quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Carta aberta da Organização Ambiental Puro Verde sobre a inauguração da Penitenciária construída no Passa-Cinco

O Governo do Estado vai inaugurar nesta quarta-feira, 2 de dezembro de 2009, a Penitenciária da Comarca de Ponte Nova. É uma obra de quase R$26 milhões, incluindo o prédio, a estrada de acesso e as redes de água e esgoto. Todas as obras agrediram o meio ambiente, e o Governo do Estado demonstrou total desprezo às condicionantes feitas pelo Codema para a liberação da estrada de acesso.

A Organização Ambiental Puro Verde entregou ao vice-governador Antônio Anastasia, em julho deste ano, documento solicitando que o Estado cumprisse com suas obrigações antes da inauguração. Anastasia volta a Ponte Nova, exatamente para inaugurar a obra que será uma das piores degradações da Zona da Mata, com a conivência do poder instituído.

O Governo Aécio Neves mentiu nos autos do processo em que a Puro Verde moveu para não permitir a passagem por dentro do Parque Florestal. A decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais diz que todas as condicionantes do Codema foram cumpridas. A Procuradoria do Estado induziu o TJ ao erro, o que é crime.

A principal condicionante para a construção do Presídio, que agora se transformou em Penitenciária (mais uma mentira do Estado, prejudicando Ponte Nova), é a construção da Estação de tratamento de Esgoto. A empresa foi embora, deu uma banana para todos e agora todo o esgoto da Penitenciária será lançado no rio Piranga, sem qualquer tratamento.

Nenhum comentário: