segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cidade Limpa Legal: até os promotores da Expovale foram notificados por causa de cartazes afixados em locais indevidos

Passados pouco mais de 30 dias do lançamento do Programa Cidade Limpa Legal, numa parceria da Secretaria de Gestão de Recursos Humanos/Segerh e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente/Codema, a cidade continua sendo poluída com a afixação de cartazes - em tapumes, muros e similares - de eventos e publicidades.

Todavia, se depender da Câmara Técnica/CT instituída pelos parceiros - mais representantes do Departamento Municipal de Trânsito/Demutran e do Setor de Posturas - para efetivar o Programa, em breve a cidade ficará livre deste
problema. De acordo com o coordenador da Câmara, Paulo Henrique da Silva, “os fiscais da Prefeitura já estão fazendo vistorias e notificando os infratores”.

Segundo Paulo, a Câmara se reuniu por duas vezes - em 18/6 e 2/7 - “priorizando, a princípio, contatos com donos de outdoors localizados na rua Felisberto Leopoldo/Santa Teresa e na av. Arthur Bernardes/Centro”. Solicitaram-se documentos autorizativos para a colocação das peças publicitárias “para saber se os donos identificados nos documentos são de fato os proprietários dos terrenos”.

Sobre a insistência de alguns promotores de eventos em afixação de cartazes nos tapumes de obras municipais, Paulo revelou que houve diversas notificações em 28/6 (entre elas, a da Faculdade Vértice/Matipó) e nestes dias aguardam-se as explicações antes das providências formais.

Decepção de Ricardo

O presidente do Codema, Ricardo Motta, disse em 5/7 “estar decepcionado” ao saber que um dos cartazes pregados em Palmeiras é para divulgação da Expovale. “Logo vindo de uma entidade que é parceira da Prefeitura”, lamentou ele. No entanto Ricardo está otimista com o trabalho da CT, “que está funcionando,com localização e notificação dos infratores”.

Presidente explica

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais/PN, Francisco Augusto de Castro Gomes, que, após confirmar a notificação, informou o protocolo,ainda em 5/7, da entidade na Prefeitura esclarecendo que já solicitou a retirada dos cartazes
afixados indevidamente. Francisco esclareceu que a parte artística do evento foi terceirizada para empresa de Viçosa, “e já fomos informados de que, amanhã mesmo, eles irão retirar os cartazes”.

Cidade Limpa Legal

O programa foi criado e lançado na Semana Municipal do Meio Ambiente para combater a propaganda irregular e consequentemente a poluição visual de faixas e cartazes em muros, postes e paredes, seja em prédios públicos ou particulares. “Além de retirar as peças irregulares, vamos comunicar a todos os proprietários sua situação quanto à publicidade visual. Pretendemos despoluir visualmente a cidade, pois esse tipo de impacto é maléfico para a saúde do ser humano”, declarou Ricardo Motta no dia do lançamento do projeto. Fonte: Folha de Ponte Nova

Nenhum comentário: