segunda-feira, 5 de abril de 2010

Vários municípios prestigiaram a 3ª Conferência Regional de Esportes


Representantes de 19 municípios do Vale do Piranga, como educadores, esportistas, representantes de movimentos sociais e populares, entre outros, marcaram presença na 3ª Conferência Regional de Esportes, que aconteceu nesta segunda-feira, 29 de março, promovida pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga (Amapi), na sede da Associação. Esta conferência teve um diferencial em relação às duas anteriores, já que as propostas aprovadas durante o evento serão encaminhadas pelos delegados eleitos à 3ª Conferência Estadual de Esportes, que acontece entre os dias 05 e 07 de maio, em Belo Horizonte, e servirão de base para elaboração do primeiro plano estadual e nacional de esportes, que será feito, com o objetivo de traçar metas e ações esportivas para os próximos 10 anos em Minas Gerais e no Brasil.
“Esperamos que desta Conferência saia muitas iniciativas importantes para o desenvolvimento do esporte mineiro. Primeiro teremos esta etapa regional, depois a estadual e por último, a Conferência Nacional, que será para construirmos um projeto nacional de ações planejadas para o esporte, que dure pelo menos de 10 a 15 anos”, declarou o secretário estadual de Esporte e Juventude, Alberto Rodrigues Lima, durante abertura do evento.
Ele disse que a Secretaria Estadual de Esportes e Juventude possui projetos importantes, como o Jogos do Interior de Minas (JIMI), os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e o “Saúde na Praça”, que devem ser difundidos pelo interior e para isto é preciso que as lideranças visitem mais Belo Horizonte para reivindicarem seus pedidos, que nem sempre serão atendidos com presteza, pois o Governo Estadual também precisa de mais orçamento para suprir todas as demandas, mas serão avaliados com carinho,garantiu.
“Este ano é o ano da década do futebol, teremos Copa do Mundo, Copa das Confederações e Olimpíadas, para isto devemos preparar os atletas e precisamos de recursos advindos da União, Estado, Município e iniciativa privada, que deve ser a grande parceira dos poderes públicos, pois só estes três não aguentam.
O secretário executivo da Amapi, José Alberto de Rezende, elogiou a iniciativa do presidente da Comissão Organizadora da 3ª Conferência Regional de Esportes, José Fernandes da Silva, de Oratórios, que procurou a Amapi para ser parceira nesta iniciativa. “Falar de esporte é um assunto que me traz muita satisfação, pois é o assunto de uma transversalidade muito grande. Um exemplo disto é a prática de esportes pelos veteranos, que em muitos municípios filiados á Amapi são os times mais organizados e isto vai refletir nas estatísticas futuras de aumento da qualidade de vida e longevidade.
Em sua opinião, esporte também envolve as secretarias de obras dos municípios, que devem trabalhar para melhorar a infraestrutura dos ginásios e estádios, além de estar relacionado também a política de bem estar social e segurança. ‘Nós estamos perdendo a guerra para o crack e eu acho que a melhor ferramenta para combater a droga é o esporte. Se o jovem tiver ocupação, incentivo e quiser participar da comunidade mais saudável, o esporte juntamente com a educação é o caminho. É com este pensamento que nós, da Amapi, dizemos que se a gente favorecer o esporte, estaremos dando uma grande contribuição para o Vale do Piranga”.
“A minha expectativa é muito grande em relação a esta Conferência, pois ainda contamos com muitas limitações para realizar ações esportivas no interior. Na minha cidade, que é Oratórios, devido à última enchente, nós ficamos sem o ginásio de esportes. Precisamos criar novas perspectivas, pois os desafios para lidar com jovens atualmente são grandes, principalmente por causa das drogas”, afirma o presidente da Comissão Organizadora da 3ª Conferência Regional, José Fernandes da Silva.

Participaram também da primeira parte da 3ª Conferência Regional de Esportes, o secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Ponte Nova, Gilson Oliveira, vereador de Ponte Nova, Divino Marcelino dos Anjos (PV), o prefeito de Guaraciaba, Eli Dorneles Gonçalves e a superintendente de Políticas Desportivas Regionais da Secretaria Estadual de Esporte e Juventude, Juliana Minardi de Oliveira.

Propostas regionais para
3ª Conferência Estadual de Esportes

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em cinco grupos temáticos (cada um debateu sobre dois tópicos relacionados ao esporte) e se reuniram para enumerar as propostas, que foram lidas e explicadas por um representante de cada grupo, discutidas e aprovadas por todos os presentes.
Os cinco grupos temáticos trataram dos seguintes assuntos: Sistema Nacional de Esporte e Lazer, Ciência, Tecnologia e Inovação, Formação e Valorização Profissional, Infraestrutura Esportiva, Esporte, Lazer e Educação, Futebol e Financiamento do Esporte.
Entre as propostas regionais que serão encaminhadas pelos delegados escolhidos para representarem o Vale do Piranga na 3ª Conferência Estadual de Esportes estão: Criação de um Conselho de Esportes que envolva todos os segmentos da sociedade, implantação de um Centro de Documentação, Informação e Pesquisa, ampliação de apoio ás pesquisas para qualificação de políticas públicas de esporte e lazer, capacitação de pessoas que trabalham com esporte, construção e reativação de espaços esportivos, entre outras.
Encerrando o evento, foram escolhidos delegados das cidades de Guaraciaba, Rio Doce, Matipó, Ponte Nova, Oratórios, Sericita,Sem Peixe, Urucânia, Santa Cruz do Escalvado e Rio Casca para representarem o Vale do Piranga na 3ª Conferência Estadual de Esportes, entre os dias 05 e 07 de maio, em Belo Horizonte.Na foto, a Mesa de abertura. Fonte: Ascom/Amapi

Nenhum comentário: