segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Grupo Batuque, de Viçosa, vence o 1º Festival da Música Ecológica


Encerrou-se na noite de sábado (9), na sede social do Esporte Clube Palmeirense, o 1º Festival da Música Ecológica de Ponte Nova, realizado dentro da programação comemorativa ao 144º aniversário de emancipação política e administrativa do Município. Sete músicas finalistas, classificadas dentre 14 concorrentes na primeira etapa, dia anterior, disputaram o título da primeira edição do evento. Cecel Moraes e Argeu abrilhantaram a noite com o show de encerramento. Cada finalista, além da música classificada, interpretou uma canção de outro autor, de renome nacional, dentro do tema ambiental.

A música “Sagrada Luz da Mãe Terra”, autoria de Thyaga-Cássio Alexandre Fernandino, interpretada pelo Grupo Flor do Batuque, de Viçosa, foi a grande campeã do evento conquistando o prêmio de R$ 2mil, entregue pela Primeira Dama, Cristina Carvalho, representando na ocasião o prefeito Joãozinho de Carvalho. Em 2º lugar ficou “Alerta Vermelho”, de João Mattos e Délcio Stavanato, de Ponte Nova, interpretada pela jovem Luana Leel. O prêmio de R$ 1mil foi entregue pelo secretário de Meio Ambiente, Edson Soares Leite Junior. E em 3º lugar, “Entre Cantos e Vales”, de Ayrton Pyrtz, apresentada pelo Grupo Acqua, de Ponte Nova. Gilson Oliveira, secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo entregou a premiação. Todos os vencedores receberam troféus confeccionados pelo artista plástico pontenovense, Antônio Inácio, Boneca.

O evento foi avaliado positivamente por músicos e público presentes, com críticas para a acústica do local.
Para a 2ª edição do FESTIECO planeja-se realizá-lo em outro local, que atenda os requisitos de realização de melhor espetáculo, com possibilidades de realização na Semana do Meio Ambiente, na primeira semana de junho
Paralelamente durante os dois dias do evento, no hall de entrada do Salão Social do Esporte Clube Palmeirense, palco do FESTIECO, realizou-se uma Feira Ecológica com exposição de artesanato em fibra de cana de açúcar e papel marché; sabão ecológico feito com óleo de cozinha usado e literatura de meio ambiente.

Na manhã de sábado, e à noite, durante o evento houve distribuição mudas de árvores de espécies nativas do Vale do rio Piranga e sementes de Pau-Brasil.
O FESTIECO foi uma realização da Prefeitura de Ponte Nova, numa produção conjunta dos Codemas de Ponte Nova e Viçosa, em parceria com a ONGs Puro Verde e Ambiente Brasil Centro de Estudos (Viçosa), secretarias municipais de Meio Ambiente e de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Nenhum comentário: