quinta-feira, 10 de junho de 2010

Expovale 2010 terá debate sobre frutas e carnes

O cultivo de frutas tropicais, o abate e a comercialização de carnes serão temas de debates durante a Expovale 2010, de 15 a 18/7. De acordo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova, Chico Augusto, nessa edição, o setor agropecuário ganhará mais espaço, com eventos voltados diretamente para o meio, como a Feira de Touros Jovens do Pró-Genética, Festa da Goiabada, Concurso Leiteiro, Copa de Marcha, Mostra de Bovinos e Eqüinos, Mostra de Artesanato Regional, além de uma mini-fazenda destinada às crianças.

Em 4/6, a diretoria do Sindicato Rural recebeu a visita do empresário João Luiz Castanheira, pontenovense, ligado ao setor de produção de polpas de frutas tropicais e dirigente da Trop Frutas do Brasil, empresa instalada na cidade de Linhares, no Espírito Santo. Ele articula com empreendedores do meio, uma reunião na semana da Expovale, quando serão debatidos a criação de um sistema de cultivo, principalmente, de manga ubá, goiaba e maracujá para as indústrias mineiras. Num primeiro momento, o objetivo é estabelecer parcerias com órgãos de pesquisa e de extensão rural, visando a produção de mudas de alta qualidade para agricultores familiares e depois seu correto manejo no campo. João Luiz e outros empresários estarão apoiando ainda a realização da Expovale com patrocínio empresarial.

O abate e comercialização de carnes ganhará um seminário nos dias 13 e 14/7, voltado para criadores de suínos, bovinos e aves, empresários do setor de abate, proprietários de açougues, estudantes de ciências agrárias e técnicos.

Estão programadas palestras sobre política estadual de abate e comercialização, legislação e vigilância sanitária, serviço de inspeção e boas práticas de higiene. Na parte musical destaque para as apresentações da Banda Hori e da dupla Hugo Pena e Gabriel. Fonte: Ascom/PMPN

Nenhum comentário: