui a Coordenadora Vera Lúcia de Pinho Almeida. Fonte: Ascom/GRS. Para ver a foto ampliada é só clicar em cima dela.

Nenhum comentário: