quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Comitiva pontenovense visita a Terra da Sobriedade em BH


A juíza Adriana Fonseca Barbosa Mendes, do Juizado Especial da Comarca de Ponte Nova, sua equipe forense e uma comitiva composta por vereadores, secretários e assessores municipais, terapeuta ocupacional e representantes do Narcóticos Anônimos, visitaram em 15 de agosto a Comunidade Terapêutica Terra da Sobriedade, em Belo Horizonte.
A Terra da Sobriedade é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), constituída oficialmente em agosto de 2002. Foi idealizada por um grupo de amigos e familiares de dependentes químicos, sensibilizados com a causa, o trabalho e o tratamento de adictos, desenvolvidos pelos terapeutas ocupacionais Ronaldo Guilherme Vitelli Viana e Ana Luiza César Viana, que recepcionaram e explicaram a dinâmica de funcionamento da entidade aos visitantes.
Foi criada para ser uma associação de prevenção, recuperação e reinserção de dependente químico em sua família e na sociedade, atuando como uma comunidade terapêutica e desenvolvendo uma série de atividades como palestras, reuniões de mútua-ajuda e terapias de grupo, entre outras.
Além de conhecer a entidade, reconhecida em todo o país pelo trabalho que desenvolve no atendimento a dependentes químicos, o grupo também teve contato com o projeto de prevenção Papo Legal. Proposta modelo, que vem sendo desenvolvida com a parceria da Sub Secretaria Estadual Anti-Drogas. Após sua implantação o Papo Legal será adotado em outras cidades mineiras.
A avaliação da visita foi positiva, pois a proposta de trabalho da Terra da Sobriedade pode ser um ponto de referência para a prevenção em nosso município.
Representando a Câmara Municipal, participaram da visita a vereadora Aninha de Fizica/PV, os vereadores Buka/PP, Divino/PV, José Mauro/PP e o Assessor Legislativo Afonso Mauro. Eles atenderam convite feito pela Juíza Adriana, em 6/8, quando ela e as profissionais da Equipe Psicossocial participaram da Tribuna Livre da Câmara para apresentar e buscar apoio ao Programa de Atenção aos Usuários e Dependentes de Drogas que está sendo implantado em Ponte Nova pela equipe do Juizado Especial. Fonte: Ascom/Câmara

Foto: Em pé: Adriana Fonseca, José Mauro, Luiz Otávio Dias, Divino, Afonso Mauro, Buka e Marcos Castanheira.
Sentados: Gilberto Santana, Sheila Augusta, Aninha de Fizica, Ronaldo Guilherme Vitelli Viana (Coordenador da Terra da Sobriedade), Alessandra Godoy e Sara Michilini.

Nenhum comentário: