quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Comerciantes debatem o projeto “Cidade Limpa”


O Café com Ideias desta quarta-feira (22/09) foi sobre o projeto “Cidade Limpa”, da Prefeitura Municipal de Ponte Nova, com o apoio da ACIP/CDL, Sindcomércio, DMAES, Bartofil e Laticínios Porto Alegre, entre outros parceiros. O projeto está sendo desenvolvido a partir de diversas ações, como a instalação de novas lixeiras no eixo central da cidade; panfletagem em comércios e residências; blitz; propaganda em diversas mídias e intervenções de atores da Cia Teatro de Bolso em locais específicos. O programa "Meio Ambiente em Atuação” terá ainda outras ações, como a reciclagem de pilhas e de baterias e também a de óleo de cozinha.

Empresários e lideranças da cidade se reuniram na Sala de Treinamento da entidade para ouvir a explanação de Edson Leite, secretário municipal de Meio Ambiente. Ele explicou detalhadamente sobre todos os processos de sua secretaria, como a limpeza, urbana, a coleta, a varrição e a capina nos cinco setores em que Ponte Nova está dividida. Edson focou também alguns pontos críticos de depósito de lixo nas ruas da cidade, que resultam na proliferação de ratos e vetores. Sobre a coleta seletiva, o secretário falou sobre os “3 R´s”: reduzir, reutilizar e reciclar. Cada unidade residencial ou comercial deve fazer a sua parte, separando pelo menos o lixo orgânico.

Com relação ao projeto “Cidade Limpa”, Edson Leite explicou que o seu objetivo é sensibilizar a comunidade no sentido de colaborar com a limpeza e manutenção de Ponte Nova. “A geração de lixo é absurda. O foco principal é na conscientização dos cidadãos e nós precisamos de lideranças e multiplicadores para que nosso projeto seja bem sucedido”, afirmou o secretário. Um dos assuntos mais debatidos no encontro foi sobre a colocação de lixeiras em pontos estratégicos.

“É preciso que haja uma mudança comportamental e nossos associados são peças fundamentais neste projeto”, afirmou Sérgio Marques Cordeiro, presidente da ACIP/CDL.

Nenhum comentário: