segunda-feira, 19 de abril de 2010

Prefeitura combate a dengue com a programação do desentulha


Objetivando diminuir o número de focos de mosquito Aedes aegypti e casos de dengue no Município, desde segunda-feira (12/4), a Prefeitura de Ponte Nova intensificou o Programa Desentulha Ponte Nova. Os trabalhos tiveram início no bairro do Pacheco numa ação conjunta das Secretarias de Saúde e Gestão e Recursos Humanos por intermédio dos agentes Combate a Dengue e Febre Amarela e de Fiscalização e Posturas.

Num dos trechos, da longa Rua José Galdino Vieira (foto), havia um lote com muito mato e objetos que, perigosamente, serviam como hospedeiro do mosquito da dengue (Aedes aegypti). Atendendo orientação dos fiscais municipais, o proprietário do lote fez limpeza parcial de sua propriedade. Ao visitar o local, novamente, a equipe do Desentulha, completou o serviço e da “operação limpeza” foram contabilizadas dezenas de garrafas, latas e plásticos que se encontravam misturadas ao resto de capim. Todos os objetos acumulavam água, servindo como “habitat” do Aedes.

Na Rua Espírito Santo, os agentes encontraram um imóvel abandonado, cujo proprietário não mora na cidade, com possíveis riscos de desabamento e com supostos focos de dengue. A Defesa Civil foi acionada para vistoriar o imóvel e emitir laudo técnico. Nessa casa foram encontradas muitas garrafas vazias de refrigerante e de cerveja e vários outros objetos que acumulavam água, retirados imediatamente.

Falando a nossa reportagem, o Coordenador do Programa de Combate a Dengue e Febre Amarela, Reinaldo Fabri, cobrou uma maior participação da população.

“Todos os anos realizamos o Desentulha. É um absurdo, rotineiramente, a cada ano encontrarmos situações como estamos encontrando no bairro do Pacheco. Os cidadãos estão arriscando suas vidas e também de seus semelhantes. Recentemente o bairro Pacheco foi campeão em números de casos de dengue. Se não houver colaboração, responsabilidade e senso cívico, poderemos ter graves problemas. O Poder Público sozinho não dá conta de tudo”, declarou o Coordenador. Hoje, 19/4, a equipe atuará no bairro Primeiro de Maio. Fonte:Ascom/Prefeitura. Para ver a foto ampliada é só clicar em cima dela.

Nenhum comentário: