segunda-feira, 15 de março de 2010

Manejo Clínico da Dengue é pauta na GRS Ponte Nova



A regional de Ponte Nova realizou, dia 10 de março, Capacitação do Manejo Clínico da Dengue. O evento, realizado com os 29 municípios jurisdicionados à GRS Ponte Nova, sensibilizou médicos, enfermeiros e referências municipais da epidemiologia. Além das recomendações clínicas, a capacitação abordou o alinhamento conceitual e a pactuação para o enfrentamento da dengue.
“A dengue é uma questão de saúde pública e também do cidadão, assim devemos construir parcerias; todos devem estar sempre engajados na defesa da saúde da população” ressalta a Diretora da Regional de Ponte Nova, Maria de Fátima Alves Costa Pereira.
Os profissionais de saúde puderam discutir sobre a situação epidemiológica de Minas Gerais, o quadro clínico da dengue, os fatores que diminuem a morbimortalidade, o adensamento tecnológico necessário para o enfrentamento da epidemia e a proposta de implantação do Plano de Enfrentamento da dengue no Estado.
“Espera-se que esta capacitação forneça subsídios para que os profissionais reconheçam os pontos mais vulneráveis na estruturação das Redes de Atenção a Saúde, manejo clínico adequado aos usuários com suspeita de dengue e as intervenções mais assertivas para evolução favorável do usuário” destaca o palestrante, Dr. Francisco Martins Coelho e o enfermeiro Leandro Eustáquio Cruz.
Os convidados participaram de um trabalho em grupo com o intuito de analisar casos clínicos da dengue, ocorridos no Estado e caracterizados como não exitosas e avaliar os óbitos por dengue ocorridos entre 2008 e 2009. “Esta capacitação permitirá as referências da epidemiologia dos municípios, a elaborar e validar o Plano de Enfrentamento da Dengue. O conhecimento adquirido permitirá a definição das linhas estratégicas municipais” conclui Mônica Sena, referência técnica em dengue da GRS Ponte Nova. Fonte: Ascom/GRS. Para ver a foto ampliada é só clicar em cima dela.

Nenhum comentário: