sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Deputados vão intermediar reabertura da Klabin em Ponte Nova


Visitas ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, ao Instituto Mineiro de Desenvolvimento Integrado (Indi), ao Ministério do Trabalho e ao escritório regional da Klabin em Betim. Esses foram os encaminhamentos resultantes da audiência pública que a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou em Ponte Nova nesta quinta-feira (6/8/09). Os requerimentos, dos deputados Padre João (PT) e Carlos Gomes (PT), deverão ser aprovados na próxima reunião da comissão. O objetivo da audiência, requerida por Padre João, foi o de buscar soluções para o problema gerado pela demissão de 260 trabalhadores da fábrica de papel reciclado da Klabin no município, fechada em março deste ano. Do total de funcionários, 118 eram contratados diretos e os demais, terceirizados.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Papel, Papelão e Cortiça de Ponte Nova, Américo Gomes Evangelista, disse que foi criada uma comissão executiva para estudar formas de viabilizar o retorno da fabricação do papel. Ele disse que muitos dos desempregados da Klabin já estão recebendo a última parcela do seguro-desemprego, o que vai complicar a situação social do município após esse pagamento. Afirmou ainda que, em reuniões com a comissão, a empresa assumiu o compromisso de não retirar o equipamento da fabrica até 31 de dezembro deste ano. Américo reclamou da ausência de um representante da Klabin na audiência, apesar de a empresa ter enviado uma pessoa apenas para acompanhar o encontro.

Também lamentando a ausência do representante oficial da empresa, e ainda do Governo do Estado e da Prefeitura, o deputado Padre João destacou que a região vem sofrendo vários golpes com a crise internacional. "Primeiro, fecharam em Raul Soares a Tarza, fábrica de enxadas distribuídas em todo o País e até no exterior. Depois, foi a vez da unidade da Cotochés em Rio Casca. E agora fecham a Klabin", afirmou.

Já o presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova, vereador José Mauro Raimundi, falou das consequências graves do fechamento da Klabin na cidade: desemprego e queda na arrecadação de impostos, o que afeta diretamente a economia do município.

Nenhum comentário: