sexta-feira, 30 de julho de 2010

Aberto IV Fórum Social pela Vida

A Região Mariana Leste acolheu os participantes da quarta edição do Fórum Social pela Vida vindo de diversas paróquias da Arquidiocese de Mariana. Ao longo de toda a tarde desta quinta-feira, 29, foram várias as caravanas que traziam os delegados.

A cidade de Ponte Nova, anfitriã deste Fórum, preparou uma envolvente cerimônia de abertura. O coordenador arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, padre Paulo Barbosa, também acolheu os participantes apontando a realização desse evento como fruto de duas ações. “A primeira delas é a ação divina, que é Deus que nos dá a vida e está presente em todas as manifestações que ela nos oferece. Mas também ele é fruto de uma ação humana, o que depende da nossa cooperação, organização e serviço. Somos parte de uma Igreja viva, que caminha para seu novo projeto de pastoral. Viva o IV Fórum Social pela Vida”.

O arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, deu suas boas vindas falando da importância desse momento para a Igreja Particular de Mariana. “Nossa Igreja está a serviço do Reino, sacramento do Reino, só realiza sua missão se estiver aberta para a realidade social, política, cultural, econômica na qual nós todos estamos envolvidos. O Fórum Social representa esse momento forte”.

Para o arcebispo, o Fórum é fonte de abastecimento, de renovação, fortalecimento. “Este [o Fórum Social] é o posto de abastecimento para que a dimensão sociotransformadora possa ser realidade viva na história da Igreja de Mariana. Essa herança nós recebemos do nosso saudoso e inesquecível dom Luciano”, completou dom Geraldo sendo interrompido por aplausos após ter citado seu antecessor.

“Foi ele que abriu a Igreja de Mariana pra viver mais intensamente a Dimensão Sociopolítica. Hoje, no céu, certamente ele se alegra em ver a realização deste IV Fórum”. E, em uníssono, dom Geraldo pediu para que todos dissessem: “dom Luciano, junto de Deus, reze por nós”, finalizou.

Na sequência foi apresentado um pequeno histórico dos outros Fóruns quando, todos acolheram homens, mulheres, crianças, jovens, idosos, deficientes físicos e intelectuais, representantes do MAB, negros, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade e povos ribeirinhos.

Em seguida houve a entrada da Bíblia e dos elementos: terra, água, fogo e ar. Finalizando, a Região Mariana Leste (Ponte Nova) acolheu as demais Regiões arquidiocesanas. Ao término, todos foram encaminhados para suas comunidades e famílias acolhedoras. Fonte:Departamento Arquidiocesano de Comunicação

Nenhum comentário: