sexta-feira, 9 de abril de 2010

Programa de Prevenção e Controle ao Tabagismo reduz número de fumantes no Pontal


Na manhã de 6/4, no distrito do Pontal, o psicólogo e coordenador municipal de Programa de Controle e Prevenção ao Tabagismo, Marcos Castanheira, reuniu-se com um grupo de moradores participantes de atividades educativas e preventivas de controle do uso do tabaco. O encontro teve por objetivo debater, avaliar e mensurar os resultados das ações desenvolvidas do Programa.

O Programa foi implantado em julho de 2009, com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida do Município, e é desenvolvido pela Coordenação de Controle e Prevenção ao Tabagismo, sendo Ponte Nova a única das 29 cidades pertencentes à Gerência Regional de Saúde/GRS a possuí-lo.

As atividades sócio-educativas desenvolvem-se em 4 encontros, nos quais os usuários são orientados sobre procedimentos para largar do vício de fumar e como agir após abandonar o “mal-costume”.

Na comunidade do Pontal, dos 11 moradores que chegaram ao fim do programa, 9 pararam totalmente de fumar e 2 que fumavam 2 maços por dia, fumam agora apenas 3 cigarros. O encontro marcou, positivamente, a conclusão do programa e abordou os benefícios obtidos após parar de fumar.

“Esse é o primeiro grupo a concluir o programa, eles são vencedores, isso me motiva em continuar. O empenho e a participação das agentes de saúdes do PSF do Pontal foram essenciais para que o programa fosse sucesso absoluto”, afirma Marcos Castanheira.

“Fumei durante 40 anos e a cada encontro do programa fui diminuindo até parar definitivamente. Sinto uma grande mudança em minha vida. Minha disposição aumentou a tosse e a dor de cabeça não existem mais. Hoje me alimento melhor e me sinto mais confiante. Se depois de 40 anos parei de fumar, não é tarde para fazer muitas coisas que tenho vontade”, acentua a dona-de-casa, Antônia Gomes Trivellato.

O número de brasileiros fumantes correntes (habituais), com 15 anos ou mais, era de 24,6 milhões em 2008, o que significa 17,2% da população de 143 milhões de pessoas com 15 anos ou mais naquele ano. Os dados são do suplemento de Saúde, divulgados em 31/03, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), referente ao ano de 2008, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em convênio com o Ministério da Saúde. Fonte:Ascom/Prefeitura. Para ver a foto ampliada é só clicar em cima dela.

Nenhum comentário: