quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dia da Luta Antimanicomial é celebrado com passeata e confraternização


O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi comemorado, em Ponte Nova, com passeata, palestra, roda de capoeira e confraternização pela Associação dos Familiares e Usuários da Saúde Mental - Afusam, e usuários, familiares e profissionais do Centro de Apoio Psicossocial, CAPS.

No CAPS, no período da tarde, os usuários participaram de debates sobre as atuais condições de tratamento psiquiátrico existente em relação ao passado, brincadeiras, seguida de confraternização e lanche.

Ao som de um carro volante, familiares, voluntários e integrantes da Afusam dançaram e cantaram pelas ruas centrais do Centro Histórico (Avenida Caetano Marinho, Rua Arthur Bernardes, Rua Antônio Frederico Ozanam, Praça Dom Parreira Lara, Rua Benedito Valadares, finalizando o cortejo na Praça Getúlio Vargas.

Criado há 22 anos, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial surgiu a partir de movimento reivindicatório na cidade de Bauru, São Paulo, durante a realização do 2º Congresso Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental. Naquele momento, os profissionais recusaram o papel de agentes da exclusão e da violência institucionalizadas, que desrespeitam os mínimos direitos da pessoa humana, e inauguraram um novo compromisso em busca de uma Reforma Psiquiátrica, hoje definida por lei, mas ainda em fase de implementação.Fonte:Ascom/Prefeitura. Para ver a foto
ampliada é só clicar em cima dela.

Nenhum comentário: