sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Vereadores querem instalação de Delegacia da Mulher, do Idoso e do Deficiente


Em 7/10 a vereadora Aninha Ferreira/PV e os vereadores José Mauro/PP e Nilton de Paula/PPS fizeram uma visita a Divisão de Polícia Especializada da Mulher, Idoso e Deficiente de Belo Horizonte. Acompanhados do delegado José Donizeti Teixeira e da perita Rita de Cássia, da Delegacia Regional de Segurança Pública, eles foram recebidos pela delegada Silvana Fiorilo Rocha Resende, titular daquela Divisão de Polícia Especializada. A pauta: conhecer a estrutura da Delegacia da Mulher.
Além de receber todo tipo de informação sobre o funcionamento da delegacia especializada e da importância de que este tipo de delegacia funcione em estrutura independente dos demais serviços que a Polícia Civil presta, a comitiva pontenovense conheceu toda a estrutura física, servidores e métodos adotados na capital mineira com relação ao atendimento especializado à mulher, ao idoso e ao deficiente físico.
A delegada Silvana Fiorilo mostrou aos visitantes fotos chocantes de algumas das inúmeras vítimas atendidas pela equipe dela nos últimos 15 anos. Mulheres de várias idades machucadas, queimadas, mutiladas, com hematomas e todo tipo de marcas de agressões e torturas feitas pelos parceiros, parentes ou desconhecidos. Embora pareça inacreditável que um ser humano imponha ao outro tanto sofrimento a delegada destacou que estes crimes são mais comuns do que se imagina, mas a maioria está fora das estatísticas, pois, a maior parte dos casos de agressões a mulheres, crianças, deficientes e idosos acontecem dentro de casa.
Aninha e Nilton já haviam manifestado na Câmara preocupação com a falta de espaço adequado para atendimento à mulher vítima de violência em Ponte Nova e já conseguiram a promessa do prefeito Joãozinho Carvalho/PTB, de que a Prefeitura irá bancar o aluguel de imóvel para que seja instalada esta delegacia especializada em Ponte Nova. Já existe também promessa do Governo Estadual de nomear brevemente uma delegada para assumir estes trabalhos aqui na Delegacia Regional de Segurança Pública.
A expectativa agora é definir local, treinar equipe e contar com a participação de todos os segmentos ativos da sociedade que possam contribuir para a efetivação desta conquista para Ponte Nova. Atendendo convite dos vereadores a Delegada Silvana Fiorilo deverá fazer em breve uma palestra sobre o assunto em Ponte Nova. Foto: Aninha, José Mauro e Nilton.

Nenhum comentário: