quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Secretaria de Saúde realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental


A Secretaria Municipal de Saúde/Semsa promoveu no dia 9 de outubro, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental, com o tema: “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”. A conferência reuniu 70 profissionais da área da Saúde e Meio Ambiente que debateram e fizeram propostas.

O secretário municipal de Saúde Tatau Dias lembrou que Ponte Nova foi a primeira cidade do interior de Minas a implantar o programa “Ambientação”, da Fundação Estadual do Meio Ambiente/Feam. “Com a Ambientação temos alcançado o principal objetivo que é a sensibilização dos servidores para a mudança de comportamento e a internalização de atitudes ecologicamente corretas. A Saúde e Meio Ambiente devem andar de mãos dadas”.

A Conferência Municipal teve como principais objetivos: Definir diretrizes para a política pública integrada no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e intersetorial dos vários atores envolvidos com o tema; promover e ampliar a consciência sanitária, ampliando o conceito de saúde; fortalecer iniciativas que promovam o exercício da cidadania e a garantia do direito à saúde; e sensibilizar, disseminar as informações e debater sobre as políticas de saúde ambiental; propiciar o debate e a articulação com a sociedade em prol de uma agenda voltada para a sustentabilidade socioambiental.

A conferência foi definida em três eixos com a finalidade de orientar o processo de discussão: Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta, abordado pelo presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente/Codema, Ricardo Motta; Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios, ministrado pelo geógrafo, analista ambiental e membro da ONG Ambiente Brasil, Thales Rodrigo Pinto; e Democracia, saúde, ambiente e educação: políticas para construção de territórios sustentáveis, analisado pelo professor da UFV e consultor, Marcelo Henrique de Melo.

Os profissionais também assistiram a uma palestra sobre Vigilância Ambiental em Saúde, ministrada pela médica veterinária e técnica em Vigilância Sanitária da Gerência Regional de Saúde/GRS, Graziele Dias.

Nenhum comentário: