quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Consórcio Candonga realiza 6º Seminário de Educação Ambiental


Evento que aborda temas ambientais contou com a participação de aproximadamente 150 profissionais


Pelo sexto ano consecutivo, o Consórcio Candonga promoveu o Seminário de Educação Ambiental, no dia 23 de outubro, no Colégio Salesiano Dom Helvécio, em Ponte Nova. O evento contou com a presença de aproximadamente 150 profissionais, entre técnicos da saúde e assistência social, além de professores da rede de ensino dos municípios de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Ponte Nova, Jequeri, Guaraciaba e Oratórios. “Em 2010, o seminário foi bem produtivo, gerando boas discussões. Este ano, tivemos o cuidado de preparar oficinas bem didáticas, permitindo que os participantes repliquem as ações nas escolas e comunidades onde atuam”, comenta João Bosco Mesquita, analista socioambiental do Consórcio Candonga e coordenador do Seminário.

O dia teve início com atividades culturais, como a apresentação dos alunos da 4º série da Escola Municipal Coronel João José, de Rio Doce, que chamaram os participantes a cuidar do planeta Terra, com ações sustentáveis. O Núcleo Artístico Educacional (NAED) também descontraiu o público com momentos lúdicos, mostrando como é importante dar o destino correto ao lixo. Logo após, os projetos selecionados no edital 001 – 2009/2010 do Consórcio Candonga foram apresentados. A Escola Municipal Dias Lopes, de Santa Cruz do Escalvado, representada pela professora Carla Maria Lanna de Siqueira Raiz, mostrou que as ações implementadas pelo projeto Comunidade Ecologicamente Sustentável estão envolvendo toda a comunidade escolar. O projeto tem ensinado como reutilizar os resíduos sólidos e como reciclar o lixo. Além disso, a escola pretende montar uma feira de reciclagem, onde toda a comunidade poderá conhecer o trabalho e os oficineiros terão a oportunidade de vender os produtos. Toda a renda será revertida para a compra de uma lixeira de coleta seletiva para a instituição.

O projeto Plantando escolha e construindo nova história, da Escola Municipal José Gomes, de Nova Soberbo, distrito de Santa Cruz do Escalvado, foi representado pela professora Cristiane Franzoni. Ela ressaltou que o objetivo do trabalho é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de reduzir a produção de lixo e ter cuidado com a sua destinação. O projeto conta com uma iniciativa importante: ao doar um livro para a biblioteca da escola, o doador recebe uma bolsa ecológica em troca. Segundo a professora, é possível notar que as sacolas plásticas já estão sendo substituídas pelas bolsas ecológicas no distrito.

A professora da Escola José Gomes de Souza Maria Aparecida da Cruz destaca a importância da realização do seminário: “O evento foi de grande importância, pois vai ao encontro das atividades que desenvolvemos dentro de sala de aula. Temos a oportunidade de interagir com outros profissionais, visto que o conhecimento compartilhado nos faz crescer e nos ajuda ainda mais a trabalhar na escola”.

A palestra ficou por conta da bióloga, educadora e pesquisadora Gínia César Bontempo. Com uma dinâmica, ela pediu para que os presentes desenhassem o que entendem do meio ambiente. Ela ressaltou que muitas pessoas enxergam o meio ambiente apenas como sinônimo de fauna e flora. “As pessoas ainda têm dificuldade de se relacionar com a natureza. Isso é um dos nossos desafios atuais, fazer com que o ser humano se identifique dentro do meio ambiente”, explicou. Ela frisou a importância de os projetos ligados ao meio ambiente, como os apoiados pelo Consórcio Candonga, envolverem a questão social. “Hoje não podemos falar só em educação ambiental. Temos que falar em educação socioambiental, que envolve não só o ambiente escolar, mas a família dos alunos e toda a comunidade em busca não só de ações, mas também de processos que garantam a continuidade dessas ações”, conclui a bióloga.

Durante a tarde, foram oferecidas seis oficinas de capacitação para os participantes do evento, com os temas: Criatividade em bucha vegetal; Confecção de puff com garrafas pet; Eu e meu meio ambiente; Teatro e cidadania: o indivíduo como protagonista de sua história; Papel artesanal, flor reciclada; e Mosaico. “A cada ano que passa, são novas experiências que adquirimos e que nos dão a oportunidade de aprimorar o nosso trabalho com nossos alunos dentro da sala de aula”, ressalta a professora Eliana Oliveira Paula, da Escola Municipal José Gomes de Souza, de Nova Soberbo.

Além das oficinas, o seminário também contou com alguns estandes sobre a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves e sobre a transposição de peixes, onde Iolanda de Sena, analista socioambiental do Consórcio Candonga, explicou todo o processo para os visitantes. Os alunos do curso técnico de meio Ambiente do Centro Educacional Roberto Porto (CERP) montaram um estande com a exposição de duas bacias hidrográficas, sendo uma bem e outra mal manejada. O projeto bucha vegetal também expôs os seus diversos produtos para o público. A Escola Municipal José Gomes de Souza esteve presente com a mostra dos trabalhos do projeto Plantando Escolhas e Construindo uma nova história, acompanhada do projeto Comunidade Ecologicamente Sustentável, da Escola Municipal Dias Lopes.

Nenhum comentário: