sábado, 21 de novembro de 2009

Copasa quer assumir o Dmaes

A notícia de que a Companhia de Saneamento de MG/Copasa estaria, mais uma vez, interessada em encampar o Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento/Dmaes foi divulgada em 17/11 no site Unidade Notícias e repercutiu na cidade. O prefeito Joãozinho Carvalho/PTB disse à nossa reportagem que “oficialmente não existe nada”. Ele admitiu, contudo, que há cerca de 1 mês recebeu a visita de representantes da Copasa, “sendo convidado a se encontrar com o presidente (Ricardo Augusto Simões Campos) em BH”. Na Capital,representantes da Copasa acenaram com “potencial violento de investimento na cidade, inclusive absorver todos os servidores do Dmaes”, como revelou o prefeito. Joãozinho garantiu, contudo, que não discutirá o assunto neste ano e que, quando houver algum tipo de conveniência nisso, “falarei primeiro com os vereadores, “que são os que têm o poder de voto e decisão”. Nossa reportagem também procurou o diretor-geral do Dmaes, Ricardo Semião, que através de sua Assessoria de Comunicação informou que, “por não haver nada de oficial sobre o assunto, não tem o que comentar”. Já o presidente do Conselho Deliberativo/Condel da autarquia, Jairo Neves de Castro, disse, em 18/11, que o conselheiro Ronaldo Lino chegou a fazer este questionamento ao diretor Ricardo na reunião de 16/11 do Condel.“Segundo Ricardo, tudo não passa de mera especulação”, informou Jairo.
Notícia em site
Conforme notícia editorial do site Unidade Notícias, “ninguém confirma, nem o Executivo nem a direção do Dmaes, mas já tem gente que garante que as negociações começaram”, com especulações de venda da autarquia por R$100 milhões, enquanto “especialistas” atribuiriam ao Departamento valor de R$500 milhões. Ainda conforme a nota, a Copasa não repassaria o dinheiro ao município,comprometendo-se a investir o valor em obras.
“Quem nos confidenciou esta notícia é alguém que tem poder de decisão na cidade: só pediu que não fosse identificado. ‘Vamos deixar a população tomar conhecimento, e aí nós vamos nos posicionar’, disse nosso informante”,como registrou o editor do site, Luiz Donizete, para arrematar: “Esta história já alimentou polêmica anteriormente e deu ‘pano pra manga’. Houve até panfletos espalhados pela cidade dizendo que um prefeito (ele não diz qual) queria entregar o Dmaes à Copasa. Verdade ou não, vamos ficar atentos. De repente, os argumentos podem até nos convencer”, conclui ele. Fonte: Folha de Ponte Nova.

Nenhum comentário: