terça-feira, 13 de abril de 2010

Limpeza do rio Piranga mobiliza setores em defesa do meio ambiente


Nos dias 10 e 11 de abril, numa parceria entre a Prefeitura/PN e a empresa pontenovense, Café Piranga, foi realizado o projeto “Limpando o Rio Piranga”. A ação é uma medida sócio-ambiental, que consiste em promover uma limpeza completa do Rio, retirando as árvores mortas, caídas dentro d’água, galhadas, plásticos, papéis e entulhos de suas margens, até a ponte do Triângulo.

Fazem parte do Projeto “Limpando o Rio Piranga” o Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Dmaes), IEF (Escritório Regional), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Coordenadoria de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Demutran, Organização Ambiental Puro Verde, Maçonaria Capítulo Nobres Cavaleiros do Piranga da Ordem DeMolay (entidade formada por jovens e patrocinada pela Maçonaria) e diversos empresários.

O trabalho foi intenso, começando os 2 dias às 8 horas e se encerrando às 17 horas. Os voluntários fizeram apenas uma pausa de uma hora para o almoço. Foram retirados 10 caminhões com troncos pesados e galhos, alem de cerca de meia tonelada de lixo.

Durante a ação, vários populares parabenizaram a iniciativa, e muitos destacaram que a limpeza do Rio é dever de todo cidadão, pois todos usufruem dos benefícios que ele traz.

A iniciativa do Café Piranga através do empresário Marcelo Viana foi apresentada no dia 19 de março ao presidente do Codema, Ricardo Motta, que discutiu a legalidade e sua execução com o prefeito Joãozinho de Carvalho (PTB) e técnicos da administração municipal. Imediatamente, o Chefe do Executivo determinou que o Codema acompanhasse e coordenasse todo o desenvolvimento da Parceria Público-Privado (PPP), e que o Município participasse ativamente do desenvolvimento do Projeto “Limpando o Rio Piranga”.

Na abertura do projeto, o presidente do Codema, Ricardo Motta, falando em nome da Administração Municipal, disse que o prefeito Joãozinho de Carvalho (PTB) abraçou a ideia no primeiro instante orientando para que nada faltasse no projeto.

O empresário Marcelo Viana (Café Piranga) destacou que é dever de todo pontenovense proteger e apoiar ações que visem à preservação de um recurso tão precioso, quanto o Rio Piranga.

Para o Mestre Conselheiro Regional (Zona-da-Mata) da Ordem DeMolay, Romeu Lacerda, os jovens devem se empenhar na defesa do meio ambiente e participar ativamente de atividades como essa.Fonte: ONG Puro Verde

Nenhum comentário: