sábado, 15 de janeiro de 2011

Camila, a pontenovense que ganhou cadela-guia no programa de Ana Maria Braga

De férias em Ponte Nova,desde dez/2010, a pontenovense Camila Araújo Alves, 20 anos, recebeu nossa reportagem em 3/1, em Palmeiras, na casa de seus pais,Anselmo Alves e Ednéia Araújo Lessa, para falar sobre sua projeção nacional após 3/11/10, quando participou do Programa “Mais Você”, da Rede Globo.

Radicada em Niterói/RJ há 2 anos - ela estuda Psicologia na Universidade Federal Fluminense, Camila foi escolhida entre 500 concorrentes para receber um cão-guia numa promoção do programa, apresentado
por Ana Maria Braga,em parceria com a Ong Cão-Guia Brasil. Portadora de doença degenerativa da retina, Camila lembra que não se conteve e chorou de emoção ao ser informada de que ganharia a companhia da cadela Pucca, da raça Golden Retrieve.

“Espero que a minha locomoção melhore e se torne mais simples”, disse Camila, na época. Ex-aluna das EMs Dr. José Mariano/Palmeiras e Professor José Maria da Fonseca/Centro e do Colégio Equipe, Camila deseja que sua história ajude no debate nacional para solução dos problemas dos portadores de deficiência visual. Em Palmeiras, ela passeia diariamente com a Pucca, mas reclama de algumas dificuldades. Uma delas é o trânsito, “principalmente pela falta de semáforo para pedestres e, em alguns casos, de canteiro central em ruas e avenidas”.

Outro fato diz respeito à curiosidade das pessoas, desviando a atenção e até mesmo acariciando a cadela. “Por estarem sempre ‘em serviço’, os cães-guia não podem ser tocados”,adverte Camila. Conforme a pontenovense,no Rio de Janeiro já houve problema em alguns estabelecimentos comerciais onde, mesmo contrariando lei federal, houve tentativa de impedimento de sua entrada com a cadela-guia.“Quando acontece isso, peço a alguém para chamar a Polícia para fazer valer o meu direito,e aí o dono da loja me aceita, mas fica sem clima. A cada cão-guia é rigorosamente treinado para entrar e permanecer junto de seu dono em qualquer local, inclusive em supermercados”,arremata ela. Fonte: Folha de Ponte Nova.

Nenhum comentário: